(Resolvido) Concluir instalação Java 7, compilar e executar "Hello Word"

6 respostas
Depoisteconto

Galera,

Não sou programador formado e tudo mais, mas gostei de programar VBA porque sempre trabalhei com office principalmente Excel. Atualmente tenho aqui na empresa uma aplicação semi-profissional feita com integração Excel & Access.

Então tenho noção de lógica, cheguei a resolver algoritmos, banco de dados somente o Access, to acostumado a criar um programa através de formulário, etc, etc

Java me interessa, e acho que consigo programar nessa linguagem também. Pra isso começei a ler essa apostila http://www.caelum.com.br/apostila-java-orientacao-objetos/

Até agora li o capitulo 2. Entendi que a proposta do Java é bem diferente do que eu pude ver com VBA a começar com a tal orientação a objetos.

Executei o Java SE Development Kit 7u21 e ficou salvo em [b]C:\Arquivos de programas\Java\jre7[/b] (exatamente isso)

Criei uma nova variável do sistema e dei o nome de JAVA_HOME e o valor [b]C:\Arquivos de programas\Java\jre7[/b]

Editei o valor da variável PATH adicionando ;%JAVA_HOME%\bin.

1º problema:

Quando eu digitei no prompt command javac -version deu erro ‘javac’ não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes. Esse comando seria para saber a versão do programa e dá outras opções…não consegui ver. Obs: Eu digitei esse comando [b]C:[/b], C:\Windows e em C:\Documents and Settings\user> e todos derão o mesmo erro.

2º problema:

Tentei compilar meu primeiro programa seguindo as orientações da apostila. Seria algo assim no bloco de notas:

1 class MeuPrograma {

2   public static void main(String[] args) {

3     System.out.println(Minha primeira aplicação Java!);

4   }

5 }

Salvei em C: como nome MeuPrograma.java

Daí por diante não consegui compilar muito menos executar essa experiencia.

Meu SO é WinXP SP3.

To bastante animado, alguém se dispõe a ajudar?

Obrigado.

At

6 Respostas

javahunter

Olá amigo,

O 2º problema não funciona porque o 1º problema não esta funcionando, lembrando que vc precisa ter instalado na máquina o JDK.

Já o 1º problema, acho que é questão de variáveis de ambiente, e isso pode te ajudar.

serve pro win xp também
http://www.actjava.com.br/2012/02/instalacao-do-kit-de-desenvolvimento.html

diogogama

Exatamente meu amigo… quer testar? entra na pasta que vc instalou o java e digita javac -version… vai aparecer, ou seja, vc não configurou para que o sistema reconheça de qualquer lugar (variáveis de ambiente) como o amigo falou acima…

Refaça a parte da

exatamente como está na apostila e não vai ter erro…

A Caelum é top… começou por uma boa apostila…

Vlw…

Ps.: Se resolver não esquece de por [RESOLVIDO] no tópico…

Depoisteconto

Obrigado ae javahunter e diogogama,

Não vou dizer que a apostila seja ruim, até porque estou no início ainda, mas achei um pouco incompleta. Talvés até contando que o leitor seja aluno e tire dúvidas com o instrutor.

Digo isso porque consegui resolver a questão relacionada a instalação, mas foi lendo outro tutorial http://professor.ufabc.edu.br/~ronaldo.prati/ProcInfo/01pratica_javac_bemvindo_2010-windows.pdf

Por exemplo: Estava errando porque eu coloquei o valor da variável da PATH apenas ;%JAVA_HOME%\bin exatamente como pede na apostila Caelum. Lendo o tutorial citado acima, vi que deveria digitar o endereço completo, ou seja, ;C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.7.0_21

Resolvido isso, testei os comandos java -version e o javac e vi que funcionam. Ok.

Copiei o código sugerido no tutorial e salvei em C: com o nome BemVindo.java

// Primeiro programa em Java
public class BemVindo
{
public static void main(String args[])
{
System.out.println("Bem-vindo a UFABC");
}
}

Quando tentei compilar apareceram 9 erros conforme imagem abaixo:

O código é simples e pra quem já está acostumado a lidar com isso todos os dias deve ser mais fácil.

Alguém pode ajudar me explicando os erros no código e como corrigí-los? De quebra se puder passar um tutorial facil com uma seleção de erros e soluções, agradeço.

Erick09

Se você apenas copiou o código da apostila e provável que o editor de texto que você esta usando para escrever seu programa tenha copiado caracteres especiais de formatação do texto(note que os erros estão ou no inicio ou no final das linhas).
Tente apenas reescrever o programa(sem control-c, control-v dessa vez).

javahunter

No prompt digite

cd c:\

dir

veja qual a extensão do BemVindo?

mesmo se for java, coloque o teu código no editor de texto do xp e coloque a extensão como java.

Depoisteconto

Caros Erick09 e javahunter

Valeram as dicas!

Blz, consegui executar o primeiro código.

Para os próximos deixo esse link que támbém ajudou (foi o mais “mastigado”) http://richardikeda.com/java-compilando-pelo-prompt.html#new

Agora vou ler sobre o Eclipse e NetBeans…

Obrigado galera, até mais.

At

Criado 10 de junho de 2013
Ultima resposta 11 de jun. de 2013
Respostas 6
Participantes 4