[RESOLVIDO] Conectar ao banco de dados

Eu quero saber como eu posso fazer para conectar ao meu banco de dados por um aplicativo público sem que possa ter um roubo de dados (botar o user e senha dentro do código). Como faz muito tempo que não uso sql e nem programo, estou em dúvida de como fazer isso… Vlw

Você quer apenas gerenciar o banco de dados ou você quer se conectar por código para fazer uso dos dados e tabelas do banco? Qual a linguagem de programação se for para usar o banco?

Eu estou fazendo um aplicativo android e quero que ele retorne dados do meu banco de dados mysql

Opa. Essa eh uma dúvida sobre arquitetura de sistemas:

1 - Atenção, pois aplicativos móveis não devem acessar o banco de dados diretamente, pois tem baixa capacidade de transmissão de dados e processamento, além disso, a exposição do banco de dados representa o grande problema para segurança do sistema.
2 - Arquitetura client-server, ou seja, em resumo quando o frontend acessa diretamente o banco de dados, eh menos preferível que Arquitetura de 3 camadas, na qual o frontend acessa um servidor de aplicação (API) e o servidor de aplicação acessa o banco de dados.
3 - Evite colocar a lógica de negócio no frontend,pois o ciclo de distribuição e manutenção será um grande problema. Imagine vc tem um celular e tem um APP XPTO que esta desatualizado a tempos e vc estaria executando regras de negócio muito antigas direto no seu banco.

Acho que esses são os principais pontos. Então, sugiro que procure saber mais sobre arquiteturas 3 e 4 camadas. \o

1 curtida

Então eu posso fazer desse modo?
O aplicativo manda um request a um site e daí o site acessa o banco de dados, pega a informação e retorna para o aplicativo

O app dispara uma requisição para um serviço que consuma essa request e faça a tratativa de toda a informação e também gerencie o acesso ao banco de dados, e em seguida te devolva os dados.

1 curtida