Bom dia,
estou tentando efetuar uma conexão EJBQL no ireport mas ele me da o seguinte erro:
org.eclipse.persistence.jpa.persistenceprovider cannot be cast to javax.persistence.spi.persistenceprovider
teria algum jar ou configuração para fazer?
pois nos campos do EJBQL connection estou fazendo dessa forma:
name: portal
Persistence Unit Name: portalPU
Amigo você está passando o DataSource de sua conexão para o Ireport?
eu estou ainda tentando fazer conectar ainda nem fui para o relatorio
Vc já importou seu projeto para o ireport?
Não fiz não, na verdade é a primeira vez que mexo com ele, tem como vc me dah uma dica de como fazer?
vc precisa ter seu projeto com suas classes compiladas, aí vc segue esse post:
http://www.guj.com.br/java/74132-como-importar-projeto-web-no-classpath-do-ireport
Qualquer dúvida, posta ae… Abraço!
entao eu importei mas mesmo assim o erro persiste
vc tem um projeto funcionando no jpa, certo?
vc usa o eclipse?
Se vc estiver usando o eclipse faça da seguinte forma:
No eclipse exporte seu projeto para um File System
Com o projeto importado, entre no Ireport vá em Tools>>Options>> Ireport>>ClassPath>>Add Folder, ai vc seleciona a pasta do projeto que vc exportou…
Depois no ireport lá na parte do sql vc seleciona hql em Query Language, pronto pode testar com um hql, Ex.: from NomeDoModel
Qualquer dúvida posta ai…
Eu estou usando o netbeans
Eu já coloquei o caminho no classpath conforme abaixo:
C:\Desenvolvimento\sistema\portal\build\web\WEB-INF\classes
já instalei o ireport na maquina se ser o plugin utilizado pelo netbeans e mesmo assim não consigo conectar, existe alguma outra solução para mim implementar o relatorio no sistema
Eu vi alguns comentarios de configuração no forum mas a maioria com hibernate e eu nao estou usando a biblioteca.
Eu peguei esse tutorial aqui mas nenhum momento ele diz como que se conectou ao persistence
http://www.ramkitech.com/2011/11/jsf-jpa-jasperreports-ireport.html
Amigo quando você vai criar um JasperPrint você passa o DataSource ou JRBeanCollectionDataSource, seu Report vai receber esse DataSource e você já vai poder fazer as consultas normalmente.
Depedendo do caso é melho você usar JRBeanCollectionDataSource, é utilizada quando você já tem os dados no Java, agora quando não se tem os dados você deve passar o DataSource mesmo.
Boa noite,
valeu pela dica wesllhey eu utilizei JRBeanCollectionDataSource e deu certo a geração do meu relatorio.