[RESOLVIDO] Conexão jpa no ireport

14 respostas
E

Bom dia,

estou tentando efetuar uma conexão EJBQL no ireport mas ele me da o seguinte erro:

org.eclipse.persistence.jpa.persistenceprovider cannot be cast to javax.persistence.spi.persistenceprovider

teria algum jar ou configuração para fazer?

pois nos campos do EJBQL connection estou fazendo dessa forma:

name: portal
Persistence Unit Name: portalPU

14 Respostas

W

Amigo você está passando o DataSource de sua conexão para o Ireport?

E

eu estou ainda tentando fazer conectar ainda nem fui para o relatorio

gilluan

Vc já importou seu projeto para o ireport?

E

Não fiz não, na verdade é a primeira vez que mexo com ele, tem como vc me dah uma dica de como fazer?

gilluan

vc precisa ter seu projeto com suas classes compiladas, aí vc segue esse post:

http://www.guj.com.br/java/74132-como-importar-projeto-web-no-classpath-do-ireport

Qualquer dúvida, posta ae… Abraço!

E

entao eu importei mas mesmo assim o erro persiste

gilluan

qual o erro?

gilluan

vc tem um projeto funcionando no jpa, certo?

vc usa o eclipse?

gilluan

Se vc estiver usando o eclipse faça da seguinte forma:

No eclipse exporte seu projeto para um File System

Com o projeto importado, entre no Ireport vá em Tools>>Options>> Ireport>>ClassPath>>Add Folder, ai vc seleciona a pasta do projeto que vc exportou…

Depois no ireport lá na parte do sql vc seleciona hql em Query Language, pronto pode testar com um hql, Ex.: from NomeDoModel

Qualquer dúvida posta ai…

E

Eu estou usando o netbeans

Eu já coloquei o caminho no classpath conforme abaixo:

C:\Desenvolvimento\sistema\portal\build\web\WEB-INF\classes

já instalei o ireport na maquina se ser o plugin utilizado pelo netbeans e mesmo assim não consigo conectar, existe alguma outra solução para mim implementar o relatorio no sistema

Eu vi alguns comentarios de configuração no forum mas a maioria com hibernate e eu nao estou usando a biblioteca.

E

Eu peguei esse tutorial aqui mas nenhum momento ele diz como que se conectou ao persistence

http://www.ramkitech.com/2011/11/jsf-jpa-jasperreports-ireport.html

W

Amigo quando você vai criar um JasperPrint você passa o DataSource ou JRBeanCollectionDataSource, seu Report vai receber esse DataSource e você já vai poder fazer as consultas normalmente.

W

Depedendo do caso é melho você usar JRBeanCollectionDataSource, é utilizada quando você já tem os dados no Java, agora quando não se tem os dados você deve passar o DataSource mesmo.

E

Boa noite,

valeu pela dica wesllhey eu utilizei JRBeanCollectionDataSource e deu certo a geração do meu relatorio.

Criado 11 de abril de 2013
Ultima resposta 13 de abr. de 2013
Respostas 14
Participantes 3