Boa Tarde a todos!
To com um probleminha aqui que não to conseguindo resolver…
To fazendo um sistema simples de cadastro mas não estou conseguindo fazer a conexão de jeito algum.
O problema não está na classe nem no código, porque no note do meu rodou! O que pode ser?
Uso IDE NetBeans e MySQL. SO: Ubuntu;
Quem puder ajudar, ficarei agradecido!
Abraço
Mano, só uma pergunta…
Qual o erro? Aparece alguma mensagem?
final String Driver = “com.mysql.jdbc.Driver”;
/CÓDIGOS/
Class.forName(Driver) ; //quando chega nessa linha, pula para o catch
/CÓDIGOS/
catch(ClassNotFoundException e){
JOptionPane.showMessageDialog(null,"Driver jdbc-odbc não foi encontrado "+ e.getMessage(),“Cadastro Funcionário”,JOptionPane.INFORMATION_MESSAGE);
mas como eu disse, o problema não é no código porque no notebook do meu amigo rodou!
Eu sei q vc disse q no outro pc rodou.
Mas se não ta rodando no seu tem algo errado né?
Por isso perguntei se apareceu alguma mensagem de erro, e não pedi por código…
Troca de catch(ClassNotFoundException e) para catch(Exception e) e veja se está estourando algum outro erro.
Sim, mas como no meu deu erro e no dele não?
Sendo que não trocou de código (somente o bd, usuario e senha pra conectar no MySQL)???
se eu mudar o código, o Exception de baixo dá erro:
catch(SQLException e){
JOptionPane.showMessageDialog(null, “Problemas na conexão com a fonte de Dados”+ e.getMessage(),“Cadastro Funcionário”, JOptionPane.INFORMATION_MESSAGE);
}
[quote=vitorgp.ti]Sim, mas como no meu deu erro e no dele não?
Sendo que não trocou de código (somente o bd, usuario e senha pra conectar no MySQL)???
se eu mudar o código, o Exception de baixo dá erro:
catch(SQLException e){
JOptionPane.showMessageDialog(null, “Problemas na conexão com a fonte de Dados”+ e.getMessage(),“Cadastro Funcionário”, JOptionPane.INFORMATION_MESSAGE);
}[/quote]Java eh portable, mas nem tudo é assim.
O seu deu erro pq tem alguma coisa errada uai. pode ser a senha, usuario, url de conexão, banco. sei lah. por isso q estou perguntando por algum erro q a aplicação possa mostrar. [=
Deixa soh um catch. Soh o q eu passei.
se eu retirar, minha linha que estabelece a conexão, dá erro:
con = DriverManager.getConnection(URL,usuario,senha);//estabelece a conexão
vitorgp.ti!
acho que você não entendeu o que o amigo jakefrog quis dizer quando falou que não pediu por código. você deve postar a mensagem de erro que é exibida no console e não a porção de código que exibie a mensagem de erro. entendeu?
outra pergunta: você adicionou ao seu projeto a biblioteca (jar) do JDBC do MySQL?
wbdsjunior
não adicionei o jar não! como faço ?
e outra, o erro que dá, é a mensagem do catch dizendo que não encontrou o drive
muito bem.
primeiro tente:
http://www.linglom.com/2007/12/05/accessing-mysql-on-netbeans-using-jdbc-part-i-create-a-connection
se não funcionar, troque:
} catch(SQLException e){
JOptionPane.showMessageDialog(null, "Problemas na conexão com a fonte de Dados"+ e.getMessage(),"Cadastro Funcionário", JOptionPane.INFORMATION_MESSAGE);
}
por:
} catch(Exception e){
JOptionPane.showMessageDialog(null, "Problemas na conexão com a fonte de Dados"+ e.getMessage(),"Cadastro Funcionário", JOptionPane.INFORMATION_MESSAGE);
e.printStacktTrace(); // essa linha você pode remover depois de verificar a mensagem de erro no console.
}
ps.: não se ofenda, mas você poderia ter pesquisado na internet como fazer para adicionar o driver no projeto.
" ps.: não se ofenda, mas você poderia ter pesquisado na internet como fazer para adicionar o driver no projeto. "
se você não sabe , por favor não opine sobre o que eu deveria ou não ter feito pois ao contrário de muitos, peço ajuda somente depois de pesquisar e procurar.
o erro era o jar desatualizado e estava faltando a letra -l na linha de conexão com o MySQL.
Sem mais, obrigado.
[quote=vitorgp.ti]…
se você não sabe , por favor não opine sobre o que eu deveria ou não ter feito pois ao contrário de muitos, peço ajuda somente depois de pesquisar e procurar.
…[/quote]
não me referi ao título do tópico. me referi à sugestão que dei sobre adicionar o driver ao projeto. você pesquisou como fazer isso antes de perguntar aqui?