Boa tarde!
Tenho um programa em JAVA SWING rodando em uma empresa há 1 ano, porém agora está apresentando uma falha de conexão ao PostgreSQL. Na falha apresenta “No suitable driver founded for jdbc:postgreslq…”. Procurei no fórum os tópicos mas não encontrei nada parecido pois quando rodo o programa direto do NetBeans (Meu notebook) o programa funciona normalmente, acessando o banco de dados PostgreSql localizado no Servidor da Rede e aceita minha adição de Biblioteca e .jar sem apresentar erro nenhum. Porém ao compilar o .jar fornecido na pasta /dist ele passa a apresentar O ERRO do driver. Vocês poderiam me ajudar?
Aguardo retorno! Obrigado!
Felipe Augusto Rodrigues
Verifica se tem mais de um driver de conexão instalado
Testei estes Drivers, um de cada vez, mas não funcionou!
1º: postgresql-9.4.1209
2º: postgresql-42.2.2
Criei uma pasta no dentro do meu projeto e adicionei como
Meu Notebook:
Product Version: NetBeans IDE 8.2 (Build 201705191307)
Atualizações: O IDE NetBeans está atualizado para a versão NetBeans 8.2 Patch 2
Java: 1.8.0_121; Java HotSpot™ 64-Bit Server VM 25.121-b13
Runtime: Java™ SE Runtime Environment 1.8.0_121-b13
System: Windows 10 version 10.0 running on amd64; Cp1252; pt_BR (nb)
User directory: C:\Users\Felipe\AppData\Roaming\NetBeans\8.2
Cache directory: C:\Users\Felipe\AppData\Local\NetBeans\Cache\8.2
SERVIDOR:
Windows Server 2008
PostgreSQL 9.6
Já tentei usar
Class.forName(“org.postgresql.Driver”);
ao invéz de
System.setProperty(“PostgreSQL J DBC”,driver);
(Adicionando Cláusula Catch)
Acontece a mesma coisa, Conecta pelo NetBeans do meu Notebook normalmente quando rodo o teste, porém quando compilo o .jar e rodo o .jar no SERVER ou qualquer outra máquina ao invéz de apresentar o erro “no suitable driver found for jdbc:postgresql…” o botão de login não funciona.
Esta segunda Imagem é meu botão que inicia o login, coloquei ele para analisar também porque ao usar Class.forName(“org.postgresql.Driver”); (Adicionando a Clausula de Captura) ele não funciona
mesmo não apresentando erro do driver.
Por favor, preciso de ajuda! Estou com uma empresa parada por causa deste software!
Vê se você tem mais de uma biblioteca de driver no projeto
Aí tem uma série de .jar do IReport e lá em baixo mais estas bibliotecas mostradas na foto a seguir:
Adiciona a linha Class.forName(driver);
Em cima da linha do DriverManager.getConnection()
. e apaga a linha System.setProperty("PostgreSQL JDBC", driver);
.
lucas.sampaio
Obrigado pela ajuda! Mas já fiz isso! Ele para de acusar problema do driver, mas não funciona o botão de login. Inclusive eu até coloquei a imagem do código do botão para verificar porque isso acontece!
O Engraçado é que quando rodo pelo NetBeans ele funciona normal inclusive o botão de login, mas ao compilar o programa ele para de funcionar!
Executa o .jar pelo terminal ou pelo cmd com ojava -jar aplicativo.jar
e ver se dá algum erro.
Acabei de perceber, com a ajuda de um programador que estou conversando, que o NetBeans não está criando o ClassPath do projeto mesmo estando selecionado peara ele criar o ClassPath! No arquivo " /dist/META-INF/manifest.mf ". Alguma configuração ou erro não está criando o ClassPath!
Não adianta dar murro em ponta de Faca! Reinstalei o NetBeans! Ele voltou a criar o projeto perfeitamente! Obrigado a todos que ajudaram e ao pessoal do GUJ.
2 curtidas