mslopes:
drsmachado:
Engraçado, quando eu pesquiso java + hibernate no google, encontro vários tutoriais com respostas bem adequadas.
Tem certeza que está procurando direito?
Como eu disse, meu caro, achei vários mais não consegui entender direito. Sou iniciante em java e desculpa se não consigo entender tudo o que eu leio, foi mau se eu não programo em java a anos e se essa minha dúvida é besta, mais dúvida é dúvida e eu tirei a minha, sem vergonha nenhuma de não saber, pois não sou um gênio, sou apenas uma pessoa querendo aprender a programar em java.
Bom, se você está tentando aprender, deveria seguir os passos e não pular etapas, afinal, você começou engatinhando, depois deu poucos passos e, por fim, começou a correr.
Se você ainda não viu JDBC, sugiro intensamente que o faça.
Hibernate te dá muita coisa mastigada, coisas que podem ser feitas por JDBC e que, muitas vezes, seriam bem mais simples utilizando a API nativa do java.
Da mesma forma, você precisará de um conhecimento básico sobre linguagem SQL. Senão, utilizar hibernate é um tiro no pé.
Não estou dizendo que para usar hibernate precisa ser um DBA ou um certificado ocjp. apenas que há vários conceitos que o hibernate implementa e oculta que seria muito bom que você conhecesse.
Outra coisa, ser iniciante não te dá a prerrogativa de vítima.
Críticas virão, sempre, em todo lugar. Lidar com elas é uma necessidade, então, não queira se fazer de coitadinho só por que começou agora.
Além disso, dizer que “já pesquisou e não entendeu quase nada” é muito vago.
Nas regras do guj consta que deve-se pesquisar antes de abrir um tópico. Tanto na web, quanto aqui mesmo.
Além disso, também consta lá, que o ideal seria colocar o que você viu e que ponto trouxe dúvidas.
Isso facilita as coisas, aumenta o teu nível de entendimento e sempre demonstra que, embora não saiba, você tem boa vontade. E boa vontade, aqui no guj, é parceira de agilidade e respostas rápidas.