[RESOLVIDO] Consulta SQL usando hibernate

9 respostas
mslopes

Bom dia pessoal (meu primeiro post ^^).

Seguinte, já li vários tutoriais e posts daqui de vocês mais ainda não consegui entender como faço para fazer uma consulta ao BD usando a configuração de banco do hibernate.
Já vi diversas pessoas usando preparedStatement mais quero aprender a usar o hibernate, facilita muito a vida (na minha opinião). Dentre as apostilas que achei também, nenhuma usa session ou hibernate, todas que eu fui achando, inclusive tutoriais, me jogam na conexão com o BD direto no JAVA (com connection) e a minha é no Hibernate.

Alguém poderia me explicar como funciona uma consulta ao banco usando a conexão com o hibernate? Uma coisa eu já consegui fazer, o cadastro no banco, apesar de que ele ainda está sendo feito dentro do Servlet (irei tirar assim que possível, quero ver primeiro se tudo funciona direitinho).

Agradeço desde já.

Att,

9 Respostas

MaYaRa_SaN

acho que esse tutorial te ajudará:

http://javafree.uol.com.br/artigo/874971/Acessando-Dados-com-Java-Parte-3-Hibernate-Annotations.html

se voce achar algum material de hibernate que usa xml pra mapear as entidades, descarta pq essa versão do hibernate eh velha… procure usar as anotações!

:wink:

drsmachado

Engraçado, quando eu pesquiso java + hibernate no google, encontro vários tutoriais com respostas bem adequadas.

Tem certeza que está procurando direito?

drsmachado

MaYaRa_SaN:
acho que esse tutorial te ajudará:

http://javafree.uol.com.br/artigo/874971/Acessando-Dados-com-Java-Parte-3-Hibernate-Annotations.html

se voce achar algum material de hibernate que usa xml pra mapear as entidades, descarta pq essa versão do hibernate eh velha… procure usar as anotações!

;)

Mayara, embora as anotações sejam bem bacanas, configurar com xml não significa que seja velha.
Principalmente se o tutorial se referir a JPA 2.0, por exemplo.

Embora eu prefira usar o @, ainda tem muita empresa que só utiliza o xml.

Sem contar que, se um dia ele se deparar com sistemas legados, terá dificuldades em dar manutenção, pois não encontrará nenhuma anotação, certo?

E

a vantagem de usar xml, é que se alguma regra mudar no seu banco de dados mas não mudar na sua lógica de negócios (por exemplo, um tuning que você faz troca uma tabela de fatos por tabelas particionadas) você só precisa mudar no xml, não precisa recompilar todo o código antes de mandar ao servidor.

romarcio

mslopes:
Bom dia pessoal (meu primeiro post ^^).

Seguinte, já li vários tutoriais e posts daqui de vocês mais ainda não consegui entender como faço para fazer uma consulta ao BD usando a configuração de banco do hibernate.
Já vi diversas pessoas usando preparedStatement mais quero aprender a usar o hibernate, facilita muito a vida (na minha opinião). Dentre as apostilas que achei também, nenhuma usa session ou hibernate, todas que eu fui achando, inclusive tutoriais, me jogam na conexão com o BD direto no JAVA (com connection) e a minha é no Hibernate.

Alguém poderia me explicar como funciona uma consulta ao banco usando a conexão com o hibernate? Uma coisa eu já consegui fazer, o cadastro no banco, apesar de que ele ainda está sendo feito dentro do Servlet (irei tirar assim que possível, quero ver primeiro se tudo funciona direitinho).

Agradeço desde já.

Att,

Espero que seja útil para você:
Utilizando Swing com JPA/Hibernate
Utilizando Swing com Hibernate (SessionFactory)

mslopes

drsmachado:
Engraçado, quando eu pesquiso java + hibernate no google, encontro vários tutoriais com respostas bem adequadas.

Como eu disse, meu caro, achei vários mais não consegui entender direito. Sou iniciante em java e desculpa se não consigo entender tudo o que eu leio, foi mau se eu não programo em java a anos e se essa minha dúvida é besta, mais dúvida é dúvida e eu tirei a minha, sem vergonha nenhuma de não saber, pois não sou um gênio, sou apenas uma pessoa querendo aprender a programar em java.

@MaYaRa_SaN
Obrigado Mayara, vou começar a estudar Annotations então, valeu mesmo!!!

mslopes

romarcio:
Espero que seja útil para você:
Utilizando Swing com JPA/Hibernate
Utilizando Swing com Hibernate (SessionFactory)

Valeu cara!! vou estudar este material também.

MaYaRa_SaN

Realmente drsmachado, se ele pegar um sistema legado vai passar um pouco mais de trabalho.

mas como ele está inciando, melhor começar pelo mais simples que usam anotações, depois de entender e deixar funcionando, vale pegar um exemplo com xml pra brincar um pouco

:wink:

drsmachado

mslopes:
drsmachado:

Como eu disse, meu caro, achei vários mais não consegui entender direito. Sou iniciante em java e desculpa se não consigo entender tudo o que eu leio, foi mau se eu não programo em java a anos e se essa minha dúvida é besta, mais dúvida é dúvida e eu tirei a minha, sem vergonha nenhuma de não saber, pois não sou um gênio, sou apenas uma pessoa querendo aprender a programar em java.

Bom, se você está tentando aprender, deveria seguir os passos e não pular etapas, afinal, você começou engatinhando, depois deu poucos passos e, por fim, começou a correr.
Se você ainda não viu JDBC, sugiro intensamente que o faça.
Hibernate te dá muita coisa mastigada, coisas que podem ser feitas por JDBC e que, muitas vezes, seriam bem mais simples utilizando a API nativa do java.
Da mesma forma, você precisará de um conhecimento básico sobre linguagem SQL. Senão, utilizar hibernate é um tiro no pé.

Não estou dizendo que para usar hibernate precisa ser um DBA ou um certificado ocjp. apenas que há vários conceitos que o hibernate implementa e oculta que seria muito bom que você conhecesse.

Outra coisa, ser iniciante não te dá a prerrogativa de vítima.
Críticas virão, sempre, em todo lugar. Lidar com elas é uma necessidade, então, não queira se fazer de coitadinho só por que começou agora.

Além disso, dizer que “já pesquisou e não entendeu quase nada” é muito vago.
Nas regras do guj consta que deve-se pesquisar antes de abrir um tópico. Tanto na web, quanto aqui mesmo.
Além disso, também consta lá, que o ideal seria colocar o que você viu e que ponto trouxe dúvidas.
Isso facilita as coisas, aumenta o teu nível de entendimento e sempre demonstra que, embora não saiba, você tem boa vontade. E boa vontade, aqui no guj, é parceira de agilidade e respostas rápidas.

Criado 22 de dezembro de 2011
Ultima resposta 22 de dez. de 2011
Respostas 9
Participantes 5