[RESOLVIDO]Converter Pacotes em Fardos

Pessoal, tenho o seguinte problema:
Preciso criar um algoritmo, que receba valores de uma determinada quantia em fardos e pacote, e grave no banco a quantidade somente em fardos, ou seja,
se 1 fardo de produto x tem 30 pacotes, o usuario pode comprar 2 fardos e 1 pacotes.
Primeiramente, pensei em armazenar em uma variavel os valores em pacotes, sendo assim para a situação acima eu teria:
61 pacotes ( e armazenaria no banco 2,03 fardo de coca).
Tranquilo até aqui, o problema é que eu preciso exibir para o usuário a quantidade comprada em fardos e pacotes quando ele fizer uma consulta e não sei como trataria isto.
pois se eu tenho 2,03 fardo, como eu saberia que ele comprou 2 fardos e 1 pacote, sendo que o resto da divisão é uma dízima?

Ué, não seria mais fácil você armazenar 61 pacotes no banco e para apresentar ao cliente você retorna o valor do banco (ex: 61)?
Se o cliente quiser saber quantos fardos é só fazer um método que divide o valor do banco por 30 e o resultado será 2… na divisão sobrou 1… acrescenta…
Resultado 2 fardos + 1 pacote !
É oque eu entendi…
Abç

o resultado é 2,033333 e não 2,1

O que o espinheira falou é o mais simples. Guarda sempre o numero inteiro e faça a conta ao contrario na hora do display. Mas a conta tem que ser inteligente, não pode usar double ou vai zoar seus resultados.

Se você fizer 1/30 = 0,033333 sim… porém oque eu quis dizer é que você tem que pegar oque está armazenado no banco em inteiro pra poder trabalhar nessa lógica que sugeri.

Exemplo = 229 pacotes no banco
229/ 30 = 7,63…
Pegue a parte inteira = 7 fardos
0,63 *30 = 18.9 … = 19
Total = 7 fardos + 19 pacotes

A lógica seria essa.
Abç

Sinceramente, acho você deveria criar uma nova coluna no banco para você apontar ambas as quantidades de fardos e pacotes em separado, ou somente o total de pacotes + uma coluna para na tabela de produtos falando quantas unidades desse produto existem por fardo.

O motivo disso é evitar uma possível perda de dados guardando divisões.

[quote=Bruno Laturner]Sinceramente, acho você deveria criar uma nova coluna no banco para você apontar ambas as quantidades de fardos e pacotes em separado, ou somente o total de pacotes + uma coluna para na tabela de produtos falando quantas unidades desse produto existem por fardo.

O motivo disso é evitar uma possível perda de dados guardando divisões.[/quote]
Infelizmente eu só posso enviar a quantidade em fardos.

[quote=wilsontads]Pessoal, tenho o seguinte problema:
Preciso criar um algoritmo, que receba valores de uma determinada quantia em fardos e pacote, e grave no banco a quantidade somente em fardos, ou seja,
se 1 fardo de produto x tem 30 pacotes, o usuario pode comprar 2 fardos e 1 pacotes.
Primeiramente, pensei em armazenar em uma variavel os valores em pacotes, sendo assim para a situação acima eu teria:
Tranquilo até aqui, o problema é que eu preciso exibir para o usuário a quantidade comprada em fardos e pacotes quando ele fizer uma consulta e não sei como trataria isto.
pois se eu tenho 2,03 fardo, como eu saberia que ele comprou 2 fardos e 1 pacote, sendo que o resto da divisão é uma dízima?
[/quote]

Já que um fardo tem 30 pacotes, guarde as informações no banco em quantidade de pacotes, em vez de fardos. Certo?

Por exemplo, digamos que você precise guardar a quantidade de 2 fardos e 1 pacote. Guarde o número 61 (2 * 30 + 1) e na hora de mostrar, faça a conta ao contrário:

61 / 30 = 2 —> cuidado, aqui é uma divisão inteira, não tem dízima ou dízimo ou coleta aos fiéis ou bingo aqui
61 % 30 = 1 —> você viu para que serve o "%" (operador para achar o resto?)

Ou seja, 2 fardos e 1 pacote.

[quote=wilsontads][quote=Bruno Laturner]Sinceramente, acho você deveria criar uma nova coluna no banco para você apontar ambas as quantidades de fardos e pacotes em separado, ou somente o total de pacotes + uma coluna para na tabela de produtos falando quantas unidades desse produto existem por fardo.

O motivo disso é evitar uma possível perda de dados guardando divisões.[/quote]
Infelizmente eu só posso enviar a quantidade em fardos.[/quote]

Se você obrigatoriamente tem que armazenar os fardos no BD… sem problema, faça a lógica que lhe sugeri ao inverso.
Crie um método que receba esse valor e faça a conversão usando o operador % pra ter o valor dos pacotes, já que o valor do fardo é fácil de se obter.
Fica a sugestão.

[quote=entanglement][quote=wilsontads]Pessoal, tenho o seguinte problema:
[/quote]

Já que um fardo tem 30 pacotes, guarde as informações no banco em quantidade de pacotes, em vez de fardos. Certo?

Por exemplo, digamos que você precise guardar a quantidade de 2 fardos e 1 pacote. Guarde o número 61 (2 * 30 + 1) e na hora de mostrar, faça a conta ao contrário:

61 / 30 = 2 —> cuidado, aqui é uma divisão inteira, não tem dízima ou dízimo ou coleta aos fiéis ou bingo aqui
61 % 30 = 1 —> você viu para que serve o "%" (operador para achar o resto?)

Ou seja, 2 fardos e 1 pacote. [/quote]

Resolvi dessa forma, obg a todos…

Blz man, precisando, estamos aí!