Olá pessoal,
Qual a moda atual de criação de tela em Swing?
Ou seja, existe algum modelo de tela predominante no desenvolvimento de interfaces Swing atualmente?
O que devo estudar para me especializar no desenvolvimento elegante de GUI?
Olá pessoal,
Qual a moda atual de criação de tela em Swing?
Ou seja, existe algum modelo de tela predominante no desenvolvimento de interfaces Swing atualmente?
O que devo estudar para me especializar no desenvolvimento elegante de GUI?
Aprenda a trabalhar com LayoutManagers.
E já te indico o MigLayout.
MigLayout.
Aprenda a trabalhar com LayoutManagers.E já te indico o MigLayout.
Ótimo! Então estou no caminho certo, pois já havia iniciado o estudo de FlowLayout, GridLayout, BorderLayout e CardLayout.
MigLayout não conheço. Após entender bem os gerenciadores citados irei estudá-lo.
Eu particularmente… prefiro SWT do que swing… a interface fica bem mais bonita… é o engine usado no Eclipse
Vc nem fala que o programa é java…
realmente SWT parece ser bem interesante de aprender… mais da pra fazer qualquer coisa como no swing tem componentes como jtable etc…?
Eu particularmente… prefiro SWT do que swing… a interface fica bem mais bonita… é o engine usado no EclipseVc nem fala que o programa é java…
Hum… Vou dar uma olhada.
Será que é possível estudar direto MigLayout sem dominar os Layout Managers mais simples? Ou não é recomendável pular etapas? [Se é que os gerenciadores mais básicos podem ser considerados etapas para o aprendizado do MigLayout.]
Visitei o website do projeto MigLayout: http://www.miglayout.com/ e visualizei o MigLayout Swing Demo. É exatamente isso que tinha em mente quando me referi a GUI elegantes!Será que é possível estudar direto MigLayout sem dominar os Layout Managers mais simples? Ou não é recomendável pular etapas? [Se é que os gerenciadores mais básicos podem ser considerados etapas para o aprendizado do MigLayout.]
Eu diria que não há uma ordem certa para se aprender gerenciadores de leiaute. Quem sabe se você começasse pelo MigLayout (que eu acredito ser mais intuitivo) e depois passasse para os outros…
Visitei o website do projeto MigLayout: http://www.miglayout.com/ e visualizei o MigLayout Swing Demo. É exatamente isso que tinha em mente quando me referi a GUI elegantes!Será que é possível estudar direto MigLayout sem dominar os Layout Managers mais simples? Ou não é recomendável pular etapas? [Se é que os gerenciadores mais básicos podem ser considerados etapas para o aprendizado do MigLayout.]
É que na verdade são gerenciadores diferentes. Você pode passar diretamente para MigLayout (que é muito poderoso e flexível) mas é bom ter um conhecimento mínimo sobre os outros gerenciadores também (até porque o MigLayout pode não estar sempre disponível).Eu diria que não há uma ordem certa para se aprender gerenciadores de leiaute. Quem sabe se você começasse pelo MigLayout (que eu acredito ser mais intuitivo) e depois passasse para os outros…
Onde eu poderia adquirir material em Português para estudar MigLayout?
Porque pode não estar sempre disponível?
Tem tudo… só que a api é diferente…
O swing eu considero mais fácil por ter mais exemplos e tal…
O SWT usa código nativo da máquina também… voce precisará de uma DLL… que já vem com o SWT (a performance do SWT é melhor, se performance for um problema)
Interessante esse MigLayout
Simplesmente porque é uma API que não faz parte (ao menos por enquanto) do JRE e pode ser que em algumas situações não seja possível usá-lo (seja por motivos de licença, seja por capacidade limitada do dispositivo onde o programa rodará, seja por alguma política da empresa…).
O SWT usa código nativo da máquina também… voce precisará de uma DLL… que já vem com o SWT (a performance do SWT é melhor, se performance for um problema)
Vantagem: por usar uma biblioteca nativa a performance é melhor (na verdade o “problema” de performance no Swing é mais por causa da POG que fizeram em cima do AWT) e tem acesso a alguns recursos que o Swing simplesmente não tem.
Desvantagem: por outro lado, apesar de o SWT ter versões para a maioria os SOs, a portabilidade da sua aplicação diminui.
Vide o exemplo do Eclipse que tem uma versão para cada SO (pois foi feito em SWT) e do Netbeans (que tem a versão multiplataforma pois foi feito em Swing).
Simplesmente porque é uma API que não faz parte (ao menos por enquanto) do JRE e pode ser que em algumas situações não seja possível usá-lo (seja por motivos de licença, seja por capacidade limitada do dispositivo onde o programa rodará, seja por alguma política da empresa…).
Marco,
Valeu pela explicação!
E realmente não faz parte ainda. Existe um “request for enhancement” aqui: http://bugs.sun.com/bugdatabase/view_bug.do?bug_id=6530906 que propõe justamente isso.
Talvez votar nesse bug (faça login e na barra lateral esquerda escolha “Vote for this Bug”) ajude que o processo seja acelerado e, talvez, o MigLayout venha no Java 7.
Quem puder “dar o seu voto”, não custa tentar.
How to Use GridBagLayout?
http://java.sun.com/docs/books/tutorial/uiswing/layout/gridbag.html
com o netbeans fica muito prático e rápido!!!