Eu indicaria o mesmo livro que o colega jakefrog comentou, ele tem um exemplo muito bom sobre criação de um componente customizado. Eu aprendi a fazer isso que voce deseja com esse livro que é realmente excelente.
Eu criei componentes customizados na versão 1.2 do JSF. Particularmente nao acho a tarefa nem um pouco trivial, portanto se for essa a sua versão, só recomendaria fazê-lo se realmente agregar alguma coisa.
Tambem recomendo o uso do Facelets no seu projeto. Ele consegue eliminar a necessidade de alguns xml chatos que serão necessários para o seu componente (novamente, SE a sua versão do JSF for a 1.2)
R
rodrigoalegre
Vou atrás desse livro então, pelo que vocês falaram ele vai ajudar.
Aparentemente ele é bem explicativo, porém mesmo com ele não consegui (na verdade nem passei da primeira parte). Alguns dos componentes que ele usa e cita são deprecated, mas mesmo quando alterei para os componentes mais novos, surgem outros problemas.
Por exemplo:
org.apache.jasper.JasperException: An exception occurred processing JSP page /Teste.jsp at line 10
...
java.lang.RuntimeException: Cannot find FacesContext
Sinceramente não sei se sou eu que estou dando cabeçada com besteira (sempre apanho de JSF), mas até agora não encontrei o caminho da felicidade rs