[Resolvido] Declarando novos tipos de exceção

3 respostas
C

Boa tarde a todos,

Estou estudando Java pelo livro do Deitel e li que uma nova classe de exceção típica contém somente quatro construtores:

1) Um que não recebe nenhum argumento e passa mensagem de erro padrão String para o construtor de superclasse;

2) Um que recebe uma mensagem de erro personalizada como uma String e passa-a para o construtor de superclasse;

3) Um que recebe uma mensagem de erro personalizada como uma String e um Throwable (exceções encadeadas) e passa ambos para o construtor de superclasse;

4) Um que recebe um Throwable (exceções encadeadas) e passa-o para o construtor de superclasse;

Gostaria de pedir, por favor, se alguém poderia me esclarecer as seguintes dúvidas:

a) Por que são precisos esses quatros construtores?

b) Com que finalidade esse construtor passa dados para o construtor da superclasse?

c) Como posteriormente esses dados passados para o construtor da superclasse poderiam ser acessados?

Eu tentei também fazer o seguinte código exemplo, mas não sei se a sua lógica faz sentido.

package excecao25;
public class TratamentoNovo extends Exception
{
    int valor;
    public TratamentoNovo() 
    { 
        super(); 
    }
    public TratamentoNovo(final String msg)
    { 
        super(msg);
    }
    public TratamentoNovo(final Throwable t)
    { 
        super(t); 
    }
    public TratamentoNovo(final String msg, final Throwable t)
    { 
        super(msg,t);
    }
    public TratamentoNovo(int valor)
    {
        this.valor = valor;
    }    
    @Override
    public String toString()
    {
        return "Excecao: o denominador eh " + valor;
    }
}

package excecao25;
public class Teste
{
    public static void Metodo(int valor) throws TratamentoNovo
    {
        try
        {
            Calcula(valor);
        }
        catch(TratamentoNovo t1)
        {
            System.err.println(t1);
        }
    }