[RESOLVIDO]Desempregado o que fazer?

25 respostas
B

[color=darkblue]Olá pessoal do GUJ tudo bem? Já postei aqui algumas vezes sobre minhas dúvidas sobre Java e Android então achei que o pessoal daqui poderia me dar uma luz já que tenho pensado muito sobre isso e não tenho chegado a uma conclusão satisfatória.

Sou formado em sistemas de informação e vim para Porto Alegre tentar a vida. Até agora já trabalhei duas vezes uma com Android(fiz meu tc em 2009 em cima dessa tecnologia) e .NET. Fiquei dois meses no trabalho com o Android porque era Freelancer e dois também no do .NET(carteira assinada) onde a empresa desistiu de um júnior recém formado para contratar outro com mais experiência.

Então isso já fazem três meses eu não sei o que fazer. Se me proponho a me aperfeiçoar no Netbeans, Visual Studio, Android, PHP, Photoshop e ficar fazendo isso até arranjar outro emprego ou se eu começo a estudar para concursos na área de ti ou mesmo uma certificação.

O mercado hoje mesmo com estágio na faculdade é complicado e como eu fiz o meu estágio no interior do Rio Grande do Sul e vim para Porto Alegre faz pouco parece que ele não é muito reconhecido.

Acho que expliquei bem a situação, o que posso fazer?

Abraço[/color]

25 Respostas

marcio_de_jesus_sant

Olha eu te aconselho a continuar estudando. por que vce não da uma volta no bairro onde vce mora e analisa as lojas que não estão automatizada e criar uma sistema de automação e entrega um trial para o cliente avalia se ele gosta do seu produto e fazer as melhorias conforme a necessidade dele e ai talvez vce consiga alguma grana para suprir as suas necessidades. mas não deixe de estudar. Essa é a minha humilde opinião.

arthurgon

Cara…meu conselho é que você crie um foco em algo. “Android” está crescendo cada vez mais, e acredito que quem investir nessa tecnologia colherá muitos frutos. Quanto ao fato de ter feito estágio no interior ou na “Conchinchina” isso pouco importa. O que importa é que você vá bem nos testes de admissão e seja convincente na entrevista.
A empresa te contrata para resolver o problema dela. Não é ela quem resolverá o seu. Até por esse motivo que sou contra titular o cara como junior, pleno ou sênior. Na hora da entrevista tudo bem…pois é preciso mesmo nivelar pra saber o que a empresa precisa no momento, mas depois que entrou…são todos embaixo da chuva se molhando. Uns com mais experiência e outros com menos…mas no fim…todos no mesmo remo do barco. Tirar certificação é importante sim. Recomendo. Ela não te tornará um programador…mas será um diferencial para você. Vale a pena sim investir em uma. Fora isso…não desanima e vai a luta. Escrevi esse texto no ano passado. Incentivou algumas pessoas e espero que ajude.
Um abraço.

E

Na minha humilde opnião, pois comigo funciono estudaria para certificações java…

entra no site da apinfo e envia seu currículo

gfkauer

A grande questão no seu caso é: Qual sua experiencia real com desenvolvimento? Fez quanto tempo de estágio e em que trabalhou?

A grande maioria das empresas querem contratar um Junior com mais de 1 ano de experiencia. Preferencialmente 2 ou mais… Porém, ahh porém, esta experiencia deve ser em uma unica tecnologia.

No seu lugar eu escolheria a tecnologia que mais me agrada e na qual eu tenha mais facilidade e procuraria ganhar experiencia nela. Diversificar os conhecimentos no inicio da carreira não é visto com bons olhos por muitas empresas.

Existem diversas vagas para estagiário e para programador Junior em Porto Alegre. Se seu perfil se encaixa com alguma delas, bom… ai já são outros 500!

E

Na minha opnião se vc estudar em casa e realmente saber, vc pode entrar como junior tranquilamente sem ter experiencia… mais tenque saber,projetinhos em casa etc… isso não deixa de ser experiencia né rsrs…

abraços

maior_abandonado

uma coisa que pra quem está começando pode ajudar bastante é tirar a certificação… e você consegue tirar a scjp ai em coisa de 1 mes… eu sei que é meio que bastante tempo, quando se esta desempregadose precisa logo, mas de repente vale a pena… pensa nisso também.

gfkauer

[quote=erickfm8]

Na minha opnião se vc estudar em casa e realmente saber, vc pode entrar como junior tranquilamente sem ter experiencia… mais tenque saber,projetinhos em casa etc… isso não deixa de ser experiencia né rsrs…

Eu concordo com isto, mas algumas empresas não valorizam os estudos e aprendizados autodidatas, mas como muitos falaram, já uma certificação pode fazer a diferença…

E

Com a demanda que tem pra java em sampa… muito dificil ficar desempregado

ViniGodoy

Movimente seu próprio networking. Converse com as pessoas que você conhece: professores, ex-colegas de trabalho, amigos.
Em paralelo, envie currículos e analise propostas.

R

O colega acima vai me desculpar, mas discordo completamente sobre a importância do networking para cargos de desenvolvedor. Ele é importante sim para cargos de nível hierarquico mais elevado.

ViniGodoy

Acho que talvez essa seja uma dos maiores equívocos que já ouvi alguém proferir aqui no GUJ.

Como dizem por aí, é sempre mais fácil conseguir um emprego se você tem QI (Quem Indica).

Com o networking você fica:

a) Sabendo de vagas através de seus colegas de trabalho, muitas vezes antes mesmo delas serem publicadas em empresas de RH;

b) Indicado para um possível cargo, o que certamente conta pontos na hora da entrevista;

c) Conhecido como um bom desenvolvedor, o que pode te render freelas, consultorias e até mesmo empregos.

Algumas empresas, inclusive grandes empresas, podem iniciar seus processos de contratação através de indicações. Sem um networking, talvez você jamais saberá que aquela boa vaga sequer existiu.

A única coisa que o meio técnico difere, é que nele você tem meios objetivos de mostrar ao seu networking a qualidade de seu trabalho. Não é à toa que diversos usuários frequentam o GUJ tem blogs pessoais, participam de conferências e são populares na comunidade.

Todos os meus bons empregos consegui devido ao fato de manter um bom networking. E eu mesmo já indiquei alunos e até mesmo usuários do GUJ a cargos em empresas.

lucasmurata

Network é importante independente do nivel. Todos os empregos, de desenvolvedor e professor, consegui através de contatos.

E

exatamente isto, tudo gira em torno de networking

peerless

envia teu CV atualizado para robfck arroba hotmail [ponto] com - tenho alguma coisa em .NET e posso sugerir uma entrevista.

LPJava

já passei por isso tb. A recomendação é, investir em conhecimento não só técnico, primeiro é não esquecer o inglês para comunicação. Aqui na HP temos dificuldades em contratar por causa disso, e aqui no lab de POA temos vagas o ano inteiro. Tirando isso, vc precisa escolher um caminho e se especializar nele para conseguir o que deseja à curto prazo. É .net que quer? é android? mas, qual escolher? Depende do mercado onde vc está e aquele job que vai ti fazer mais feliz, no inicio vc pode pensar o que vai ti dar mais $$, e nem sempre é.
dar uma olhada: http://www8.hp.com/br/pt/jobsathp/index.html

R

Foi mal, não tá mais aqui quem falou :). Eu só acho isso pois pra mim indicação nunca rendeu vagas interessantes, só empregos “complicados”.

Leozin

maizá camilo safadão em porto alegre :smiley:

tá gostando daí tchê?

LPJava

Leozin:
maizá camilo safadão em porto alegre :smiley:

tá gostando daí tchê?

leo, isso aqui é o paraiso, nao tem lugar melhor para morar no brasil nao. nao sei pq nao vim pra ka antes hehe :slight_smile:

Leozin

Cara, só não fui por causa de grana

Vou juntar uns pilas aqui em SP e depois é capaz de eu descer pra aí :smiley:

A

erickfm8:
Na minha humilde opnião, pois comigo funciono estudaria para certificações java…

entra no site da apinfo e envia seu currículo

Eu fiz o mesmo, bom acho q deu certo! rs… Recomendo tb…

No entanto, se eu fosse começar agora, neste momento, da posição a qual vc está, eu iria para SAP, com certeza… Pois
hj eu peso mais questões financeiras do q tecnologia…

abs, e sucesso!

B

[color=blue]Exatamente como o ViniGodoy falou eu já vinha fazendo isso e tendo as vezes alguns resultados, bem depois de alguns meses de espera estou empregado novamente.

Muito obrigado a todos que colaboraram de alguma forma, fico muito feliz de terem doado um pouco de seu tempo para me ajudar. [/color]

Rachel_da_Silveira_C

[i]concordo em cada palavra sábia que o ViniGodoy escreveu!!

[/i]

x111

Nossa! Tava lendo esse tópico agora e me deparei com esse comentário.
Cara muda tua visão antes que seja tarde. Networking é impressindivel para qualquer tipo de carreira! Em qualquer empresa impera a indicação profissioanal. Se tiver dois caras com experiência similar ou um até com experiência um pouco inferior mas que foi indicado, esse será contratado. Eu levei anos para me tocar disso, mas é fundamental.

phil.leroy

Amigo,

Um modo para se conseguir um networking desempregado é indo em eventos de tecnologia.
Procure saber de eventos que possam te interessar e vá.

Networking não é tudo, mas é muito importante mesmo em qualquer área e nível.

Cadastra teu currículo em sites como apinfo, tecjobs, catho, ceviu.
(Aliás, o CEVIU é muito bom, indico.)

Abs,

WellingtonRamos

O Networking serve para quaisquer níveis hierárquicos, porém, para níveis mais elevados pode ajudar mais devido a “menor oferta” de vagas disponíveis aos mesmos.
Use sim o networking. Ajuda bastante mas não apoie-se apenas nisso.

Criado 4 de agosto de 2011
Ultima resposta 4 de ago. de 2011
Respostas 25
Participantes 17