[resolvido]Dúvida ao usar RadioButton

Olá pessoal,
estou em um projeto de sistema de vendas, cadastro - de cliente Físico/Jurídico, produto - e etc. e meu problema é em usar o Radio Button. Bem minha primeira questão é: Como faço para que ao selecionar um Radio Button eu não possa selecionar outro, ou seja, como faço para que eu só possa selecionar um Radio Button?Aproveito para dizer que estou usando apenas 2 Radio Buttons. Segunda questão: Tem como eu fazer aparecer campos distintos ao selecionar cada Radio Button? Deixando mais, ao selecionar o Radio Button “Cliente Físico” fazer a parecer os campos: nome, cpf, rg, endereço, telefone, e-mail do Cliente Físico e ao selecionar o Radio Button “Cliente Jurídico” aparecer: nome fantasia, razão social, cnpj, endereço, telefone, e-mail da Empresa Cliente.

Desde já, meu muito obrigado a todos.
[]'s

vc tem q usar o ButtonGroup e adcionar seus radio button neles

na segunda questão usa o .setvisible(false)

:slight_smile:

public class Buttons {

ButtonGroup bp;
    JRadioButton jRadioB1;
    JRadioButton jRadioB2;

public Buttons() {
        bp.add(jRadioB1);
        bp.add(jRadioB2);
    }
}

Pronto

Se ao selecionar um, desabilitar o outro, como fazer se o cara selecionar o errado ?

@aluisiodsv

Ele não quer que desabilite o JRadioButton, ele só quer que não de para selecionar os dois juntos.

@guiJava

Uma opção é fazer um painel com CardLayout e adicionar dois painéis diferentes nele, e ai quando selecionar um JRadioButton você chama o metodo show() para mostrar o painel correspondente.

eu tenho que add isso ai na classe do meu frame principal? É isso?

Tem que botar na classe do painel ou frame em que você quer adicionar os botoes.

É igual instanciar um JButton ou um JTextField.

Galera, tentei fazer o que me disseram mas não tá dando certo:

[code]public class FormPrincipal extends javax.swing.JFrame {
ButtonGroup bg;
/Eles estão assim pois foram adcioinados pelo NetBeans de forma gráfica/
private javax.swing.JRadioButton radBtnFisico;
private javax.swing.JRadioButton radBtnJuridico;

public void Buttons(){
    bg.add(radBtnFisico);
    bg.add(radBtnJuridico);
}

}[/code]

Gente o quê que eu tô errando ai? :x

Consegui pessoal, com a ajuda do meu orientador também, o pro é que estava esquecendo de instanciar os botões.