Bom pessoal 6 da matina e eu aqui no java. bom dia a todos ai hehehe! bom eu tenho uma interface Conta e uma classe ContaCorrente e o problema é o metodo equals dessa classe que reescrevj. A logica do metodo foi proposta pela apostila da caelum e é estranha pro objetivo de verficiar se duas contas sao iguais mas em todo caso nao estou objetivando resolver isso mas sim em erro aqui que ta dando acusado pelo eclipse.
interface Conta {
double getSaldo();
void deposita(double valor);
void retira(double valor);
void atualiza(double selic);
void setNumero(int numero);
boolean equals(Object objeto);
}
public class ContaCorrente implements ContaTributavel {
private double saldo;
int numero; // aqui armazena o numero da conta pra distinguir uma conta de outra
...demais metodos...
@Override
public void setNumero(int numero) {
// TODO Auto-generated method stub
this.numero = numero;
}
@Override
public boolean equals(Object objeto) {
// TODO Auto-generated method stub
Conta outraConta = (Conta) objeto;
return this.numero == outraConta.numero; // aqui indica erro (sublinha numero) e diz que tenho de me referir de forma estatica (qdo criei "int numero;" la)
}
}
dai nao entendi mais pq nao vejo como certo armazenar numero de conta numa interface
ainda sugere pra mim criar o campo numero em Conta ou retirar o atributo static de “numero” em “Conta” (qdo criei o atributo la)
mas dai nao aceitou “int numero;” mas apenas “int numero = 0; obrigando a inicializar”
dai nao entendi mais pq nao vejo como certo armazenar numero de conta numa interface
alguma ideia ai ?
public interface ContaTributavel extends Conta, Tributavel {
}
public interface Tributavel {
void calculaTributos();
}

) mas por um lado hj ele mesmo fala que isso fez dele hoje um cara polivalente. Se amanhã o mercado lançar uma nova linguagem a única coisa que ele terá de aprender é sintaxe e semântica porque o resto já está “pregado” na mente…