[RESOLVIDO]Duvida de com gravar pdf no mysql

olá sou novato em java e estou desenvolvendo uma aplicaçao web e utilizo o primefaces 2.2.1 + jsf2.0 com netbeans 6.9.1 .
nesta aplicação tenho uma situação de ter que fazer um upload de um aquivo do tipo pdf e gravar no banco de dados (mysql 5.1), penso fazer isso com o componente do primefaces.
pelo que eu entendi (no que vi na internet) tenho que pegar o aquivo e transformar em um array de bytes e depois gravar no banco de dados com o tipo BLOB, estou um pouco confuso, é isso mesmo?
não sei como fazer isso e se conseguir gravar no banco como ler o arquivo do banco(tipo BLOB ? um array de bytes) e colocar para pdf novamente? Por exemplo, pra ver se o que eu gravei é igual ao original.

pesso a ajuda de todos e agradeço a pela atenção.

Não tem como.

Você tem de gravar no BD apenas a referência desse arquivo. O arquivo em si fica guardado em algum lugar do servidor.

[quote=NoobSenior]Não tem como.

Você tem de gravar no BD apenas a referência desse arquivo. O arquivo em si fica guardado em algum lugar do servidor.[/quote]

Tem sim.
Seria o mesmo que armazenar uma imagem.
Não tenho bem certeza, mas, provavelmente, no momento de recuperar, ele precisará de alguma API ou framework para gerar o PDF, como o icepdf

teria algum link ou alguem pode postar um codigo para clarear mais ?

Melhor, não sei, mas muito mais simples, com certeza.

Dá uma olhada nesse exemplo usando imagem, pra arquivos texto é a mesma forma, pra PDF não sei mas tente: http://www.java2s.com/Code/Java/Database-SQL-JDBC/InsertpicturetoMySQL.htm

Eu acho que seria bem melhor e mais simples você armazenar o PDF numa pasta do servidor e no banco de dados numa coluna string armazenar somente do caminho do PDF. Dica: Use o Google.