[RESOLVIDO]Dúvida de criteria

7 respostas
calel

Estou aprendendo a utilizar criteria do Hibernate, e estou com uma dúvida no seguinte caso.
Como buscar todos os funcionarios de um certo departamento.
Resolvi esse problema adcionando ao Departamento uma lista de funcionarios com a anotação @OneToMany(mappedBy=“departamento”)
Dessa forma consigo a lista de funcionarios de um certo departamento.

Existe outro modo de conseguir essa lista de funcionarios?

7 Respostas

zoren

Isso depende do relacionamento entre os envolvidos

romarcio

Por Criteria, poderia fazer assim:

Vamos dizer que em Funcionario vc mapeou e criou um tipo Departamento.

Então passa como parametro o departamento que deseja buscar os fucionarios.

calel

Estou fazendo a pesquisa pela descricao do departamento. Em HQL eu fiz o seguinte:

Query q = session.createQuery("from Funcionario f " + " where departamento.descricao like :dep"); q.setParameter("dep", "%" + departamento + "%"); return q.list();
Mas em criteria ele não aceita departamento.descricao.

public List<Funcionario> getFuncionarios(String departamento){ Criteria c = session.createCriteria(Funcionario.class); c.add(Restrictions.ilike("departamento.descricao", "%" + departamento + "%")); return c.list(); }
É lançada a exceção:

Funcionario:

@Entity public class Funcionario { @Id @GeneratedValue(strategy=GenerationType.IDENTITY) private Long id; private String nome; private String email; @ManyToOne(fetch=FetchType.LAZY) private Departamento departamento; }
Departamento:

@Entity public class Departamento { @Id @GeneratedValue(strategy=GenerationType.IDENTITY) private Long id; private String descricao; }

romarcio

No caso em criteria, vc deveria passar o parametro tipo Departamento departamento e não tipo String descricao.

public List&lt;Funcionario&gt; getFuncionarios(Departamento departamento){
		Criteria c = session.createCriteria(Funcionario.class);
		c.add(Restrictions.eq("departamento", departamento));
		return c.list();
	}