[RESOLVIDO] Dúvida de Iniciante - Banco de dados

5 respostas
M

Olá. Tentei pesquisar no fórum tópicos relacionados a minha dúvida, mas não encontrei nada…

A dúvida é a seguinte.

Eu estou estudando Java e banco de dados por conta própria. Sou iniciante. Pretendo desenvolver um aplicativo que armazene dados diversos em um banco de dados, como uma espécie de agenda eletrônica. A minha dúvida é que, tudo que eu leio relacionado a Java e Banco de Dados é que o Java faz uma conexão com o banco de dados. Ele não cria o banco de dados. Bem isso eu entendo. Usa-se o MySQL ou um outro servidor para controlar o acesso ao banco de dados… Aí é que está o dúvida: o Java não pode criar o banco de dados? Se a pessoa quiser distribuir a aplicação, por exemplo, terá que distribuir o MySQL junto? O cliente vai ter que ter o trabalho de instalar o MySQL e o aplicativo?

Sempre tive essa dúvida. Aplicativos como MS Outlook Express ou o KOrganizer, por exemplo, não usam bancos de dados? Pelo menos a ideia lembra um pouco banco de dados, pois são armazenados dados diversos, de várias maneiras (endereços, compromissos).

Muito obrigado pela ajuda.

5 Respostas

andbecker

de um jeito ou de outro o banco de dados deve ser implementado no cliente. qualquer pessoa que compre um software para manipular informações vai querer acesso aos dados, e o meio mais seguro pra se conseguir isso é armazenando em banco de dados.

vc até poderia gerar arquivos com conteudo adquirido, mas não teria proteção suficiente…

[pelo menos é o que penso]

Zeed01

Boa noite galera,

Se você não quer ter que levar um banco de dados junto poderia fazer o armazenamento até em um arquivo texto.
Claro que com isso tudo que diz respeito a segurança, controle de acesso, controle de transações teria que ser gerenciado pela sua app.