[quote=Artur Martini]Boa noite colegas!
Eu ainda não sou programador, por isso gostaria de saber no dia-a-dia de um programador profissional se é usado o sistema de GUI do Netbeans?
Eu estou vendo um pouco de VB na faculdade e achei altamente produtivo a forma com que se cria as telas no visual studio, queria saber se tem algo parecido e se isso é usado no mercado de trabalho, pois estou me preparando para entrar nele.
Como eu gosto mais do Eclipse, queria saber se tem algo do tipo para ele também.
Para desenvolvimento web existe algo para criar o front-end?
Nos cursos e livros que eu acompanho, estamos sempre criando na mão, mas depois de ver o quanto é facil no visual studio, confesso que fiquei desanimado.
Espero a opinião de vocês
Att.
Artur Martini[/quote]
1- NetBeans ou Eclipse podem variar de empresa para empresa pois não existe uma lei. No entanto 80% das empresa prefere o eclipse que é mais profissional e customizável. Eu também prefiro o eclipse e uso o netbeans para desenvolver somente interface de desktop.
2- Para Web existem frameworks como primefaces, richfaces, icefaces, dentre outros. No entanto para Web geralmente não se usa uma “GUI BUILDER” como a do NetBeans pois perde-se muita flexibilidade. Por isso o ideal é fazer no código fonte mesmo, ou seja na unha, pois tem mais liberdade e rapidez.
Se quer ser um excelente programador Java, sugiro que não seja preguiçoso como a turma do VS(nada pessoal viu gente).
Quem é bom em java sabe tanto na unha quando através de Interface como a do NetBeans pois para cada caso você poderá usar um ou outro.
Outro exemplo com NetBeans seria usar Java com Flex, ou seja o flex tem uma Builder de componentes semelhante a do netbeans, no entanto se você pegar o plugin e usar no eclipse ele vai ficar muito pesado, por isso se usa a front-end no netbeans aqui.
Para o eclipse existem uns 2 plugins eu acredito que desenvolvem o mesmo papel que a Builder do NetBeans, pesquisa no fórum que eu já vi tópicos falando sobre elas aqui e já testei também.
Agora se quer facilidade e não quer estudar e ganhar tanto dinheiro, vire adepto da Microsoft e vá para o time dos VS.
fui.