[RESOLVIDO] Duvida sobre logica + JSF

Eu tenho um formulário que vai cadastrar funcionário, que existe 3 tipos de funcionário(professor, coordenador e diretor).
Logo eu queria que:
Ao selecionar professor só aparecer os campos específicos dele, pois se não vai fica uma “poluição” de campos.
E tem como, usando apensa um formulário salva em tabelas diferentes?

ps: De inicio eu tava fazendo um formulário para cada, mais acho que fica mt escrita de codigo e deve ter maneiras para simplificar.

Oi xandi_m5,

voce pode trabalhar com ajax pra mostrar/esconder componentes.

Na minha opiniao, acho mais simples tratar como funcionalidades separadas, pois se voce fizer tudo na mesma tela e controle, teu codigo ficará cheio de if quando tiver validações e regras de negócio…

e dar manutenção em um código cheio de if é terrivel!

Concordo com a MaYaRa_SaN, evita fazer códigos Highlander (só pode haver um hehe) e procure quebrar para facilitar a manutenção das páginas.

Então vou fazer separado mesmo!
Obrigado pela dica!
ps: ainda sai mais fácil eu não sei ajax ainda…rsrsrs

Dá uma olhada no primefaces http://www.primefaces.org

o ajax com primefaces fica praticamente transparente para você

Sem querer aproveitar mas já aproveitando, tem um tutorial muito bom para inciantes em Ajax: JSF Exemplos Simples com Ajax.

No seu poste tem exemplo com commandButton, tem como fazer um com selectOneRadio??

VLW!!!

Até onde me lembro, comandos ajax podem ser disparados por todos os componentes JSF. [=

OK.
Mais como? :S

Você vai colocar a tag ajax que você viu lá no post dentro do componente da combo.

O evento poderá ser, blur, change e outros. Se pode pesquisar depois todos os eventos que existem para ajax.

Mas no caso do change, ele será disparado toda vez que o valor do combo mudar.