Estou fazendo um trabalhinho de um curso de java básico.
No momento estou implementando a classe FuncaoPolinomial que deve ter dois construtores:
Nesta classe há três atributos final: a,b e c que devem ser inicializados nos construtores.
Recebe dois parâmetros (a e b), gerando uma função de primeiro grau (ax +b).
Recebe três parâmetros (a,b e c ), gerando uma função de segundo grau (ax² + bx +c).
1ª Dúvida: No construtor 1) eu tenho de fazer this.c = 0 certo? Pois tenho de inicializar o c, e no caso de primeiro grau vale 0.
[b]2ª Dúvida: Essa classe tem de ter um método int getGrau(), que recebe um objeto da classe e retorna se é de grau 1 ou 2.
Como implemento este método? Seria algo do tipo “Se foi utilizado o construtor 1) então retorne 1. Se foi utilizado o construtor 2, retorne 2”.
Não sei como fazer isso em Java.
Sim. Na verdade, o Java inicializa as variáveis inteiras como 0, mas é sempre bom colocar o this.c = 0.
[quote=guilhermemarques]2ª Dúvida: Essa classe tem de ter um método int getGrau(), que recebe um objeto da classe e retorna se é de grau 1 ou 2.
Como implemento este método? Seria algo do tipo “Se foi utilizado o construtor 1) então retorne 1. Se foi utilizado o construtor 2, retorne 2”.
Não sei como fazer isso em Java.[/quote]
Você não precisa “receber” o objeto da classe. Simplesmente ter uma variável inteira “grau”, que indica de que grau é. Se for instanciada no construtor 1, você inicializa a variável como this.grau = 1. Se for no segundo, this.grau = 2. É uma opção.
Ou, você pode receber o objeto e ter um método getC() na classe, que retorna o valor de c. Se c for igual a 0, retorna que é do primeiro grau. Se for diferente de 0, retorna grau 2. Porém, é meio tosca essa última solução pelo fato de que pode ser uma equação do segundo grau e tem o c igual a 0, certo?
Então eu ficaria com a primeira solução.
De fato, eu pensei na forma genérica de se voltar o valor da função, porém do jeito que está especificado nas equações não dá para fazer isso.
Hmmm, então potência é Math.pow , estava procurando ela hoje a tarde.