[RESOLVIDO]É valido para um programador investir em Certificações como ITIL v.3?

Boa noite pessoal tenho uma outra duvida, é valido para nós programadores investir em certificações como a ITIL v3 voltadas para melhorias de processos em TI, agrega um bom valor ao curriculo? como o mercado de trabalho analisa essas certificações?

Quer virar gerente é :smiley:

e aew cara como anda as coisas?,
Acredito que estas certificações ITIL , COBIT , PMI e afins , seria uma boa se você tiver focando uma outra área em um futuro próximo , porem acredito que não seja com a mão na massa e sim em uma área voltada mais para o ramo corporativo/Gerencial !

COBIT Control Objectives for Information and Related Technology
Governança em TI - Foco no Controle.

ITIL V3 Information Technology Infrastructure Library
Melhores práticas para TI como negócio - Foco na gestão dos serviços em TI.

PMI ? Project Management Institute. - PMI
Foco em Projetos com ênfase em Pessoas (orientado ao Gestor de Projetos) - “Esforço temporário empreendido para criar um produto ou serviço único”.

Perceba que aqui o nível é mais o cara que pensa do que executa .

Mas se este não for o caso, na minha humilde opinião da uma olhada aqui http://blog.camilolopes.com.br/category/agile-2/ SCRUM
acredito que esta metodologia de gerenciamento de projetos , “aproxima” mais as 2 áreas por ser um processo incremental , o Project Manager tem que ter um ampla visão e conhecimento nas 2 áreas . Flw e até breve

Uma certificação sempre agrega valor, mas a não ser que você tenha pretensões de seguir pra área gerencial ou de suporte, seria mais interessante você dar prioridade à certificações pertinentes com a área que você atua ou pretende atuar.

e ae mausexdd tudo bem graças a Deus cara e vc como anda? passa seu MSN pra mim, cara valew mesmo pela resposta me ajudou muito, realmente era isso que eu queria, esclarecer minhas duvidas, estou querendo tirar umas certificações pra agregar no meu CV queria começar com OCJP 6 e ITIL v3, OCJP ja e certeza e minha primeira prioridade referente a ITIL v3 pensei em tirar pois acho q agregaria valor ao meu curriculo, por estudar sobre melhorias de processos em TI mais vou analisar o blog q me passou, mais uma vez agradeço a ajuda, me esclareceu muitas duvidas, referente ao seu blog estava dando uma fuçada ficou muito bom, continua assim se precisar de algo me da um toque, me add no MSN ae: rafa_cassau@msn.com abraços cara boa sorte nessa nova empreitada!!!

A minha OCJP já esta saindo do forno , to focando forte nos estudos , porem é muito conteúdo para assimilar e só vou fazer a prova quando tiver certeza do resultado - Adiada para Novembro :smiley: , mas é isso ai , vai pesquisando e foca uma área para se especializar , eu estava com muitas duvidas referente a minha carreira , onde seguir ,continuar etc.
Quando encontrei um amigo aqui no GUJ que me recomendo este artigo http://fernandofranzini.wordpress.com/2010/12/09/profissional-paraquesdista/ , leia e faça uma reflexão do que você almeja e quais caminhos serão necessários traçar para conquistar seus objetivos .

Até + , e ja adc no Msn … flw

Opa…
E aí, Rafael. Blz?

Essa posso te responder por experiência própria mesmo. Sou certificado ITIL v3, acabei de tirar a OCJP e tenho uma opinião sobre isso (até pq foi a que justificou minha investida nas duas). É o seguinte…

Não acho que se prender ao “técnico” seja uma solução explendida. Hoje o mercado demanda muito de profissionais polivalentes e que sejam mais que meros robôs…e entender sobre estratégias, processos e melhoria contínua deles faz todo sentido nesse contexto. Não é simplesmente por agregar valor ao seu currículo, mas sim pq isso pode te dar uma visão bem mais ampla da parte Gerencial sem um foco na área de desenvolvimento. É entender, à partir do que ele considera “boas e melhores práticas”, como se pode melhorar a gestão de TI dentro de uma organização…

Olhando pelo lado de oportunidade é bem interessante tbm, até pq isso te dará a chance de provar que não é totalmente ignorante quando se trata de conhecer pessoas e processos, lidar com cargos gerenciais e tratar a TI com uma visão analítica e ao mesmo tempo técnica. Fora que a ITIL em si é bem valorizada nas empresas.

Então, ao meu ver, fazendo um balanço de tudo considero uma boa, principalmente se vc almeja cargos de liderança ligados a TI como um todo ou mesmo diretamente a parte de análise e desenvolvimento…e não considero que ITIL está em um mesmo nível de SCRUM.

vlw aí…
abraço

Boa Tarde meu caro juniorsi, cara valeu mesmo, a sua visão é exatamente igual a minha, é realmente nisso que penso, DIFERENCIAL, acho que um bom programador com visão ampla em melhorias de processos em TI, se torna um profissional mais completo, tem uma visão diferenciada e como atua na area de desenvolvimento podera auxiliar a melhorar ainda mais os processos que as vezes dificulta o desenvolvimento, agradeço muito a sua opnião, t+ brother!

Concordo contigo juniorsi, a certificação Foundation proporciona uma visão mais abrangente da gerência de serviços e com certeza é um diferencial além do mais se futuramente você resolver seguir para área gerencial pode dar continuidade nos outros níveis da certificação.
No meu caso trabalho numa empresa que implementa o modelo e passamos por auditoria dos processos no nosso projeto. Entao neste momento estou priorizando ITIL à outras certificações técnicas. Enfim, eu penso que é necessário avaliar seus objetivos de curto prazo e nos recursos que se tem disponíveis, para então definir suas prioridades e qual certificação mais se adequa aos seus objetivos.

Cara sinceramente, eu acho que existe tantas certificações que você precisa fazer como desenvolvedor antes de focar em algo mais alto.

Galera agradeço a atenção de todos e as varias opiniões que me ajudaram e muito a tomar um decisão concreta!!! estou finalizando o tópico!!!

Puxa kra, minha opinião:

Acho q o ITIL é pra quem está inserido no contexto de suporte/infra-estrutura de TI ou quem almeja gerencia de TI, diferentemente de gerencia de projetos… Pra mim, acho q “prioritariamente” iria por outros caminhos primeiro, tais como SCJP, CTBS, PMP, SCRUM e depois ITIL… A resposta na verdade está no plano de carreira…

abs,