[RESOLVIDO] eCNPJ: "315 - Não foi possível carregar crl do certificado."

Bom dia pessoal,

Tenho um caso estranho aqui. Um cliente com duas lojas, sendo Jundiaí (matriz) e Ribeirão Preto (filial) usa nosso sistema para o envio de NFS-e, no padrão GINFES/ABRASF.
A de Jundiaí usa há tempos, sem problema algum, com quaisquer dos dois certificados que possue: um A1 e um A3 eToken Alladin.

A de Ribeirão, usa um certificado A3 eCNPJ, e com ele consegue enviar notas direto pelo site da GINFES, porém quando tentou começar a usar o envio pelo sistema, obtive o seguinte erro: “315 - Não foi possível carregar crl do certificado.”

Pesquisando, a única coisa que achei foram pessoas falando que o erro “se resolveu sozinho”, que devia ser algo no servidor da GINFES.

Entrei em contato com o atendimento da GINFES e me pediram pra validar a assinatura do XML usando o seguinte link: https://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/SSL/ATBHE/assinadoc/ValidadorAssinaturas.app/valida.aspx

Realmente, o XML de Ribeirão não tem assinatura válida segundo o link, já o XML de Jundiaí valida normalmente.

O programa usado para enviar notas é o mesmo em ambas as lojas (exatamente o mesmo EXE, acessado via TS por ambas as lojas, a diferença está apenas no fato do usuário escolher qual certificado quer usar no momento do envio). Por esse motivo, eu excluí a possibilidade de ser problema no sistema, já que Jundiaí continua enviando notas normalmente.
A única chance de o sistema ser o problema, é se, para o certificado do tipo eCNPJ (que é a única diferença entre os envios) eu tiver que fazer algo diferente do que já faço no momento da assinatura.

Depois que vários e-mails e eu conseguir explicar isso pro atendimento da GINFES, eles me disseram que lá está tudo normal, e que então eu deveria entrar em contato com a autoridade certificadora do meu eCNPJ.

Porém, usando esse mesmo certificado (o tal eCNPJ), essa mesma loja de Ribeirão está enviando NFe (notas de mercadoria) normalmente, ou seja, o problema só ocorre com a assinatura da nota no padrão GINFES.

Alguém por acaso tem alguma luz pra mim? O que pode estar acontecendo?

Grata,
Renata

Se é um certificado A3, pelo que imagino em alguma configuração do Internet Explorer, em um dos casos as CRLs estão sendo checadas e carregadas automaticamente, e em outra não estão sendo. Como é em uma loja, provavelmente você não tem acesso à Internet e as CRLs não estão conseguindo ser atualizadas.

Vamos ver onde é que no IE isso é atualizado.

A configuração fica no IE, mas ela se reflete em todos os softwares que usam a infra-estrutura de criptografia e certificação digital do Windows (casualmente certificados do tipo A3 costumam usar tal infra-estrutura).


Olá amigo! Obrigada por responder…

Eu sei que lá ela tem acesso a internet sim, mas independente disso, pode ser essa configuração o problema.

Eu entendi o que vc falou de estar carregando automaticamente as CRLs num caso e não no outro, mas me diga, o que é correto que seja feito? Essa opção deve ficar marcada ou desmarcada? Pq na sua imagem aparece desmarcada, no meu PC eu notei que está marcada, como deve ficar para que dê certo?

Grata,
Renata

Eu diria para deixar desmarcada, já que você está só assinando, não verificando assinaturas de terceiros.

Olá amigo! Voltei só pra dar um feedback pra vc…

Eu fiz o que vc falou, e ai a usuária disse que não tinha nenhuma nota pra testar enfim, ficou dela tentar depois e me falar se deu certo (fiz com ela por comunicação, estou em outra cidade).
Nesse mesmo tempo, recebi um e-mail do pessoal da GINFES que tb estava analisando meu problema, pedindo pra eu testar pois devia estar resolvido (o que me deu a entender que eles mudaram algo lá na GINFES)

Ai no dia seguinte testamos, e funcionou! Agora não sei te dizer se funcionou pq era algo no GINFES que eles ajustaram, ou se sua dica foi a responsável por ter dado certo.

De qq forma, muito obrigada pela ajuda! :wink:

Disponha.