Bom dia pessoal.
Iniciei a pouco tempo meus estudos sobre jsf e primefaces e estou com um problema que não estou conseguindo solucionar, editar um objeto em um dialog, basicamente, é carrega-lo no dialog.
Estou usando um data table com selection single mode. O objeto e clicar em uma das linhas (objeto) e, em seguida, clicar no botão editar e, então, o dialog carregaria uma janela para a edição das informações deste objeto, acontece que o dialog não carrega este objeto.
Montei um pequeno exemplo para mostrar meu problema mais facilmente,
Abaixo, minha class teste.xhtml
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8" ?>
<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd">
<html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml"
xmlns:ui="http://java.sun.com/jsf/facelets"
xmlns:f="http://java.sun.com/jsf/core"
xmlns:h="http://java.sun.com/jsf/html"
xmlns:p="http://primefaces.org/ui">
<ui:composition template="/_template.xhtml">
<ui:define name="corpo">
<h:form id="form">
<p:tabView>
<p:tab title="teste">
<fieldset>
<legend>Tabela Teste</legend>
<p:dataTable id="teste" var="teste" value="#{testeBean.testes}" selectionMode="single"
selection="#{testeBean.teste}" rowKey="#{teste.id}" >
<p:column id="descricao" filterBy="#{teste.descricao}" >
<h:outputText value="#{teste.descricao}" />
</p:column>
</p:dataTable>
<p:commandButton id="novo" value="Novo" onclick="novoDialogo.show()" type="button" />
<p:commandButton id="editar" value="Editar" onclick="novoDialogoEdit.show()" type="button" >
<f:ajax render="modalTesteEditar" execute="@form" />
</p:commandButton>
<p:dialog id="modalTesteNovo" header="Teste Modal" widgetVar="novoDialogo" modal="true" dynamic="true" >
<h:outputText value="Descrição: " />
<p:inputText value="#{testeBean.teste.descricao}" />
<p:commandButton value="Salvar" action="#{testeBean.grava}" oncomplete="novoDialogo.hide()" onclick="teste" >
<f:ajax execute="@this" render="@form" />
</p:dialog>
<p:dialog id="modalTesteEditar" header="Teste Modal Edit" widgetVar="novoDialogoEdit" modal="true" dynamic="true" >
<h:outputText value="#{testeSelecionado.descricao}" />
</fieldset>
</p:tab>
</p:tabView>
</h:form>
</ui:define>
</ui:composition>
</html>
Aqui esta meu ManagedBean:
package br.com.enterprisestoq.bean;
import java.io.Serializable;
import java.util.List;
import javax.faces.bean.ManagedBean;
import javax.faces.bean.ViewScoped;
import br.com.enterprisestoq.dao.DAO;
import br.com.enterprisestoq.modelos.Teste;
@ManagedBean
@ViewScoped
public class TesteBean implements Serializable {
/**
*
*/
private static final long serialVersionUID = 1L;
private Teste teste = new Teste();
private Teste testeSelecionado;
private List<Teste> testes;
public String grava(){
DAO<Teste> dao = new DAO<Teste>(Teste.class);
dao.adiciona(teste);
this.teste = new Teste();
return "teste";
}
public Teste getTeste() {
return teste;
}
public void setTeste(Teste teste) {
this.teste = teste;
}
public List<Teste> getTestes() {
this.testes = dao.listaTodos();
return this.testes;
}
public void setTestes(List<Teste> testes) {
this.testes = testes;
}
public Teste getTesteSelecionado() {
return testeSelecionado;
}
public void setTesteSelecionado(Teste testeSelecionado) {
this.testeSelecionado = testeSelecionado;
}
}
O que estou fazendo de errado? Ja tentei seguir o exemplo dos cases do site do primefaces, porém o resultado é o mesmo.
Muito obrigado.
Bom dia!
Cara, em qual dos commandButton esta dando errado? Nos dois?
Ele exibe o Dialog, nos dois casos, mas sem valor?
[]'s
[quote=ThEDiegO]Bom dia pessoal.
Iniciei a pouco tempo meus estudos sobre jsf e primefaces e estou com um problema que não estou conseguindo solucionar, editar um objeto em um dialog, basicamente, é carrega-lo no dialog.
Estou usando um data table com selection single mode. O objeto e clicar em uma das linhas (objeto) e, em seguida, clicar no botão editar e, então, o dialog carregaria uma janela para a edição das informações deste objeto, acontece que o dialog não carrega este objeto.
Montei um pequeno exemplo para mostrar meu problema mais facilmente,
Abaixo, minha class teste.xhtml
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8" ?>
<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd">
<html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml"
xmlns:ui="http://java.sun.com/jsf/facelets"
xmlns:f="http://java.sun.com/jsf/core"
xmlns:h="http://java.sun.com/jsf/html"
xmlns:p="http://primefaces.org/ui">
<ui:composition template="/_template.xhtml">
<ui:define name="corpo">
<h:form id="form">
<p:tabView>
<p:tab title="teste">
<fieldset>
<legend>Tabela Teste</legend>
<p:dataTable id="teste" var="teste" value="#{testeBean.testes}" selectionMode="single"
<p:commandButton id="novo" value="Novo" onclick="novoDialogo.show()" type="button" />
<p:commandButton id="editar" value="Editar" onclick="novoDialogoEdit.show()" type="button" >
<f:ajax render="modalTesteEditar" execute="@form" />
<p:dialog id="modalTesteNovo" header="Teste Modal" widgetVar="novoDialogo" modal="true" dynamic="true" >
<h:outputText value="Descrição: " />
<p:inputText value="#{testeBean.teste.descricao}" />
<p:commandButton value="Salvar" action="#{testeBean.grava}" oncomplete="novoDialogo.hide()" onclick="teste" >
<f:ajax execute="@this" render="@form" />
<p:dialog id="modalTesteEditar" header="Teste Modal Edit" widgetVar="novoDialogoEdit" modal="true" dynamic="true" >
</fieldset>
</p:tab>
</p:tabView>
</h:form>
</ui:define>
</ui:composition>
</html>
Aqui esta meu ManagedBean:
package br.com.enterprisestoq.bean;
import java.io.Serializable;
import java.util.List;
import javax.faces.bean.ManagedBean;
import javax.faces.bean.ViewScoped;
import br.com.enterprisestoq.dao.DAO;
import br.com.enterprisestoq.modelos.Teste;
@ManagedBean
@ViewScoped
public class TesteBean implements Serializable {
/**
*
*/
private static final long serialVersionUID = 1L;
private Teste teste = new Teste();
private Teste testeSelecionado;
private List<Teste> testes;
public String grava(){
dao.adiciona(teste);
this.teste = new Teste();
return "teste";
}
public Teste getTeste() {
return teste;
}
public void setTeste(Teste teste) {
this.teste = teste;
}
public List<Teste> getTestes() {
this.testes = dao.listaTodos();
return this.testes;
}
public void setTestes(List<Teste> testes) {
this.testes = testes;
}
public Teste getTesteSelecionado() {
return testeSelecionado;
}
public void setTesteSelecionado(Teste testeSelecionado) {
this.testeSelecionado = testeSelecionado;
}
}
O que estou fazendo de errado? Ja tentei seguir o exemplo dos cases do site do primefaces, porém o resultado é o mesmo.
Muito obrigado.[/quote]
Cara, vc precisa passar o Objeto para o Dialog exibir com o:
<f:setPropertyActionListener target="#{eventoBean.eventoSelecionado}"
value="#{evento}"/>
Ficaria dessa forma:
<p:commandButton icon="ui-icon-circle-check" ajax="true" update="formEvento"
immediate="true" oncomplete="janela.show()">
value="#{evento}"/>
Olá!
Rapaz, ele da esse problema no botão de edição. Eu tendo selecionar um linha no data table com o selection="#{testeBean.testeSelecioado}"
.
Apenas corrigindo, o meu selection no data table aponta para testeSelecioado, e não teste como coloquei no exemplo. Dessa forma, ao meu ver, ele deveria setar o objeto testeSelecioado no Bean e o dialogo deveria renderizar junto com ele, ja que estou fazendo chamadas direto deste objeto:
Meu problema é basicamente em fazer essa ação, carregar o objeto selecionado atravez do botão id=“editar”, alterar esse objeto no dialog e salvar no banco. Mas nem carrega-lo no dialog estou conseguindo fazer.
Obrigado
[quote=Diego Adriano]Cara, vc precisa passar o Objeto para o Dialog exibir com o:
value="#{evento}"/>
Ficaria dessa forma:
<p:commandButton icon="ui-icon-circle-check" ajax="true" update="formEvento"
immediate="true" oncomplete="janela.show()">
value="#{evento}"/>
[/quote]
Eu achei que o selection do data table ja fizesse isso, mas vou realizar um teste aqui.
Obrigado
Então cara, se vc deixa o Selection ativo pq vc coloca um botão lá ??? É meio sem logica …
Mas testa ai …
[quote=Diego Adriano]Então cara, se vc deixa o Selection ativo pq vc coloca um botão lá ??? É meio sem logica …
Mas testa ai …[/quote]
Bom, fiz isso com base no exemplo do primefaces. Pelo o que entendi la, o selection irá setar o objeto no bean com a linha que eu selecionar e, depois, apenas clicaria no botão editar e ele carregaria este objeto dentro do dialog “editar”. Meu raciocinio está errado?
Quando vc faz isso:
o datatable faz a seleção do atributo automático, não precisa usar o setPropertyActionListener, e sim preencher o atributo selection da tag com o atributo do ManagedBean como vc fez acima.
e nesse trecho ficaria assim:
[code]<p:dialog id=“modalTesteEditar” header=“Teste Modal Edit” widgetVar=“novoDialogoEdit” modal=“true” dynamic=“true” >
<h:outputText value="#{testeBean.teste.descricao}" />
</p:dialog>[/code]
E também precisa retirar a linha do ajax:
<f:ajax render="modalTesteEditar" execute="@form" /> //RETIRAR
Foi o que exatamente o que eu disse a ele, se vai usar o Selection automático não precisa do botão, mas se ele quer fazer com o botão então precisa do setproperty …
Bom vamos lá.
Fiz algumas alterações mas o resultado esta sendo o mesmo.
Como citei anteriormente, criei uma variavel (testeSelecionado) exclusivamente para receber o objeto selecionado no data table:
selection="#{testeBean.testeSelecionado}" rowKey="#{teste.id}" >
Depois eu clico no botão “editar” e nele eu uso um <p:outputtext> para exibir o campo descrição do objeto testeSelecionado que, teoricamente, deveria ter sido carregado no momento em que eu selecionei a linha no data table.
No TesteBean eu tenho uma variável “testeSelecionado” e não estou instânciando ela, ao meu ver, ela será instanciada pelo data table no momento do selection, mas de qualquer, mesmo eu instânciando ela, o resultado é o mesmo.
Hoje ficando doido com isso!! Não aparece nenhum erro no console, funciona tudo normal.
Seu raciocínio está certo, e mesmo usando o botão editar que exibe um dialog não precisa setar o objeto com setPropertyActionListener.
Seu selection não precisa ficar assim: selection="#{testeBean.testeSelecionado}" já que é feito automático com o selection="#{testeBean.teste}".
e altere pra isso:
[code]<p:dialog id=“modalTesteEditar” header=“Teste Modal Edit” widgetVar=“novoDialogoEdit” modal=“true” dynamic=“true” >
</p:dialog> [/code]
Mas se quiser complicar com um property que marca o selecionado (testeSelecionado), tudo bem.
[quote=nana_ps]Seu raciocínio está certo, e mesmo usando o botão editar que exibe um dialog não precisa setar o objeto com setPropertyActionListener.
Seu selection não precisa ficar assim: selection="#{testeBean.testeSelecionado}" já que é feito automático com o selection="#{testeBean.teste}".
e altere pra isso:
</p:dialog> [/code]
Mas se quiser complicar com um property que marca o selecionado (testeSelecionado), tudo bem.[/quote]
Então, eu usei o testeSelecionado numa tentativa frustada de fazer funcionar, mesmo setando diretamente para “teste”, o resultado é o mesmo.
Atualizando meus códigos:
e meu dialog:
<h:outputText value="Descriçao do teste selecionado:" />
Vc retirou a linha do ajax?!
Olá…
Fiz um teste bem simples mas deu para entender o porque de não estar funcionando.
Teoricamente, quando eu uso o selection="#{testeBean.teste}
o datatable ira setor o objeto selecionado dentro de “teste”. Para fazer isso acredito que ele invoque o met setTeste para setar o novo objeto, e getTeste para renderiza-lo no dialog.
Coloquei dois System.out.println, um no getTeste e outro no setTeste. No momento que eu seleciono a linha, o metodo “setTeste” não é invocado, porém, quando clico em editar e ele carrega o objeto “teste”, ele chama sim, o método getTeste. Vou tentar forçar que o datatable chame setTeste.
Obrigado
[quote=nana_ps]Vc retirou a linha do ajax?!
[/quote]
Sim, retirei sim.
Coloque tb essa linha abaixo do dataTable
<p:ajax event="rowSelect" update=":form" />
[quote=ThEDiegO]Olá…
Fiz um teste bem simples mas deu para entender o porque de não estar funcionando.
o datatable ira setor o objeto selecionado dentro de “teste”. Para fazer isso acredito que ele invoque o met setTeste para setar o novo objeto, e getTeste para renderiza-lo no dialog.
Coloquei dois System.out.println, um no getTeste e outro no setTeste. No momento que eu seleciono a linha, o metodo “setTeste” não é invocado, porém, quando clico em editar e ele carrega o objeto “teste”, ele chama sim, o método getTeste. Vou tentar forçar que o datatable chame setTeste.
Obrigado[/quote]
Esses acessos estão certos, pelo get… setTeste não é para ser invocado, e vc já inicializou seu objeto aqui: private Teste teste = new Teste();
Eu uso o @PostConstruct para essa tarefa
@PostConstruct
public void construct() {
setTeste(new Teste());
}
Essa linha após o dataTable é para resolver… <p:ajax event=“rowSelect” update=":form" />
[quote=nana_ps][quote=ThEDiegO]Olá…
Obrigado[/quote]
Esses acessos estão certos, pelo get… setTeste não é para ser invocado, e vc já inicializou seu objeto aqui: private Teste teste = new Teste();
Eu uso o @PostConstruct para essa tarefa
@PostConstruct
public void construct() {
setTeste(new Teste());
}
Essa linha após o dataTable é para resolver… <p:ajax event=“rowSelect” update=":form" />[/quote]
Perfeito nana_ps!! Agora esta funcionado!
O <p:ajax ajax evento=“RowSelect” /> serve para executar uma ação, que no caso é selection, e o update atualizado o form. Dessa forma estamos forçando o datatable a executar o selection?
Muito obrigado!
Apenas para registrar informação, tudo funcionol, porém, o dialog não vinha com as informações do objeto renderizado no inputText. Para resolver bastou inserir um update=“modalTesteEditar” no botão editar e o dialog foi carregado com o valor do objeto.
Obrigado a todos que ajudaram!
Pelo que eu entendi, é ao contrário, RowSelect faz uma solicitação ajax quando uma linha da tabela é selecionada. E como o selection já tem o objeto preenchido com os valores, ele indica através do update qual formulário deve ser atualizado com o valor recuperado.