[RESOLVIDO] Erro corrigido pelo professor, mas

Olá pessoal!
Tudo certo??
Pessoal, estou fazendo o diagrama de classes, e quando fui mostrar ao meu professor hj, ele corrigiu dizendo que os meus métodos de uma certa classe não precisa receber como parametro os próprios atributos de sua classe. Ou seja, quando os atributos e as classes estão em uma mesma classe, os métodos não precisam receber os atributos (desta mesma classe) como parametros pois estes tem acesso a eles.
Surgiu uma dúvida agora que eu não perguntei. Sobre quando os atributos são private. Acabei pesquisando e cheguei a conclusão que isso se aplica mesmo que os meus atributos sejam private, correto? Porque o private só é “PRIVATE” realmente para tudo que está fora da classe, correto?

Uma outra dúvida é:
Eu tenho alguns métodos que estarão disponíveis apenas para usuários administradores, são eles:
administradorAlterarSenha (isso será utilizado quando um usuário errar a senha mais de 3 vezes, então o administrador altera a senha)
desativarUsuario
excluirUsuario

Seria uma boa eu criar uma classe AdministradorUsuario?

Muito obrigada!

Vamos lá…
dina, vc está correta, em java, os modificadores de acesso são para a classe e não para as instâncias, isso significa que apenas outras classes não podem acessar diretamente a um atributo com o modificador de acesso private.
Quanto a segunda duvida, seria mais interessante vc criar classe perfil, com isso vc pode testar se o usuário logado tem o perfil de administrador, com vc ganha mais flexibilidade, vc pode marcar o perfil administrador da forma que deseja, com um atributo boolean, ou sendo sempre o perfil com id igual a 1, ou com atirbuto referenciando siglas que vc irá pré difinir, fica a seu critério.

Gostaria de fazer algumas observações sobre sua classe:
1-Não use ‘atributo’_‘classe’ tipo ‘cod_usuario’, vc já está dentro da classe usuário, é óbvio que o ‘cod’ é do usuário, se for de outra entidade, pode significar que seu modelo está pouco coeso (isso vale para métodos tb).
2-Use padrões JavaBean para nomeação, método devem estar em camel case, o método alterarSenha não começando com letra em caixa alta.

Para curiosidade: Isso não tem a ver com sua dúvida, mas depois se tiver curiosidade procure pelo design pattern (padrão de projeto) DAO (Data Access Object) e MVC (Model View Controller).

[]'s

Bruno, muito obrigada pela resposta.
Foi muito esclarecedora…!
:slight_smile:

Procurarei sobre MVC e DAO…!
:wink:

Valeu mesmo…!!

[quote=dina]Bruno, muito obrigada pela resposta.
Foi muito esclarecedora…!

Procurarei sobre MVC e DAO…!
:wink:

Valeu mesmo…!![/quote]

Bastante conteúdo sobre MVC poderá ser encontrado aqui!
Tanto teoria quanto implementação! E um pouco de Camadas, Pattern Observer, MVP e Exception’s.

Espero ter ajudado! :wink:

Obrigada Pedro!!