[RESOLVIDO] Esclarecimento em contrutor de thread

7 respostas
jks1903

Pessoal, estou estudando threads e implementando meus primeiros exemplos com o NetBeans.

em determinado momento eu quis iniciar a thread no instante em que a mesma fosse construída, porém o NetBeans exibiu um alert, informando que era uma prática perigosa. Porém não encontrei uma explicação.

Alguém poderia me dizer o porquê que “não posso” iniciar uma thread em seu método construtor?

Obrigado.

7 Respostas

rmendes08

To achando interessante a sua dúvida, mas posta o código pra ficar mais claro.

Le_Java_Reis

Boa Tarde jks1903;

Você “pode sim” iniciar uma Thread em seu construtor não se torna uma boa prática devido o não uso de variáveis de referência impossibilitando o uso do encapsulamento,polimorfismo e ainda mais no caso de Threads devido a mesma fazer uso da referência ao objeto Thread() para invocação de métodos importantes(join();…) e o iniciar(start():wink: uma Thread utiliza a unica instância que se refere a Thread em execução…

Espero ter ajudado em algo, bons estudos.
Leandro Reis

jks1903

Bom, assim.

Como estou no início dos estudos fiz o seguinte.

Criei duas threads que alteram o valor de determinada variável.
Uma soma e outra diminui.

Aí, lá no main, eu instancio as threads e em seguida iniciava a execução das mesmas.
Para não ser necessário implementar o start no main, eu fiz isso no construtor de cada thread. Porém não há erro de execução nem compilação, apenas um alert.

Dizendo o seguinte:

“Starting a new Thread in constructor is dangerous and should be prevented.”

Código da thread:

public class Escrita extends Thread{

@Override
    public void run(){
        /*
          implementação da thread...
        */
        }

}

public Escrita(int vlrOp) {
        start(); // NESSA LINHA OCORRE O ALERT
    }

}

Vlw.

Le_Java_Reis

jks1903