[RESOLVIDO] Estrutura padrão para desenvolvimento de sistema

8 respostas
WesleyAvila

Boa tarde a todos!
Estou começando no universo java e gostaria de saber como modelar minha estrutura de classes.
Abaixo coloquei o que imagino que deve ser.

Aplicação (Visão (Sistema desktop))
Interface Fachada | implementação fachada
Modelo (Classes VO)
Interface Negocio | implementação Negocio (Classes BO)
Interface DAO | implementação DAO (Classes de transação com banco de dados)
Conexão (Classe com conexão ao banco de dados (Sigleton ou Pool de conexões?))
Arquivo proprerties com dados de configuração do banco de dados e outros

A ideia inicial é de não usar frameworks, preciso inicialmente entender como funciona o básico para sentir as necessidades.

Agradeço desde já!

8 Respostas

mario.fts

Cada caso vai requerer um modelo diferente, não da pra definir uma estrutura padrão que atenda bem todos os casos.

Perguntas sobre a sua proposta:

Pq vc precisa de um facede?
pq vc precisa separar comportamento e dados? (VO + BO, Modelo Anêmico)

Os padrões de projeto servem pra resolver problemas recorentes. Se vc não tem o problema, vc não precisa utilizar o padrão.

vou te dar um exemplo, sobre vos e bos: http://www.fragmental.com.br/wiki/index.php?title=Evitando_VOs_e_BOs.

WesleyAvila

A ideia é justamente essa, saber o que usar. O sistema já funciona em web (asp + sql-server) e gostaria de começar a construir outro em java + Flex.
O sistema tem muitas tabelas, mas é de baixa complexidade, basicamente são cadastros de código e descrição e em outras partes a ligação entre essas tabelas.
É um sistema de orçamento bem simples onde cadastro a minha previsão de despesa.

O que eu entendi sobre Facade é que é uma classe que contem todos os métodos de outras classes, podendo assim, ter um único ponto de acesso da minha visão para o controle.