[RESOLVIDO]Executar método java no HTML

Estou tentando executar um método de uma classe DAO numa tag HTML

A tag é a seguinte:
a href=“listarColaboradores.jsp” title=“daocolaborador.consultarUm(${equipamento.responsavelId})” class=“badge badge-warning” target="_blank">${equipamento.responsavelId}

o método consultarUm é um método da classe DAO a seguir:

public String consultarUm(int id){
String sql = “select nome from colaborador where id=?”;

try{
		PreparedStatement stmt = connection.prepareStatement(sql);
			stmt.setInt(1, id);
		ResultSet rs = stmt.executeQuery();

if(rs.next()){
			String nome = rs.getString(1);
			return nome;
		}

rs.close();
		stmt.close();
		return null;

}catch(SQLException e){
		throw new RuntimeException(e);
	}

}

Eu já fiz o teste e o método funciona normalmente, o problema é que não consigo executá-lo dentro da tag do html, é realmente impossível ou tem alguma forma de fazer?
Obs: daocolaborador.consultarUm(${equipamento.responsavelId}) << essa parte está assim porque estou usando JSTL

Mas qual a razão pela qual você pretende fazer isso?
Cara, chame uma servlet e, na servlet, chame a classe DAO.

É que eu precisaria que o nome aparecesse no título da Tag sabe? quando passasse o nome em cima do link aparecesse lá, um nome diferente para cada um dos links.

Não consigo pensar em como fazer isso com Servlet porque não tem um botão para fazer um request, é simplesmente um title, não vai ser clicado, só vai existir um hover

Independente de onde vai mostrar o que quer que seja, faça do jeito certo.

A página nunca será aberta? Pois, se for, existe um request, não?

Para usar código java em “html” (JSP)… use o JSTL, mas siga a recomendação do darlan.

<%@ taglib prefix="c" uri="http://java.sun.com/jsp/jstl/core" %>

<%VerificaUsuario verifica = new VerificaUsuario(); if (request.getSession().getAttribute("loginUsuario") != null) { %>

Deixei um exemplo de como ficaria no código, seu código ficará dentro desta tag <% %>

Assim, quando a página é aberta, ela já vem de um request de um outro Servlet que me mostra uma tabela com os dados do banco, sendo que nessa tabela tem um campo específico que eu preciso que quando o usuário passar o mouse por cima, apareça a mensagem com o dado de uma outra tabela do banco. Entende?

E por que razões você não manda para a tela exatamente aquilo que precisa?
Se a requisição já vem de uma outra servlet, essa servlet deve prover TUDO o que a tela vai precisar entendeu?
A não ser que você utilize ajax, aí são outros 500

O método que eu utilizei foi usar a seguinte tag do JSTL:
<c:set var=“nomeColaborador” value="${daocolaborador.consultarUm(equipamento.responsavelId)}"></c:set>

e no html:
<a href="#" title="${nomeColaborador}"

Darlan, eu ainda não entendo muito de Servlet então não sei exatamente como fazer o que você propôs, usei JSTL para suprir o déficit.

Por nada rsrs…