Pessoal, resolvi estudar Java por apostila depois de ler as respostas do meu outro tópico e já que aqui não tem nenhuma escola com o curso.
Comecei fazendo esse exercicio conforme o enunciado abaixo:
1) Na empresa onde trabalhamos, há tabelas com o quanto foi gasto em cada mês. Para fechar o balanço do primeiro trimestre, precisamos somar o gasto total. Sabendo que, em Janeiro, foram gastos 15000 reais, em Fevereiro, 23000 reais e em Março, 17000 reais, faça um programa que calcule e imprima o gasto total no trimestre. Siga esses passos:a) Crie uma classe chamada BalancoTrimestral com um bloco main, como nos exemplos anteriores;
b) Dentro do main (o miolo do programa), declare uma variável inteira chamada gastosJaneiro e inicialize-a
com 15000;c) Crie também as variáveis gastosFevereiro e gastosMarco, inicializando-as com 23000 e 17000, respectivamente,
utilize uma linha para cada declaração;d) Crie uma variável chamada gastosTrimestre e inicialize-a com a soma das outras 3 variáveis:
int gastosTrimestre = gastosJaneiro + gastosFevereiro + gastosMarco;e) Imprima a variável gastosTrimestre.
2) Adicione código (sem alterar as linhas que já existem) na classe anterior para imprimir a média mensal de
gasto, criando uma variável mediaMensal junto com uma mensagem. Para isso, concatene a String com o
valor, usando "Valor da média mensal = "+ mediaMensal.
Eu só não compilei porque não consegui instalar o JDK aqui no trabalho, mas vocês poderiam pelo menos dizer se estou no caminho certo?
class BalancoTrimestral {
public static void main (String[] args) {
// Declara variavel de gasto para cada mes
int gastosJaneiro = 15000;
int gastosFevereiro = 23000;
int gastosMarco = 17000;
// Declara variavel com o gasto total no trimestre
int gastosTrimestre = gastosJaneiro + gastosFevereiro + gastosMarco;
// Imprime gasto total
System.out.println(gastosTrimestre);
// Declara variavel com a media mensal
int mediaMensal = gastosTrimestre / 3;