[RESOLVIDO] exportando postgres

9 respostas
lpw

[size=18] Olá, eu estou com uma dúvida, ainda estou começando a trabalhar com JDBC e gostaria de saber como resolver este problema:

É o seguinte, eu criei um programa simples de cadastro de pessoas inserindo apenas um ID PK serial, nome, idade e email (apenas de teste mesmo), bom, fiz um código bem simples para isso utilizando JOptionPane e criei um .jar para esta aplicação, bom rodando na minha maquina esta tudo OK (afinal de contas o DB esta aqui) porém eu gostaria de utilizar essa minha aplicação em uma maquina diferente, como faço isso?

Tenho que jogar para o meu .jar o DB? Onde eu acho ele?

Se possivel me passar o procedimento ou um bom tutorial de como proceder, a aplicação seria localhost, porém nesta maquina que não contém nem o postgres instalado, pretendo nem instalar, pois penso que se fosse uma aplicação séria, eu não iria dizer para o meu cliente instalar o postgres não é?

Bom, eu realmente não sei o procedimento, por isso peço ajuda de vocês.

Desde já, obrigado.[/size]

9 Respostas

fabiocortolan

Cara, tentei encontrar algum tutorial na internet q te ajudasse mas não achei, então vou expor minhas idéias e vc pode tentar pesquisar em cima, blz.
Se não estou enganado vc vai precisar instalar pelo menos o cliente do postgresql, no caso do Windows acho q o exe de instalação já te dá essa opção, e no linux vc tem algumas opções d pacotes de instalação q fazem a instalação da biblioteca q vc precisa, nesse link tem a explicação de cada uma (no linux): http://wiki.postgresql.org/wiki/RPM_Installation.
Outra alteração será na conexão da sua aplicação, obviamente vc terá q apontar a conexão para seu servidor, geralmente eu uso arquivos properties para configurar essas conexões, facilita a manutenção se vc for instalar em mais de um cliente (empresa).
A instalação do postgre é tranquila, já o properties, se vc não conhece acho q seria interessante dar uma olhada.

A

Cara é como o fabiocortolan disse. Nesse caso vc terá uma arquitetura Cliente x Servidor, onde vc terá um servidor de banco de dados e uma ou mais aplicações cliente compartilhando esse mesmo banco de dados.

lpw

Bom, primeiramente eu agradeço a atenção de vocês e as dicas informadas.

Vou explicar melhor o meu caso, eu ainda estou iniciando no desenvolvimento Java com DB e resolvi desenvolver uma aplicação de teste, criando uma mini agenda, sem muitos recursos, apenas adicionando pessoas e mostrando elas, é uma aplicação local, porém eu gostaria de instalar em outro PC, que também terá uma agenda local sem que uma tenha envolvimento com a outra, porém eu estou usando o postgres para fazer o banco e gostaria de enviar o banco, com as tabelas todas junto da aplicação, para que quem for usar não tenha que instalar todo o pacote do postgres com o pgAdmin III e tudo mais.

fabiocortolan

Nesse caso vc precisará term um servidor rodando o postgresql, então vc terá q instalar o postgre na máquina q vai rodar a aplicação, pode até não instalar o pgAdmin, mas o servidor terá q ser instalado. Existem alguns softwares q criam setups para instalação de programas, dá uma olhada neste link: http://www.guj.com.br/java/238081-como-distribuir-aplicacao-javapostgresql.
Como vc está começando e a aplicação é bem pequena, uma idéia seria usar SQLite, nesse caso vc tem apenas um arquivo funcionando como banco de dados, é bem mais simples para distribuir.

lpw

Obrigado fabiocortolan

Vou dar uma olhada no SQLite, alguma dica ou tutorial?

Eu não sou muito bom com DBs e o que eu melhor me acertei foi o postgres, por isso dei essa preferencia para ele, não conheço muito bem os outros, vou dar uma olhada nesse post que tu me mandou.

fabiocortolan

Tem esse abaixo, não li quase nada dele mas parece bem completo:
http://www.tutorialspoint.com/sqlite/sqlite_java.htm

Sobre o postgres, eu uso ele sempre q posso, é meu preferido, porém, há casos e casos e sempre temos q nos adaptar ao q for melhor para nosso cliente e aplicação :wink:

lpw

É verdade, falou tudo, eu também gosto muito do postgres, pois é o que eu mais me entendi, mas vou dar uma olhadinha, nesse tutorial, acabei vendo a existencia do H2 que também foi muito bem falado, vou pesquisar sobre ele também, ver o que eu aprendo mais facil.
Obrigadão pela ajuda! :smiley:

fabiocortolan

Não esqueça de marcar o tópico como [RESOLVIDO] blz.

lpw

Não sei se fiz certo, só alterei o titulo dele.

Criado 17 de julho de 2013
Ultima resposta 17 de jul. de 2013
Respostas 9
Participantes 3