[Resolvido]Fazer ou não uma Pos - Graduação? Qual?

31 respostas
marciojesus

Estou concluindo o Bacharel em C/C, e gostaria de continuar estudando, e estou pensando em fazer Pos - Graduação, mas não sei qual, pensei em analise de sistemas, engenharia de software ou até mesmo Java, na FIAP tem uma pos de 1 ano e meio de apenas Java
Outros conhecidos ja acham interessante eu fazer algo ligado a gerência, administração, consultoria etc ligadas a TI.
Atualmente sou um entusiata a programador Java, e estou estudando para certificação, e gostaria de programar em java, fazer parte de um projeto, uma equipe de desenvolvimento etc e entrão, um dia dizer cansei de programar, se e que isso e possivel AHAHAHAHAH
Valeu pela ajuda, caso alguem queira dar uns palpites ou ideias.

31 Respostas

Rodrigo_Sasaki

Eu mesmo pensei em fazer essa pós da FIAP que é desenvolvimento de aplicações Java com foco em SOA, não é isso?

Mas depois de ver a grade eu desanimei um pouco, teria que ver java tudo denovo, os básicos, tudo desde o começo. Aí vi que estaria fazendo a pós simplesmente pra ter um título melhor, rs. Então deixei isso pra depois.

tudo vai depender do seu foco, você quer ser programador? Talvez não seja a melhor hora de fazer um curso com foco gerencial (que aborda assuntos importantes e interessantes também, como estimativas, metodologias de como se tocar um projeto, etc.)

Mas depois da minha formação superior fico cético quanto à relação Formação Acadêmica x Conhecimento.

Mas essa é minha opinião, pra mim a pós-graduação não é uma prioridade agora. Agora se eu fosse fazer, faria essa mesma que você citou.

adornes

Ae Márcio!

Isso poderia render uma longa discussão. Mas vou tentar de forma breve te dar uma visão do meu sentimento quanto a estratégica de estudos.

Em primeiro lugar, começar a estudar algo de âmbito gerencial poderia criar uma lacuna prejudicial na sua carreira, ou seja, um conhecimento técnico pouco consolidado e um conhecimento gerencial nada consolidado (só teórico). Então, a empresa que quiser um experiente desenvolvedor, não verá esse perfil em você, e a que quiser um boa gerente/coordenador/líder também não encontrará este perfil em você.

Então, minha recomendação seria que você buscasse por conta (e com muita disciplina) aprofundar seu conhecimento técnico. Começando pelo Java (que é o nicho que você já está) e depois partindo para outras linguagens para expandir sua visão. Estude Ruby on Rails, por exemplo. Talvez .Net. Aprimore bastante seu conhecimento técnico, fazendo o máximo para associar todo esse estudo com experiência prática (projetos reais, etc.). Aí lá na frente, se você ainda tiver interesse, vai para a área de gestão, liderança de equipe, etc., mas aí você terá consolidado bem esta primeira etapa.

Mas, como disse, isso gera uma longa discussão, e uma das melhores coisas na vida é buscar diversos conselhos sobre o que você pretende decidir. Assim você junto o máximo possível de conselhos de pessoas que você sabe que conhecem o mercado, as universidades, etc., e consegue ter um norte mais seguro.

Abraço

marciojesus

Muito Obrigago pela ajuda, pois estou pensando em engenharia de software ou esse de java, até pensei em analise de sistemas.
Falta um semestre, até lá espero ter me decidido.
Grato pela ajuda.

adornes

Ae Márcio!

Legal a dica do digaoneves tb.

Acho que um ponto chave que você deve levar para toda a vida é:

Conhecimento x Experiência

Aprofunde o conhecimento, sim, o máximo que você puder, mas nunca deixar de associá-lo com a experiência prática. Pois teoria sem prática te deixa completamente perdido no mercado, exceto para ser professor, e mesmo assim, em poucas instituições de ensino.

E pós ou mestrado só para ter o título é um baita tempo e esforço desperdiçado.

Dê cada passo com muita estratégia, e não esqueça de buscar muitos conselhos.

Abraço

marciojesus

Fico me perguntando porque não era membro de um forum antes, muito obrigado pela ajuda e vou me focar na certificação e me preocupar com a Pos quando for necessario, pois amigos me disseram que e perca de tempo, o negocio e certificações, e um dia uma pos ou mestrado…valeu a ajuda.

adornes

Isso aí cara!

Certificação também é um assunto que dá muita discussão.
Mas, eu tenho algumas certificações, e minha opinião é que a certificação nunca deve ser defendida como uma indicação de grande experiência, pois é fato que não é isso, mas sim, deve e pode ser defendida como um conhecimento relativamente bom dos fundamentos da tecnologia/metodologia em que você se certificou.
Então, sendo assim, as empresas podem sentir um pouco mais de segurança ao ver o seu currículo e ver que você tem determinadas certificações. Podem não te contratar como um experiente desenvolvedor, mas vão saber que você não é leigo.

O mais valorizado é (e sempre vai ser) a experiência. Mas, neste teu momento, vale sim a pena investir em certificações e projetos pessoais.

Forte abraço!

marciojesus

Valeu novamente, mas deixa eu fazer uma pergunta, dizem que no sul, que a setor de tecnologia e bem desenvolvido e precisa de muita mão de obra, isso e verdade? estou cansado de SAMPA, preciso de ares novos hahahah.

adornes

Cara, aqui no sul tem bastante mercado sim, e bastante empresa nova aparecendo, inclusive grandes empresas se instalando em centros tecnológicos como o Tecnopuc e o Tecnosinos, nos campus dos centros universitários PUCRS e Unisinos, respectivamente.
O movimento tá forte. Vale a pena você dar uma conferida.
Quanto ao salário, sempre ouvi dizer que SP paga bem mais, no entanto o custo de vida é mais alto, o tempo gasto com trânsito tb, etc. Então, a qualidade de vida seria melhor aqui. Mas isso também pode ter opiniões diversas.

Em resumo, vale a pena dar uma conferida.

marciojesus

Termino o bacharel este ano e com certeza tiro minha certificação também, e vou dar umas voltas por ai, chega de transito, violencia etc, SAMPA paga bem, mas sua saude mental, psicologica, pessoal, etc vai pro saco, tudo gera briga, stress, cansaço etc…
valeu a dica e ajuda

maior_abandonado

eu não li todos os comentários até agora mas enfim…dando minha opinião…

pós graduações relativas a linguagem de programação não são uma coisa la muito bem valorizada no mercado (com razão na minha opinião), por que estas tecnologias vem e vão… se você quer alguma coisa mais relacionada ao lado técnico, eu indicaria alguma coisa assim mais “conceito x” e menos “tecnologia x”, um exemplo que ainda entra nessa pós seria SOA, mas parece que o foco principal dela é java e não soa, mas também poderia ser arquitetura, IA, engenharia de software, scrum, alguma coisa relacionada a matemática…algo do tipo… a maioria das pós são relacionadas a coisas mais administrativas (e aliás acredito que engenharia de software ainda entre em muitas coisas administrativas no lado de processos)… eu tinha visto dois casos, os dois links abaixo eu gostei da lista dos assuntos abordados, mesmo no caso do segundo que acho que tem mais coisa mais administrativa, talvez não seja bem o seu foco:

https://academico.faap.br/faap_pos2010/cursos/conteudo/pdfs/manual/CEDS_21.pdf

http://www.fiap.com.br/mba/mba-em-engenharia-de-software-orientada-para-servicos-soa/grade-de-disciplinas/

editando… da uma olhada no conteudo deste, de repente vocÊ vai gostar (eu gostei).

marciojesus

Muito Obrigado pela dica.

Tchello

Cara, serei bem sincero e direto:
Pelo naipe das suas dúvidas da pra perceber duas coisas:
Primeiro, você é muito novo na área e tem muito chão ainda pra caminhar.
Segundo, você não tem ideia pra onde ir nem por onde começar, o que nos remete ao primeiro ponto: você tem muito chão pelo caminho.

Tchello

Falando um pouco sobre o que o maior_abandonado começou, na minha opinião quase nenhuma pós-graduação hoje no país presta.

marciojesus

Grato pela sinceridade, mas vc esta certo sou novo na area de tecnologia, apenas alguns meses, (9), sem falar a facu que apenas percebi que e apenas enrolação, o papel e importante , mas percebi que preciso estudar muito por fora e fazer muitos cursos a parte. mais value a ajuda assim mesmo.

igor_ks

aproveitando a sinceridade :slight_smile:
Voce, marciojesus, pelos topicos que vc abre, está parecendo um cara mto focado e mto empenho e interessado. Isso é o principio de tudo, ninguem aprende apenas fazendo cursos pra lá e cursos pra cá.

Vai fundo cara, foca em terminar faculdade, tirar certificacao e arranjar um trampo com java

marciojesus

Valeu pela honestidade, tenho estudado 4 a 8 horas diariamente seguindo os livros passo a passo, e imprimi todas as apostilas da caelum, depois que estuda-las vou fazer um curso lá, vou insvestir R$ 4.000.00, 100 hrs de curso, estou sem trabalho ou estagio, entao chego das entrevistas e estudo, da facu e estudo dos treinos(triathlon) e estudo e assim todos os dias, termino um livro ja pego outro…
fico muito feliz em saber que tem caras bacanas igual a vc e outros que acreditam que a fé, coragem, vontade e determinação podem fazer diferença em nossas vidas.
MUITO OBRIGADO POR SUAS PALAVRAS…

adornes

Ae Márcio!

Reforçando o apoio dos colegas e aproveitando tuas próprias palavras, “fé, coragem, vontade e determinação” fazem TODA a diferença! Só acrescentaria nessa lista a Estratégia que mencionei antes. Aí tu vai ser O CARA em pouco tempo.

Forte abraço!

marciojesus

Opa claro, sempre releio os post para ver se não esqueci alguma coisa ou dica importante como as suas.
Valeu e fico muito otimista que optei pela carreira certa, (Trabalhei em tv 8 anos e cansei), decidi partir para novos desafios, e seja como deus quiser…
Muito Grato pelo seu tempo, e por partilhar suas ideias e conselhos comigo, valeu.

RiQuInHo_

já penso que não vou kerer algo voltado para promador isso ja esta minha mente kero programar ate uns 30 anos para baixo acho que é o maximo para mim…

pensando da minha forma é claro.

carloshsamaral

Cara eu tbm estou na mesma situação que vc , começei a ver java esse periodo na faculdade e to estagiando já, cara temos muito que aprender, eu acho (na minha humilde opinião), que pós em faculdade particular não presta ( deixo bem claro que não são todas) pra vc poder fazer uma pos em algum lugar só vendo muitas coisas, se fosse em uma publica acho que valeria a pena, e certificação eu não sei direito tbm sou novo tenho 3 semestres só no mundo de TI, acho que são validas como um amigo falou a empresa não te ve como um leigo …

Outro falou de “fé, coragem, vontade e determinação” eu foco isso, na verdade não com essas palavras e sim como o Projota fala smp, Foco, força e fé ! Se vc está afim não abaixe a cabeça corra sempre, estude e de a cara a tapa, e não minta em entrevista de emprego, acho maior burrada, já fiz diversas e sempre falei a verdade, deixei claro todos os pontos, smp quis aprender, arrumei esse estágio e já me matriculei num curso de java aqui no RJ. Boa sorte pra vc e pra mim nessa nossa caminhada no mundo de TI !

Tchello

carloshsamaral:
…eu acho (na minha humilde opinião), que pós em faculdade publica não presta ( deixo bem claro que não são todas) pra vc poder fazer uma pos em algum lugar só vendo muitas coisas, se fosse em uma publica acho que valeria a pena…

Essa frase é contraditória.
Poderia retifica-la afim de expressar verdadeiramente sua opinião por favor?
Obrigado.

carloshsamaral

Tchello:

Obrigado.

O que eu quis dizer é que nem todas as faculdades privadas são boas, eu sei um cara que fez pos em java numa Universidade aqui no RJ que está no meu curso de JAVA, pq quem era o professor dele ( é meu professor tbm da faculdade ) é um tremendo fanfarrão… Então antes de fazer algo, conheça os campus, fale com o pessoal do campus, veja na internet algo da faculdade, as recomendações e etc …

Tchello

carloshsamaral:
Tchello:

Obrigado.

O que eu quis dizer é que nem todas as faculdades privadas são boas, eu sei um cara que fez pos em java numa Universidade aqui no RJ que está no meu curso de JAVA, pq quem era o professor dele ( é meu professor tbm da faculdade ) é um tremendo fanfarrão… Então antes de fazer algo, conheça os campus, fale com o pessoal do campus, veja na internet algo da faculdade, as recomendações e etc …

Referia-me as universidades públicas.

carloshsamaral

Tchello:
carloshsamaral:
Tchello:

Obrigado.

Referia-me as universidades públicas.

Acho que só pelo fato de você ter estuda para a faculdade pública é um grande diifença, como estudar para um certificação isso mostra que vc se esforçou para entrar naquela X faculdade…

marciojesus

Valeu pelo conselho, de ambos, mas com certeza vou ter que estudar muito até conseguir a tão sonhada vaga de programador java, (risos), e agradeço pelo insentivos de todas as formas, valeu e muito obrigado, falta pouco e termino mas um livro, rumo ao JSP & Servlets,…

Tchello

carloshsamaral:

Acho que só pelo fato de você ter estuda para a faculdade pública é um grande diifença, como estudar para um certificação isso mostra que vc se esforçou para entrar naquela X faculdade…

A grande questão é se você leu o que você escreveu.
Note:

Leu agora? Não faz sentido com o que você está dizendo no resto da frase e nos posts seguintes.

carloshsamaral

agora eu entendi, eu pulei a virgula ! foi mals ! estava no estágio e escrevi rapido demais !

leandronsp

Ê fase boa de tudo ser incerto, criar expectativas, planejar coisas e mais coisas, ir em todos os eventos, ter ânimo pra fazer de tudo e querer dominar a “sopa de letrinhas” do mundo de TI de uma vez só…

Eu não diria mais nada, continue assim. Mas essa invenção maluca de pós em Java me obrigou a dizer mais:
Só tira da tua cabeça essa ideia de querer pagar uma PÓS GRADUAÇÃO pra aprender Java e SOA. Amanhã vai ver que isso tudo (e toda a sopa de letrinhas da TI) é tão simples que fará parte do seu aprendizado diário.

Pós Graduação é para coisas que envolvem mais uma base científica ou gerencial que, somadas a tua experiência, irão te agregar um raciocínio melhor das coisas e resolução de problemas. Java e SOA você aprende diariamente com cursos, livros, etc.

Por último, e eu acho o mais importante, aprimore seu inglês constantemente.

marciojesus

Valeu, estou deixando isso para depois, quando estiver na area e programando muito, ai volto a pensar nisso, primeiro a graduação falta pouco e claro a certifição.
Grato pela ajuda.

marciojesus

marciojesus:
Estou concluindo o Bacharel em C/C, e gostaria de continuar estudando, e estou pensando em fazer Pos - Graduação, mas não sei qual, pensei em analise de sistemas, engenharia de software ou até mesmo Java, na FIAP tem uma pos de 1 ano e meio de apenas Java
Outros conhecidos ja acham interessante eu fazer algo ligado a gerência, administração, consultoria etc ligadas a TI.
Atualmente sou um entusiata a programador Java, e estou estudando para certificação, e gostaria de programar em java, fazer parte de um projeto, uma equipe de desenvolvimento etc e entrão, um dia dizer cansei de programar, se e que isso e possivel AHAHAHAHAH
Valeu pela ajuda, caso alguem queira dar uns palpites ou ideias.

carloshsamaral

Marcio Jesus amigo, acredite se quiser, hoje eu voltando da Cidade de Petrópolis para a minha casa comprei 2 revistas 1 de TI e outra falando de TI e RH, tem uma matéria que eles falam com diversas pessoas e tem o Fabio Santana de 40 anos, gerente de Sistemas de gestão de uma mineradora de BH, quando terminei de ler oque ele dize na entrevista lembrei desse tópico.

Ai cada um tira sua conclusão !

Trecho retirado da Revista Você S/A 04/2012.

Criado 3 de maio de 2012
Ultima resposta 6 de mai. de 2012
Respostas 31
Participantes 9