[Resolvido] Fazer scjp 5 ou esperar a 6

8 respostas
charlesbraw

Galera,
Estou querendo fazer a prova scjp, estou estudando um pouco ainda, termino minha monografia agora em julho e fico livre da faculdade.
Sendo assim terei mais tempo para me dedicar ao java. Tem um grande problema, meu inglês é péssimo(vou começar a melhorá-lo agora) e não gostaria de fazer a prova em inglês já que terei que enfrentar o java e traduação.

Preciso fazer essa prova o mais rápido possivel (de preferência até setembro no máximo) e ainda não existe a scjp 6 em português. Quando será que vai sair em português? dependo o tempo que demorar para sair eu ainda prefiro esperar.
Valeu.

8 Respostas

William_Alves

Olá Charles,

O nível do Inglês da prova não é muito complicado, as questões são formadas por frases curtas, e você deve levar em consideração que a maioria dos simulados, principalmente os melhores estão em Inglês o mesmo nível da prova.

Cheguei a fazer a SCJA em Português e a SCJP 6em Inglês, a primeira por ter a mesma duvida que você e receio de que o inglês me atrapalhasse, mas conclui que ele não atrapalha por não exigir muito vocabulário, e o contexto da questão ajuda muito basta se focar nos conceitos. Para as demais provas sim você precisará do Inglês mais afiado.

Aconselho você a estudar para fazer a SCJP 6 mesmo em Inglês, pois ainda não há previsão dela em português, é a mais atual e você vai estudar alguns itens novos da API . Caso você opte pelo português se tem pressa faça a SCJP 5 mesmo porque não acredito que saia a versão da 6 em português tão ja, se sair, com as mudanças da Oracle e com o Java 7 na area.

Bons Estudos!

el_loko

charlesbraw:
Galera,
Estou querendo fazer a prova scjp, estou estudando um pouco ainda, termino minha monografia agora em julho e fico livre da faculdade.
Sendo assim terei mais tempo para me dedicar ao java. Tem um grande problema, meu inglês é péssimo(vou começar a melhorá-lo agora) e não gostaria de fazer a prova em inglês já que terei que enfrentar o java e traduação.

Preciso fazer essa prova o mais rápido possivel (de preferência até setembro no máximo) e ainda não existe a scjp 6 em português. Quando será que vai sair em português? dependo o tempo que demorar para sair eu ainda prefiro esperar.
Valeu.

Se vc não se sente confiante no inglês faça a scjp5. Não vejo pq esperar por uma coisa que pode demorar muito ou nem acontecer.

charlesbraw

Galera, obrigado a todos.
Meu inglês é muito fraco, programo a mais ou menos 1 ano e meio (não com java) e sei somente coisas básicas mesmo.
Vou fazer alguns testes em inglês para ver meu nível de dificuldade.

Em relação a scjp 5, vocês acham que logo ela perderá mercado? digo no sentido das empresas já cobrarem a scjp 6. Sei que se você fez a 5 é porque tem conhecimentos e fazer a 6 é uma questão de pouca adaptação, mas alguns empresas insistem em querer sempre a mais nova, é claro. Então como vocês acham que será a aceitação da certificação?

William_Alves

charlesbraw:
Galera, obrigado a todos.
Em relação a scjp 5, vocês acham que logo ela perderá mercado? digo no sentido das empresas já cobrarem a scjp 6. Sei que se você fez a 5 é porque tem conhecimentos e fazer a 6 é uma questão de pouca adaptação, mas alguns empresas insistem em querer sempre a mais nova, é claro. Então como vocês acham que será a aceitação da certificação?

No meu ponto de vista acho que as empresas não exigiram a versão 6, pois até onde sei poucos projetos(dos grandes) ja utilizam efetivamente a versão J2SE 6, o ideal é a versão mais atual do exame mais não por pedido das empresas.
Se realmente daqui a X tempos, passarem a exigir versão basta atualiza-la.

Leve em consideração quando você for tirar uma certificação não apenas o retorno $$ que você possa ter ou não e nem se a empresa X exige, parta do principio que o mais importante é o conhecimento adiquirido durante o estudo e o quanto você domina determinado conceito ou tecnologia, é fato que existem alguns certificados com uma qualidade inferior a esperada pelo mercado assim como muitos profissionais não certificados que manjam muito. Aprendi por aqui mesmo e quando fui trocar de empresa observei que o certificado ajuda mais procure empresas que valorizem o seu conhecimento e experiência, você observará que as certificações seram um diferencial no começo depois que você adquirir mais exp. e tiver mais tempo de mercado verá que o retorno dela diminui e passará a ser valorizado pela sua capacidade. Sendo assim pratique , codifique e tire suas duvidas ao máximo em seu estudo para absorver tudo quanto precisará para desempenhar um bom trabalho.

Concordo, na duvida manda ver na versão em Portugês e esquece o lance de versão, mas vai aprimorando seu Inglês.

Abraços.

charlesbraw

Boa William,
Estou dedicando mesmo quero muito aprender java, agora que estou finalizando a graduação vou poder me dedicar mais a essa linguagem.
Quero muito entrar para o mercado de trabalho, porém como não tenho experiência em java fica dificil de ser contratado já que meus conhecimentos são muito limitados.
Como você disse, é hora de aprender muito, comprei alguns livros e estou estudando outros materiais, como da caelum por exemplo.
Valeu galera.
Vamos continuar na luta hehehe.

William_Alves

charlesbraw:
Boa William,
Estou dedicando mesmo quero muito aprender java, agora que estou finalizando a graduação vou poder me dedicar mais a essa linguagem.
Quero muito entrar para o mercado de trabalho, porém como não tenho experiência em java fica dificil de ser contratado já que meus conhecimentos são muito limitados.
Como você disse, é hora de aprender muito, comprei alguns livros e estou estudando outros materiais, como da caelum por exemplo.
Valeu galera.
Vamos continuar na luta hehehe.

Isso ae veio, corre atras mesmo, a galera esta aqui pra te apoiar e ajudar. Além de ter a certificação como meta, aproveita pra estudar alguns frameworks vão te ajudar muito mesmo, e vai procurando uma vaga como estagiário, trainee etc, logo você esta por aqui contando que passou na prova e que arrumou emprego.

Fuuii…

ps.quando vc decidir qual prova fazer vc coloca um [RESOLVIDO] no titulo do post.

ricardo13

Também passei pelo mesmo acontecimento. Faltava confiança !!
Mas depois que vc faz um mocks em inglês vc percebe em qual lingua será melhor.

Particularmente, eu achei a prova de português (quando fiz para SCJA) muito ruim. Se em inglês vc tem q “traduzir”, a prova em português vc tb vai ter q “interpretar”.
Na época a tradução não estava muito boa.

E boa sorte na sua nova empreitada

charlesbraw

Galera,
Andei olhando alguns mocks e vi que da para encarar o inglês.
Acho atraves de algumas leituras de materiais em inglês para certificação vai ajudar.

Agora vou tentar esperar um pouco para sair um retake heheh, quando alguem ficar sabendo vamos postar no forum para galera.

Valeu.

Criado 27 de maio de 2010
Ultima resposta 28 de mai. de 2010
Respostas 8
Participantes 4