[RESOLVIDO] Fim do projeto, Testes JUnit

Após finalizado um projeto Java, depois de inúmeros testes com JUnit, como faço para que as classes de teste não sejam exportadas junto às outras classes da aplicação?
Em um primeiro momento, pensei em excluílas, assim como o arquivo junit.jar (da pasta lib), mas percebi que tal projeto pode (e deve) continuar a ser testado, debugado e/ou implementado com novas caracteristicas.

Há alguma opção que permita “escolher” os pacotes (ou classes) a serem exportados?

Mas que tipo de ferramente você usa para gerar o pacote?

[quote=romarcio]Mas que tipo de ferramente você usa para gerar o pacote?

[/quote]

Não entendi bem sua pergunta!! :?:
Para criar o arquivo JAR?! Seria esta a sua pergunta?! Bom, sendo ou não, vou reformular meu problema…

Após terminar a aplicação, clico sobre o projeto, vou em EXPORTAR e exporto como um arquivo JAR executável. Só que dentro do projeto ainda há as classes de teste.
Minha dúvida é: Como faço para que estas classes (assim como o pacote que as contém) não sejam exportadas junto às classes do aplicativo?

[quote=Flavio05][quote=romarcio]Mas que tipo de ferramente você usa para gerar o pacote?

[/quote]

Não entendi bem sua pergunta!! :?:
Para criar o arquivo JAR?! Seria esta a sua pergunta?! Bom, sendo ou não, eu reformular minha problema…

Após terminar a aplicação, clico sobre o projeto, vou em EXPORTAR e exporto como um arquivo JAR executável. Só que dentro do projeto ainda há as classes de teste.
Minha dúvida é: Como faço para que estas classes (assim como o pacote que as contém) não sejam exportadas junto às classes do aplicativo?[/quote]

Isso mesmo, o .jar ou mesmo .war se for web.

Vou dar um procurada no eclipse para ver se descubro alguma coisa, não costumo usar essa IDE.

Tenta o seguinte:

  • Clica com o botão direito do mouse em cima da pasta que contém as classes de testes (na arvore do projeto) ;
  • Vai na opção build path e seleciona a opção Exclude

Quando gerar o .jar, as classes de testes não serão adicionadas no pacote.

[quote=romarcio]Tenta o seguinte:

  • Clica com o botão direito do mouse em cima da pasta que contém as classes de testes (na arvore do projeto) ;
  • Vai na opção build path e seleciona a opção Exclude

Quando gerar o .jar, as classes de testes não serão adicionadas no pacote. [/quote]

Funcionou, porém ao fazer isso eu não consigo mais utilizar essas classes. Não quero que estas classes sejam exportadas, mas, ainda quero mantê-las dentro do projeto, para que eu possa as utilizar posteriormente, ao implementar novos recursos dentro da aplicação.

Dai faz o mesmo processo, porém ao invés de selecionar exclude, selecione include.

Crie um script para empacotar a aplicação usando Ant.
Você vai ter total controle sobre o conteúdo do jar, e ainda tem seu pacote gerado em um click.

Resolvido!! :thumbup:

[quote=gomesrod]Crie um script para empacotar a aplicação usando Ant.
Você vai ter total controle sobre o conteúdo do jar, e ainda tem seu pacote gerado em um click.[/quote]

E sobre o Ant, eu ainda estou começando em Java, e para falar a verdade não sei nada sobre o assunto!! :frowning:
Mas sei que há um manual a seu respeito no site da Apache, onde posso aprender alguma coisa.

Trabalharei nisso!!