[RESOLVIDO]Fonte de Dados ODBC e Instalador de Sistema

bem gostaria de saber o seguinte.
pra poder rodar um sistema com banco de dados access por exemplo , tem que configurar a fonte de dados ODBC pro banco de dados etc…
tem como criar um instalador que ja faça tudo isso?
existe um banco de dados que não precisa dessas configurações nas ferramentas administrativas?

exemplos por favor(de um codigo ou programa que faça a instalação completa e de um banco de dados que não precise disso(caso exista))

Agradecido.

PS. fiquei em duvida onde por esse Topico, se em Persistencia ou se aqui, então se não for aqui , me perdoe ^^.

bom, instalar o banco de dados vc vai ter que instalar. basca vc colocar o .jar no classpath do seu programa e usar.

que pena =/.

mais obridago por responder ^^

porque você não usa o mysql ao invés do access ?
eu no teu lugar usaria o mysql e para conectar nao usaria o ODBC mas sim o JDBC, assim você poderia rodar o seu sistema em qualquer sistema operacional já que o banco mysql e o jdbc funciona em qualquer SO.
Agora referente ao instalador você pode achar na internet algum programa que faça isso mas provavelmente será um programa pago.
Eu uso para gerar o instalador dos meus sistemas o ARJ, ele empacota tudo para você e gera um arquivo exe, alem de você poder colocar icones e varias outras opções legais, só que ele não ira instalar o banco para você mas compensa você dar um fuçadinha.

T+

se vc quiser um “banco” tem q instalar,mas tem o firebird q se naum me engano só colocar o arquivo num diretório e pronto…

[quote=julianolandim]porque você não usa o mysql ao invés do access ?
eu no teu lugar usaria o mysql e para conectar nao usaria o ODBC mas sim o JDBC, assim você poderia rodar o seu sistema em qualquer sistema operacional já que o banco mysql e o jdbc funciona em qualquer SO.
Agora referente ao instalador você pode achar na internet algum programa que faça isso mas provavelmente será um programa pago.
Eu uso para gerar o instalador dos meus sistemas o ARJ, ele empacota tudo para você e gera um arquivo exe, alem de você poder colocar icones e varias outras opções legais, só que ele não ira instalar o banco para você mas compensa você dar um fuçadinha.

T+[/quote]

opa juliano, eu sou um viciado no Guj, estou apenas a 3 dias aqui e já to muito viciado em responder e perguntar coisas que me veem a cabeça.
e você como sempre com respostas bem esclarecedoras. muito bom.

me tira uma duvida. supondo que eu tenha criado um sistema com MySql, está todo pronto. oque de fato no PC do CLIENTE eu teria que instalar ou configurar?.

obrigado.

Opa , vou da uma pesquisada sobre o firebird, obrigado pela resposta.

[quote=JoatanGuj][quote=julianolandim]porque você não usa o mysql ao invés do access ?
eu no teu lugar usaria o mysql e para conectar nao usaria o ODBC mas sim o JDBC, assim você poderia rodar o seu sistema em qualquer sistema operacional já que o banco mysql e o jdbc funciona em qualquer SO.
Agora referente ao instalador você pode achar na internet algum programa que faça isso mas provavelmente será um programa pago.
Eu uso para gerar o instalador dos meus sistemas o ARJ, ele empacota tudo para você e gera um arquivo exe, alem de você poder colocar icones e varias outras opções legais, só que ele não ira instalar o banco para você mas compensa você dar um fuçadinha.

T+[/quote]

opa juliano, eu sou um viciado no Guj, estou apenas a 3 dias aqui e já to muito viciado em responder e perguntar coisas que me veem a cabeça.
e você como sempre com respostas bem esclarecedoras. muito bom.

me tira uma duvida. supondo que eu tenha criado um sistema com MySql, está todo pronto. oque de fato no PC do CLIENTE eu teria que instalar ou configurar?.

obrigado.[/quote]
teria que instalar somente o JRE caso não tenha na maquina do cliente (o jre roda o sistema em java) e o mysql no servidor do cliente ou na maquina do cliente se ele não tiver um servidor.
mas foi bem lembrado eu tinha esquecido de dizer na resposta anterior, tem tambem o firebird de uma pesquisada nele.

[quote=julianolandim][quote=JoatanGuj][quote=julianolandim]porque você não usa o mysql ao invés do access ?
eu no teu lugar usaria o mysql e para conectar nao usaria o ODBC mas sim o JDBC, assim você poderia rodar o seu sistema em qualquer sistema operacional já que o banco mysql e o jdbc funciona em qualquer SO.
Agora referente ao instalador você pode achar na internet algum programa que faça isso mas provavelmente será um programa pago.
Eu uso para gerar o instalador dos meus sistemas o ARJ, ele empacota tudo para você e gera um arquivo exe, alem de você poder colocar icones e varias outras opções legais, só que ele não ira instalar o banco para você mas compensa você dar um fuçadinha.

T+[/quote]

opa juliano, eu sou um viciado no Guj, estou apenas a 3 dias aqui e já to muito viciado em responder e perguntar coisas que me veem a cabeça.
e você como sempre com respostas bem esclarecedoras. muito bom.

me tira uma duvida. supondo que eu tenha criado um sistema com MySql, está todo pronto. oque de fato no PC do CLIENTE eu teria que instalar ou configurar?.

obrigado.[/quote]
teria que instalar somente o JRE caso não tenha na maquina do cliente (o jre roda o sistema em java) e o mysql no servidor do cliente ou na maquina do cliente se ele não tiver um servidor.
mas foi bem lembrado eu tinha esquecido de dizer no e-mail anterior, tem tambem o firebird, de uma pesquisada nele.[/quote]

vou fazer isso, mais uma vez obrigado. vo por o topico como resolvido! e muito bem resolvido! rs.