Boa tarde,
Existe alguma forma de guardar o usuario logado tipo variaveis de sessão? que podem ser acessadas de qualquer parte do programa?
Boa tarde,
Existe alguma forma de guardar o usuario logado tipo variaveis de sessão? que podem ser acessadas de qualquer parte do programa?
Boa tarde,Existe alguma forma de guardar o usuario logado tipo variaveis de sessão? que podem ser acessadas de qualquer parte do programa?
Que tipo de sistema?Web?Desktop?
desktop
Uma forma é tu usar a classe System para armazenar o login e senha do usuário.
Após ele realizar o login, tu poderia fazer algo como:
System.setProperty("login", login);
System.setProperty("password", password);
E para recuperar os valores:
System.getProperty("login");
System.getProperty("password");
Já vi comentários sobre classe estática, mas não me agrada e também com arquivos, mas ai teria de pensar em criptografia e seria inadequado, acredito eu.
Quando o usuário fizer o logout, tu faz o seguinte:
System.clearProperty("login");
System.clearProperty("password");
É uma alternativa.
isso mesmo que queria, muito obrigado.
Tenho que me preocupar com alguma questão de segurança nesse sentido?
exemplo caso o malandro tenha um esquema de variáveis poderia ver os dados armazenados ou tipo isso seria gravado por default em um arquivo de texto não criptografado.
isso mesmo que queria, muito obrigado.Tenho que me preocupar com alguma questão de segurança nesse sentido?
exemplo caso o malandro tenha um esquema de variáveis poderia ver os dados armazenados ou tipo isso seria gravado por default em um arquivo de texto não criptografado.
Isso é mantido em tempo de execução e não há qualquer tipo de armazenamento em disco.
Infelizmente, desconheço alguma brexa de segurança por usar este recurso, estou muito acostumado com JEE e foi apenas uma sugestão.
Dá uma estudada e pesquisada, podem haver soluções mais adequadas.
Inclusive, acabo de achar duas (entre outras) que citam o uso de Singleton e realmente, parece uma alternativa melhor a que ofereci a você.
Leia os dois links abaixos e tire tuas conclusões.
http://www.guj.com.br/java/126007-java-desktop—como-criar-sessao
http://forum.clubedohardware.com.br/duvidaaa-cruel-java/514359?s=d932bd8d4b64b01407db93bb22dc7ef0&