alguém pode me ajudar nestas duas questões
No linux meu swapping é de 8g e minha memória ram é de 4g, é necessário ter 8g?
Porque no Windows temos que ter igual ou dobro de memória ram que temos no pc?
alguém pode me ajudar nestas duas questões
No linux meu swapping é de 8g e minha memória ram é de 4g, é necessário ter 8g?
Pelo menos na maioria dos tutoriais que eu vejo de linux por ai, sempre recomendam colocar entre a metade da sua ram e seu valor total de ram, mas o dobro, pra mim é novidade :shock:
Desconheço o porquê do uso de swapping rwindows 
Abra um tópica na vivaolinux.org que lá tem um pessoal fera de linux e acho que você obterá uma resposta mais rápida e precisa.
alguém pode me ajudar nestas duas questõesNo linux meu swapping é de 8g e minha memória ram é de 4g, é necessário ter 8g?
De maneira alguma. É interessante você deixar o sistema escolher o tamanho do swap para sua máquina. Tenho um pc com apenas 2gb de ram e o sistema sempre aloca 400mb no disco. E raramente ele é utilizado.
Obrigado pela dica
da pra usar esse espaço todo?? vai rodar quantos games? hehe
Olha, sinceramente, se você tiver bastante memória dificilmente precisará de swap para alguma coisa…
Porém uma vez me falaram que o swap pode ser necessário se ocorrer algum crash e for preciso fazer um dump da ram para o swap. Se realmente for assim o minimo de swap é ter a mesma quantidade de ram. Mas o dobro acho que tanto faz… no windows talvez seja a maneira que o swap cresça que faça com que ele de igual a ram se torne o dobro mesmo que vc precise de 1 byte a mais…
Eu acabo deixando livre o dobro da ram, pois hj em dia espaço é disco não acaba sendo mto problema, mas tbem já rodei linux sem swap e funcionou.
Isso depende muito do seu hardware e do seu uso. Por exemplo, você tem 4GB e vai usar um software que utiliza menos memória que isso, eu particularmente (no Windows) removo a paginação. Como o Windows faz paginação constante, ao remover a paginação temos um ganho de desempenho. No linux se não me engano, ele gerencia isso melhor que no Windows, mas reservar o dobro da sua memória para Swap ou não depende muito da sua aplicação… Dependendo do caso pode até reduzir o desempenho…
Por favor, ao postar tópicos, evite deixar o título inteiro com letras maiúsculas.
Nunca coloque menos que a a RAM, sim, com 4GB é dificil usar a swap enquanto uso normal do pc, mas vou dizer o problema se tiver menos swap que RAM, bota o pc/note pra hibernar, tudo que ta na RAM, como programas abertos e etc, vai pro swap, se tiver menos swap que RAM, ja viu onde vai parar né!
Isto foi o que sempre ouvi, e sigo esta regra, na verdade em minhas ultimas instalações, deixo o Ubuntu escolher por conta, e ele sempre coloca mais que minha RAM de swap.
Nunca coloque menos que a a RAM, sim, com 4GB é dificil usar a swap enquanto uso normal do pc, mas vou dizer o problema se tiver menos swap que RAM, bota o pc/note pra hibernar, tudo que ta na RAM, como programas abertos e etc, vai pro swap, se tiver menos swap que RAM, ja viu onde vai parar né!Isto foi o que sempre ouvi, e sigo esta regra, na verdade em minhas ultimas instalações, deixo o Ubuntu escolher por conta, e ele sempre coloca mais que minha RAM de swap.
O swap só vai ser usado se você tiver programas que abram arquivos gigantes ao ponto de serem maiores que a quantidade de memória que você possui, e isso inclui toda paginação feita pelo sistema. Quando você abre um arquivo de 100gb, 99% está em disco e não na ram. Digamos que desse arquivo 5% disso vá para a ram, aí sim o swap entra em ação guardando o restante dos programas ociosos em disco e aguardando pelo processador terminar o trabalho em cima desses dados.
Como a leitura feita pelo disco é muito mais lenta sua máquina vai no chão para manter o software funcionando até aquela porção não precisar mais ser processada. Eu nunca tive problemas com swaps pequenos porque sei que eles são apenas extensões da memória ram, e no caso só seriam usados se eu rodasse programas que minha máquina(ram da mesma) não comportasse. No mais o próprio kernel dá conta de gerenciar essa memória, mesmo se você não tiver disponível 10 mb de swap. O impacto disso é apenas no desempenho das aplicações(com mais swap, menor o número de trocas da ram para disco e vice versa, mas “quando necessário”).
Sobre a questão de hibernar, minha máquina sempre hibernou e nunca perdi nada. Talvez porque somente o disco, vídeo e cpu sejam desligados mas não a ram(nunca parei para pensar nisso)?
Nunca coloque menos que a a RAM, sim, com 4GB é dificil usar a swap enquanto uso normal do pc, mas vou dizer o problema se tiver menos swap que RAM, bota o pc/note pra hibernar, tudo que ta na RAM, como programas abertos e etc, vai pro swap, se tiver menos swap que RAM, ja viu onde vai parar né!Isto foi o que sempre ouvi, e sigo esta regra, na verdade em minhas ultimas instalações, deixo o Ubuntu escolher por conta, e ele sempre coloca mais que minha RAM de swap.
O swap só vai ser usado se você tiver programas que abram arquivos gigantes ao ponto de serem maiores que a quantidade de memória que você possui, e isso inclui toda paginação feita pelo sistema. Quando você abre um arquivo de 100gb, 99% está em disco e não na ram. Digamos que desse arquivo 5% disso vá para a ram, aí sim o swap entra em ação guardando o restante dos programas ociosos em disco e aguardando pelo processador terminar o trabalho em cima desses dados.
Como a leitura feita pelo disco é muito mais lenta sua máquina vai no chão para manter o software funcionando até aquela porção não precisar mais ser processada. Eu nunca tive problemas com swaps pequenos porque sei que eles são apenas extensões da memória ram, e no caso só seriam usados se eu rodasse programas que minha máquina(ram da mesma) não comportasse. No mais o próprio kernel dá conta de gerenciar essa memória, mesmo se você não tiver disponível 10 mb de swap. O impacto disso é apenas no desempenho das aplicações(com mais swap, menor o número de trocas da ram para disco e vice versa, mas “quando necessário”).Sobre a questão de hibernar, minha máquina sempre hibernou e nunca perdi nada. Talvez porque somente o disco, vídeo e cpu sejam desligados mas não a ram(nunca parei para pensar nisso)?
Quando hiberna creio que desliga tudo, quando dorme(sleep) que fica algumas coisas ligadas!
Sobre swap + hibernar veja alguns links:
Talvez voce não tenha tido problema porque não tinha muita coisa aberta(na RAM) a ponto de encher tua swap.
E vendo outros links, é obrigatorio ter swap para hibernar, mas ha um workaround de se criar um arquivo de swap ao invés de uma partição.
Como a leitura feita pelo disco é muito mais lenta sua máquina vai no chão para manter o software funcionando até aquela porção não precisar mais ser processada. Eu nunca tive problemas com swaps pequenos porque sei que eles são apenas extensões da memória ram, e no caso só seriam usados se eu rodasse programas que minha máquina(ram da mesma) não comportasse. No mais o próprio kernel dá conta de gerenciar essa memória, mesmo se você não tiver disponível 10 mb de swap. O impacto disso é apenas no desempenho das aplicações(com mais swap, menor o número de trocas da ram para disco e vice versa, mas “quando necessário”).Sobre a questão de hibernar, minha máquina sempre hibernou e nunca perdi nada. Talvez porque somente o disco, vídeo e cpu sejam desligados mas não a ram(nunca parei para pensar nisso)?
Quando hiberna creio que desliga tudo, quando dorme(sleep) que fica algumas coisas ligadas!
Sobre swap + hibernar veja alguns links:
Talvez voce não tenha tido problema porque não tinha muita coisa aberta(na RAM) a ponto de encher tua swap.
E vendo outros links, é obrigatorio ter swap para hibernar, mas ha um workaround de se criar um arquivo de swap ao invés de uma partição.
Então deve ser isso mesmo. Os processos que rodam na minha máquina são muito leves(nela não uso nada de java). As coisas mais pesadas que rodam nela são wine, inkscape e blender. E a diferença do sleep para o hibernar fazem todo sentido.