[RESOLVIDO] Gravei no campo BLOB e agora?

Prezados, boa noite !!

Aff… nunca vi nada tão simples se tornar tão complicado !!!

Bem, tenho um campo tipo BLOB e quero gravar meste campo apenas texto. Só que este texto, é do tipo aquele “extensos que ficam no corpo dos sites…e tal”.

Já gravo o texto neste campo… Mas para recuperar este campo em uma página JSP c/ JSTL não está dando certo,
Vejam:

<sql:query var="res" dataSource="${con}">
            select * from tbhome
        </sql:query>

<c:forEach var="lista" items="${res.rowsByIndex}">
                &lt;c:out value="${lista[1]}"/&gt; <br>
                &lt;c:out value="${lista[2]}"/&gt;<br> //aqui chamo o campo tipo blob
            &lt;/c:forEach&gt;

Olha o que me retorna :
[b][B@906563[/b]

Então. Como faço pra exibir o campo tipo BLOB em uma página jsp ? campo este que armazena textos OK…

Desde já agradeço…

A resposta está no modo como você gravou o texto no banco.

Tem que usar um output stream para ler o que está no banco.

Se você vai guardar apenas texto, não era melhor ter usado CLOB ou algum outro tipo de dado que suporte uma longa cadeia de caracteres?

Uhmmm sei…
cara desculpe a ignorância. Mas CLOB? vale mais um pouco sobre, se poder claro.

Agora vc sucitou uma dúvida minha.

Pesquisando por aqui e por ali, percebo que a grande utilidade de um campo BLOB, seria para armazenar dados binários, seja lá que tipo for esses dados; textos, imagens, musicas etc.

Então eu pergunto: é uma boa prática fazer o que estou fazendo ? gravar textos em um blob ? mesmo sendo este texto daqueles extensos que chegam até virar páginas ?

Desde já agradeço a atenção !!

CLOB é um tipo para guardar textos longos.

Acho que não tem nenhum problema, por um lado é muito mais seguro, levando em consideração que pelo fato de que ele não vai sofrer nenhum problema de codificação de caracteres por parte do banco de dados.

Mas acho CLOB muito mais simples de trabalhar, ele é como se fosse um campo VARCHAR, mas tem o tamanho de um BLOB.

Mas o CLOB depende do seu banco de dados, no MySQL é o tipo TEXT, que pode ser estendido usando o LONG, ai fica LONG TEXT.

Parceiro, muito obrigado.

Estou tentando desvendar o mundo java e analisando se me encaixo nele. Como todos, eu sou mais um que a cada dia fica mais apaixonado por essa linguagem. Mas vamos concordar a “bixinha” é uma linguagem complicada… rs muito segura bem verdade. mas complicada…rs

MUITO OBRIGADO. então está resolvido. CLOB e ponto final… rs

BLOB estudo mais afundo depois…