[ RESOLVIDO ] GXT vs JSF(PRIMEFACES)

Olá Pessoal,

Gostaria de contar com a opinião de vocês sobre estes assuntos:

GXT da sencha: => http://www.sencha.com/examples/#
Prime Faces (JSF) => http://www.primefaces.org/showcase/ui/dashboard.jsf

são duas alternativas que tenho para utilizar em um projeto pessoal,

Assim gostaria de ter opiniões sobre:

Vantagens x desvantagens,
experiencia de uso,
e coisas do tipo.

Agradeço a colaboração de todos.

até,
Jhonatan Morais

Então, eu já trabalhei um ano com JSF 1.2 e Richfaces. Com o primefaces brinquei com ele em casa só.

Já trabalhei com GXT na empresa que estou hoje em dia. Hoje estou trabalhando com SmartGWT em um projeto novo. Gosto de trabalhar com as duas tecnologias, mas se você precisa de algo rápido e que possui uma comunidade ativa e que o suporte para as dúvidas é instantaneo, eu iria pro JSF (puxo no saco do JSF mesmo :P).

Vou da uma resumida entre o GXT (Gwt com EXTJS e SmartGWT):

O GXT foi criado pelo russo (acho que é russo) Sanjiv Gijan. Ele criou o framework, porém hoje, ele não da mais suporte para esse framework ele migrou para o SmartGWT e da o suporte lá, inclusive no fórum do Smart volta e meia ele faz uns comentários. Porque? Se eu não me engano a licença opensource do GXT é só até a versão 2,2 ou 2,5 (não me recordo) e quando o Sanjiv Gijan abraçou a idéia era que o framework que ele criou fosse LIVRE, porém a SENCHA mudou a licença.

O cara ficou indignado, e o maluco que criou o Smart chamou ele pra trabalhar com ele e criou uma versão Open e uma Enterprise (que possui coisas bem legais), porém a versão Free não deixa nada a desejar, hoje o Smart está na 3,1 que lançou há uns dias, e o Sanjiv Gijan junto com a comunidade migraram pro SMART.

Em relação a curva de aprendizado eu acredito que o JSF é bem maior e o período de tempo é curto, justamente pela quantidade de informação que existe. O Smart tá crescendo, te aconselho a dar uma olhada no GWTP (Google Web Toolkit Plataform) onde você programa com o Desing Pattern MVP, com injeção de dependencia, tudo bem transparente, ele abstrai um monte de coisa que tu implementa na mao com o GWT nativo.

Hoje eu iria de SmartGwt, acredito que em breve vai estar no mesmo patamar que o JSF, mas posso estar errado, olha o FLEX no que q deu :wink:

Cara, ótima contribuição. uma das melhores que já recebi vlw.

mas ainda tenho alguns pontos. eu estava olhando o smartGWT tambem, mas não gostei muito da “cara” dele quando comparei com o GXT.

Outro ponto, você tem algum livro especial que vc utilizou pra pegar os primeiros passos com o smartGwt? poderia compartilhar como aprendeu sobre o smart?

eu ganhei recentemente um livro otimo sobre o Gxt, porem quando fui coolocar a mão na massa, esbarrei no problema da licença…

Cara agora eu to no Trampo, assim que tiver uma folga posto aqui.

Eu to querendo fazer um site com tutoriais de JSF e GWT, vo organizar meu tempo melhor e qm sabe futuramente podemos começar a colaborar com a comunidade, até pq documentação e tutorial em portugues é raro.

Assim GWT usa RPC para fazer chamadas assincronas e conexoes com o servidor o GWTP que é a nova plataforma google pro GWT usa ACTION HANDLERS e Request Factory (Uma abstração do RPC).

Eu dei uma lida superficial nesse livro:

Programando Google Web Toolkit, do iniciante ao Expert. Eu escaneei ele ficou bom mas não um PDF original saca?

Saquei cara, eu tbm to de olho numas video aulas sobre o Gwt, só pra entender ele melhor.

depois que vc falou eu dei uma pesquisada melhor no smartGwt e encontrei essa pagina

http://www.smartclient.com/product/competition.jsp

e ela me convenceu a trabalhar com ele.

Acredito que logo logo tbm poderei contribuir na comunidacde sobre esse assunto.

se souber de mais algo… posto aqui.

Procura no youtube por essas vídeos aulas:

Dani’s GWTP Course

esse cara acho que é um peruano, o Ingles dele não é rapido e se teu ingles é intermediario é super sussegado de entender, são 9 vídeo aula da umas 3 horas, ele usa GWTP puro e explica do zero, como configurar até fazer Handlers, Request Facotry, e tem um negócio interessante mas que infelizmente com o SmartGWT 3 ainda nao tem suporte o UIBINDER, tu programa em GWT como se fosse JSF por tags, é DEMAIS, acredito que futuramente o smart vai da suporte, tem um lib de terceiro que aceita usa UIBINDER mas tem que usar o smatgwt 2,5.