Bom dia/tarde/noite/madrugada povo!
Meu primeiro tópico aqui no guj…
Estou desenvolvendo minha primeira aplicação JSF, então já sabem né?!, se a resposta for simples, respondam com moderação! hehe
Estou utilizando JSF 2, JPA 2, Hibernate 3.5.2, Primefaces 2.2, MySQL 5.1 e Tomcat 7.
A situação é a seguinte:
Associado.java
@Id
@GeneratedValue(strategy = GenerationType.IDENTITY)
private Long id;
@Column(unique = true, nullable = false, length = 14)
private String cpf;
@Column(length = 80, nullable = false)
private String nome;
@Temporal(TemporalType.DATE)
private Calendar dataNascimento;
// getters and setters omitidos
adicionarAssociado.xhtml
<h:panelGrid columns="2">
<h:outputText value="CPF:" />
<h:inputText id="cpf" styleClass="cpf" value="#{associadoBean.associadoSelecionado.cpf}" required="true" requiredMessage="O campo CPF é obrigatório!" />
<h:outputText value="Nome:" />
<h:inputText id="nome" value="#{associadoBean.associadoSelecionado.nome}" required="true" requiredMessage="O campo Nome é obrigatório!" />
<h:outputText value="Data de nascimento:" />
<h:inputText id="dataNascimento" styleClass="data" value="#{associadoBean.associadoSelecionado.dataNascimento.time}">
<f:convertDateTime pattern="dd/MM/yyyy" timeZone="#{initParam.timezone}"/>
</h:inputText>
</h:panelGrid>
<h:commandButton action="#{associadoBean.inserirAssociado}" value="Salvar" />
Quando vou adicionar um asssociado, dá o seguinte erro:
exception
javax.servlet.ServletException: javax.el.PropertyNotFoundException: /cadastro/associado/adicionarAssociado.xhtml @20,124 value="#{associadoBean.associadoSelecionado.dataNascimento.time}": Target Unreachable, 'dataNascimento' returned null
javax.faces.webapp.FacesServlet.service(FacesServlet.java:321)
Acredito que seja devido ao fato de o atributo dataNascimento da classe Associado.java não ter sido instanciado (inicializado), pois quando coloco:
private Calendar dataNascimento = Calendar.getInstance();
O sistema insere sem problemas, porém, coloca a data atual no meu h:inputText, daí preciso apagar a data pra inserir a data de nascimento correta.
Então, como fazer para que o campo Data de nascimento do fomulário de cadastro seja exibido vazio (sem qualquer data), para que, dessa forma, na hora de inserir a data de nascimento, o usuário do sistema não precise apagar a data atual?
Obrigado!