[RESOLVIDO] Ignorar configuração de banco de dados em aplicações usando Hibernate

7 respostas
N

Ola.
Tenho uma cruel duvida estou recorrendo a este fórum pois realmente nao encontrei nada no “todo poderoso”.

Posso criar um projeto com hibernate e fazer este projeto ignorar as configuracoes do database.properties?
Eu preciso “configurar” essas propriedades em tempo de execucao, como se fosse um editar configuracoes.
Eu consigo fazer com que a aplicacao inicie sem um banco configurado, mas deve existir o SGBD + login e senha para poder iniciar,
entao, se ele nem precisa de banco pra iniciar, tem como eu fazer o hibernate ignorar totalmente a configuracao do database??? colocando informacoes incorretas e invalidas? porque o que eu realmente preciso eh configurar essas propriedades em tempo de execucao, com interface grafica da propria aplicacao, se o hibernate faz a validacao, a aplicacao nem inicia.

obrigado

7 Respostas

Hebert_Coelho

Teria como caso você utilizasse a transação de modo manual, sempre!

Aí você iria passar a configuração e abrir a conexão com banco de dados.

maior_abandonado

você pode criar o seu objeto configuration(usado para criar o session factory do hibernate) programaticamente, no momento que melhor lhe convier (procure tomar bastante cuidado para fechar direito não só suas sessões do hibernate mas também as sessionFactories).

N

ola pessoal, obrigado por responderem tao rapidamente.
Mas entao, tem alguma flag ou nova propriedade que eu possa adicionar ao hibernate.properties para eu gerir isso? uso Spring, com database.properties, hibernate.properties, e applicationContext.xml(Spring).

dentro do applicationContext.xml tem a tag: <context:property-placeholder location=“classpath*:META-INF/spring/.properties,classpath:minhaplicacao.properties” />

em seguida:

alguma ideia?

Hebert_Coelho

Pq vc simplesmente não apaga a configuração uma vez que tudo será definido em runtime?

N

porque eh uma “instalacao/alteracao” da aplicacao, onde na primeira vez que ele rodar, vai ser definido informacoes da conexao de banco e de webservices, o arquivo database.properties vai ser editado pela aplicacao conforme a configuracao e em seguida serializado (gravado dentro do projeto por cima do anterior), para quando a aplicacao for reiniciada, nao perder essa informacao.

maior_abandonado

eu acho que você não está intendendo… se você tiver o arquivo de configurações então o framework vai controlar suas sessões e vai permitir abri-las, você não vai editar esse arquivo via código, se você quer criar suas sessionFacroties e sessions você deve fazer isso programaticamente, sem arquivo de configuração.

De repente atéééé quem sabe tenha algum jeito meio exotérico de você alterar seu arquivo de configuração e fazer o framework perceber a atualização, o que eu acho improvável e vai dar bem mais trabalho.

N

“jeito exotérico” (rachei o bico auhauhe)
bom, como a configuracao do projeto em que estou trabalhando está muito atrelada a configuracoes do banco, foi decidido criar um nano-projeto pra fazer isso, senao iria ser uma quebraceira de cabeca…
obrigado a galera que ajudou ai…
abrç.

Criado 2 de janeiro de 2012
Ultima resposta 3 de jan. de 2012
Respostas 7
Participantes 3