nicocelli:
Pessoal,
Estou desenvolvendo um sistema web onde será necessário enviar e-mail padrões. A mensagem que será enviada já está previamente cadastrada no banco de dados.
Quando o usuário foi enviar o e-mail, o sistema irá buscar a mensagem e criará um login e senha para acesso no sistema.
Eu preciso enviar esse login e senha junto com a mensagem enviada.
Ai que está a minha dúvida, de que forma que irei inserir o login e a senha na mensagem.
Estava pensando em uma forma de colocar uma variável na mensagem cadastrada e substituir essa variável quando o usuário for criado…
Alguém sabe uma forma melhor ou mais prática de fazer isso?
Você pode usar uma biblioteca para isso como o Velocity que já foi falado ou o Freemarker.
Se vc quiser fazer na mão, vc faz exactamente o que falou. cria uma variável e depous usar String.replace.
Para coisas simples funciona. Mas vc precisa caracterizar a variável de uma forma que não seja possivel confundir com texto normal. Normalmente se usa o tradicional ${} ha volta da palavra chave por exemplo ${nome}.
O bom das libs é que lhe deixam manipular beans e aessar as propriedades o que reduz o trabalho e vc pode fazer ${cliente.nome}
Eu não pensaria duas vezes e usaria uma lib. Pode parecer simples, mas logo vc irá receber requisitos para coisas mais complexas como escrever coisas que são listas e i o String.replace não rola.