[RESOLVIDO]INSTALAÇÃO - Problemas com a instalação do JDK

4 respostas
Valder_Olmo_Correa

Pessoal, após inúmeros problemas com a comunicação do aplicativo Java com o banco de dados, resolvi restaurar o sistema com a configuração original de fábrica, pois assim estava funcionando normalmente.
Pois bem, restaurado o sistema, fui instalar o Java, baixei o jdl 1.6.0_16.
O sistema é o Vista Home Basic, que já vem com uma versão do jre instalado em c:/arquivos de programas/java.
Instalei o jdk, configurei as variáveis de ambiente, mas nada dele reconhecer o programa na máquina. Resolvi então desinstalar e instalar novamente. Também deletei todas as pastas do java, para garantir !
Quando fui instalar novamente uma mensagem dizendo que o java já estava instalado e se eu desejaria reinstalar. Disse que não e fui olhar o painel de conttrole novamente e lá estava o jdk !!! :shock:
Bem, verifiquei a pasta do java em arquivo de programas, mas não a encontrei. Criei então uma nova pasta java e instalei apenas o jdk, para ficar como o original de fábrica. Pedi para instalar o jdk, mas novamente a mensagem aparece perguntando-me se desejaria reinstalar, pois já estava instalado :?:
Achei estranho, pois na pasta que criei apenas vejo que o jre está instalado ! Mas pedi para reinstalar sim. O problema está aqui, aparece uma mensagem dizendo que está preparando para remover, mas daí a volta a aparecer a caixa de opção dizendo que já está instalado e perguntando-me se desejo reinstalar. Isso ocorre sempre, parece um loop infinito !

Alguém já teve esse problema e sabe como resolver ?

Grato !

4 Respostas

emmanuelrock

Amigo, pelo pouco que conheço sobre Java, para se rodar uma aplicação é necessário apenas ter o JRE instalado na máquina, o JDK apenas para o desenvolvimento. Desinstale ambos JRE e JDK, após isso informe-se sobre a versão da JRE compátivel com o sistema que você está querendo rodar na sua máquina, então baixe a versão e instale-a novamente, depois em Painel de Controle faça as configurações necessárias. Qualquer coisa crie um batch para executar o sistema.

Abraço…

rafaeldiego

Provavelmente ficou no seu SO algum vestígio da instalação anterior que está impedindo uma nova e correta instalação.

(minha opinião, ok!? ->) Recomendo que você use algum programa de desinstalação ( recomento o REVO ) e tentar remover o JDK se ele ainda for listado entre os programas.

Se não for listado, aconselho voce dar uma geral no registro. O Advanced System Care é ótimo pra isso.

Após remover por completo e limpar os registros, procure por jdk e delete as pastas e arquivos (se sobrar algum).

Outra opção é a seguinte: como o próprio vista já instala um como padrão, repare a instalação dele com o CD. Pode ser que resolva.

No mais, é reiniciar e tentar reinstalar…

danilopelegrino

Oque pode ser tbm, é que existem algumas aplicações que instalam o JRE e JDK, porem em pastas diferentes e alem disso, configuram automaticamente o caminho no CLASS PATH. ( Caso do Oracle 10g).

Oque voce pode tentar ver, é se la na variavel de ambiente (variavel path) ja não tem algum caminho indicando outra pasta do JRE.

Isso ja aconteceu comigo e só removi o caminho antigo que estava la e pronto.

abraço t+

Valder_Olmo_Correa

Minha nossa senhora !!!
Esse REVO aí arregaçou com a instalação anterior do JDK e resolveu o problema !
Bem, instalei o JDK novamente e o problema está resolvido. O Java está funiconando belezinha na máquina.
Excelente software, RafaelDiego, muito obrigado mesmo !
Danilo, valeu também pela dica, rapaz, elas sempre são úteis, pois se algum problema ocorrer agora sei os caminhos que posso seguir.

Criado 14 de agosto de 2009
Ultima resposta 14 de ago. de 2009
Respostas 4
Participantes 4