Galera, sou muito iniciante em java e tenho muitas duvidas.
Ja li o artigo aqui do guj falando sobre o CLASSPATH mas não entendi muito bem… esse classpath é o do windows ou tem ele no eclipse?
quando preciso colocar uma jar pra usar eu posso colocar ela direto no eclipse pra todos os projetos usarem ela ou tem que colocar ela especificamente no projeto?
porque preciso usar o velocity aqui no meu projeto, ja fiz o update do velocity UI pelo eclipse update mesmo, mas tenho que instala um jar pro eclipse reconhecer os comandos e as bibliotecas do velocity, então eu preciso colocar direto no projeto ou tem como colocar no eclipse para, de uma forma geral, todos os projetos que eu precisar usar velocity funcionem?
No NetBeans tem a opção de criar biblioteca, você define um nome e adiciona o JAR ou a Pasta que deseja e pronto, já pode usá-la em qualquer projeto.
Não sei se aplica ao seu caso… :?
rizzobarone
beleza, ja vi aqui que nao tem como mesmo…
valeu a todos
Rauel
CLASSPATH é no windows, vc deve configurar as variaveis de ambiente(em propriedades dos sistema) criando uma variavel JAVA_HOME e depois add ela no CLASSPATH e no PATH tbem.
e na qustão do .JAR é igual o krinha ai falou tem add na lib e pronto
rizzobarone
mais uma coisa, como identifico as JARs que preciso usar? alguns plugins vem com um monte delas, então eu teria que colocar todas na pasta lib do projeto?
Rauel
kra ai vc tem que ver qual que faz do parte velocity, que vai usar né? e outra eu não conheço muito bem o eclipse, só conhecço e uso o netbeans então vc tem que ver qual jar deve utilizar e add na biblioteca do projeto
pardim7
vc ta querendo arrumar as variaveis de ambiente do jdk para poder usar o eclipse não é?
rizzobarone
não não, isso ai eu consegui, tava com duvidas sobre essas jars ai. e tambem sobre o classpath…
como eu disse, eu li o tópico do guj falando sobre o calsspath, mas mesmo assim ficou muita coisa no ar, mas estou iniciando em java e ja to fazendo um treinamento muito puxado pras minhas capacidades agora, entao to me enrolando muito.
geralmente, quando os usuarios do guj dizem pra setar alguma coisa no classpath, qual classpath está se referindo? o da variavel de ambiente ou o do projeto do eclipse? vou reler o tópico pra ver se abstraio mais alguma informação mas alguem de uma resposta sobre essa duvida por favor.
Abraços…
rizzobarone
kkkk, minha classificação aqui no GUJ é muito real, kkkk “What is classpath?”