[RESOLVIDO] iReport e "o landscape teimoso"

Boa tarde,

Tenho um caso aqui em que eu configuro o tamanho da página do meu relatório como personalizado, e coloco a largura e a latura da minha página. Porém, a largura da minha página é MAIOR que a altura, então o iReport automaticamente entende que se trata de um formato landscape. Mesmo que eu mude pra portrait, na hora de imprimir não funciona, ele impre na folha como se estivesse deitada, igual acontece quando imprimimos algo em landscape, e com isso desencaixa totalmente dos campos que eu tenho que preencher.

Alguém sabe o que posso fazer pra fazer ele entender que apesar da largura ser maior que a altura na página, ainda quero que saia como portrait?!

Já tentei no iReport 2.0.5 e não consegui. Então disseram pra eu atualizar e coloquei a última versão (3.7.2), que alias, não gostei, e o problema persiste. Alguém tem alguma dica?

Grata,
Renata

Pessoal, acho que não consegui me expressar direito, vou dar um exemplo pra vcs entenderem.

Essa imagem é um screenshot do preview do iReport, de como deve ficar minhas etiquetas:

E essa imagem mostra como fica depois de impresso:

Como eu falei antes, já que o tamanho da largura da página é maior que a altura, ele entende que é landscape, apesar de eu ter especificado que é portrait. Então a folha sai impressa deitada… mas não pode ser assim!
É uma folhinha com picote, são 3 etiquetas uma do lado da outra.

E agora? Alguém me ajuda por favor… :cry:

Obrigada

Abra o arquivo .jrxml por um editor de texto como o notepad e troque a palavra Landscape por Portrait que quando voce abrir o arquivo ele estara em retrato, o unico problema é ter que fazer isso sempre que for modificar o tamanho do relatorio.

Olá amigo!

Obrigada por responder. Mas não funcionou… eu já tinha feito essa “arte”.

Enfim, descobri, depois de me matar aqui, que eu precisava fazer duas coisas:

1. Atualizar meu iReport, coloquei a versão 3.7.2 (como já tinha falado)
  2. Testar em outra impressora. Um amigo testou na dele e funcionou, ai pensei que pudesse ser isso e troquei de impressora, e bingo! Deu certo.

No final, está tudo ok.

Ah, mas não esqueçam de que tem que atualizar o iReport msm, pq o outro não deixa vc mudar pra Portrait qdo ele “decide” que é Landascape.

Obrigada a todos.

Renata

Ué… eu tive o mesmo problema e resolvi do modo que eu falei. =/

É que nessa versão do iReport (3.7.2) não precisa alterar direto no .jrxml, ele permite que vc altere pelo iReport msm. Entendeu?

Ah sim… vou atualizar também.

Conselho: Não atualize!

Eu tô voltando o meu, pq não é compatível e se eu quiser manter a versào mais nova, vou ter que entrar em todos meus relatórios e recompilar. Isso está fora de questão no meu caso.
Estou usando sua idéia e fazendo o código de barras no iReport mais antigo msm.

Socorro!

Como eu falei, estava tentando voltar pra versão mais antiga do iReport (e o .jar do jasper tb) pra não ter que entrar em cada relatório e recompilar. Mas não estou conseguindo!

Eu fiz a etiqueta q eu precisava na versão mais antiga do iReport (2.0.5), mas qdo imprimo, a qualidade é péssima (estou usando EAN13), as barras ficam tremidas, etc… muito ruim! E é o msm fonte que eu tava imprimindo usando o iReport (3.7.2) e tava ficando perfeito! Fora uma linha na horizontal que aparece em baixo de cada código de barras que não consigo tirar.

Estou ficando assustada, parece que terei mesmo que recompilar todos os relatórios!!!

Tem alguma sugestão?

Grata

Vish… nunca tive esses problemas, erros de impressao só aconteceram comigo por causa da impressora.

É… eu cansei de brigar com o iReport antigo. Tô recompilando tudo aqui… rs…

Qual versão vc usa? (de iReport).

3.0.0

O unico problema dessa versão é que as bordas dos campos não funcionam.

Eu tive que colocar um retangulo atras para ficar como borda.
Nessa nova já consertaram?

Juro que não sei! Não tenho nenhum caso em que eu use bordas dos campos. Vou testar aqui e te falo.

Me diga uma coisa, vc usa scriptlets com essa versão?

Pq eu usava numa boa com a versão 2.0.5 (e anteriores) e agora não tô conseguindo mais compilar meus rels que usam scriptlet com a versão 3.7.2.

Vc usa?

Grata
Renata

Não.

Aproveitando… como voce cria estilo etiquetas?

Nada especial, faço como se fosse um relatório, o desenhinho da etiqueta no iReport. Coloco os campos onde tem que sair e só.

Mas voce sabe como fazer para ter varias etiquetas por pagina?

E por acaso sabe como repetir o resultado do relatorio duas vezes?

Eu implementei uma fatura em meia folha e queria que imprimisse duas vezes. Atualmente eu mando imprimir depois tenho que colocar a folha ao contrario e imprimir denovo.