Antes de tudo agradeço a quem ler e mesmo que não tenha como ajudar (especialmente a quem passe uma solução para o meu problema…rs). Bom a minha questão é a seguinte, estou usando o ireport 3.0 (precisa ser feito nesta versão) preciso construir um relatório mais ou menos como um “mestre x detalhe”, onde eu tenha uma lista de mestres, em cada mestre eu exiba os detalhes, obviamente os detalhes de um mestre não pode aparecer dentro do outro, terei que usar como data source um xml, então montei esse xml abaixo como exemplo:
<relatorio>
<mestre>
<item_mestre>1</item_mestre>
<detalhe>
<item><valor>a</valor></item>
<item><valor>s</valor></item>
<item><valor>d</valor></item>
</detalhe>
</mestre>
<mestre>
<item_mestre>2</item_mestre>
<detalhe>
<item><valor>f</valor></item>
<item><valor>g</valor></item>
<item><valor>h</valor></item>
</detalhe>
</mestre>
<mestre>
<item_mestre>3</item_mestre>
<detalhe>
<item><valor>j</valor></item>
<item><valor>k</valor></item>
<item><valor>l</valor></item>
</detalhe>
</mestre>
</relatorio>
então vamos ao problema, eu simplesmente tentei de múltiplas formas e não consegui fazer funcionar da forma que descrevi, ou acabava por exibir todos os detalhes de todos os mestres “em cada mestre”, ou acabava não exibindo os detalhes, tentei montar um relatório como o mestre e um sub-relatório como o detalhe, tentei criar o report group e gerenciar nele mas não consegui usar isso muito bem, enfim.
eu tinha encontrado esse link: http://ireport.sourceforge.net/cap7.html que é o que eu quero, mas pelo que entendi do que estava sendo feito (não passam os jrxml do que foi feito nestes exemplos, pelo que eu entendi estão definindo os fields como a query xpath completa da tag root até a do campo, mas se fizer isso vai pegar só o primeiro valor e ficar repetindo e não pegar cada um dos valores.
basicamente os data sources que eu usaria ai seriam até a tag mestre (/relatorio/mestre) no relatorio mestre e até a tag item (/relatorio/mestre/detalhe/item) no subrelatório, que é o detalhe, colocando a tag valor no campo.
alguém ai tem como me ensinar a fazer isso?