Não sei dizer se isso é visto como má prática de programação, mas eu prefiro criar as variáveis até para deixar o código mais legível…
nel
Não vejo como uma pratica ruim de desenvolvimento. Afinal, tu vai usar duas variáveis que simplesmente serão passadas via parâmetro e mais nada?
Não tem necessidade. Pode deixar como está, tranquilamente.
fantomas
Na minha opinião isto depende da situação.
Em alguns casos onde o código exige controle de exceções se vc não utilizar uma variável poderá ocorrer de vc ter que acionar um método mais de uma vez se quiser adicionar o conteúdo na mensagem de erro, no exemplo citado poderia ser o request.getParameter(“usuario”); a vantagem da variável neste caso é a performance (deslocamento do ponteiro de execução de código), a diferença pode ser minuscula mas ela existe e se for executada milhares de vezes pode ficar saliente.
Outra situação é no momento de utilizar o debug, avaliar um conteúdo através de uma variável é mais simples do que uma execução de método.
A clareza do código já foi citada e eu concordo com isto.
Logo eu tento utilizar o bom senso para tentar fazer o melhor possível.
No exemplo citado seria melhor analisar o método completo para perceber em que situação a linha de código é inserida.
flws
M
Mitidiero
má prática acho que não é nunca, mas vc estaria tendo trabalho a toa se fosse reutilizar esse request.getParameter(“usuario”);
marcoslogan
Eu também não sei. Mas eu prefiro passar variáveis.
Ex:
publicFuncionariologar(Stringlogin,Stringsenha);//echamariaassim.
newConectar().logar(funcionario.getLogin(),funcionario.getSenha());//Eu usaria o objeto Funcionario pegando os get do login e da senha. Ao invés da outra proposta.
S
Sem_Nome
Obrigado pelas respostas.
Mais uma pergunta (esqueci de colocar no primeiro post):
Eu tenho várias classes que eu apenas utilizo para coloca-las em ArrayList. A maioria delas tem apenas 2 atributos. Vocês acham certo eu criar uma classe para cada coisa ou criar uma classe generica?
S
Sem_Nome
Alguem sabe responder a minha ultima pergunta?
ViniGodoy
Sem_Nome:
Eu tenho várias classes que eu apenas utilizo para coloca-las em ArrayList. A maioria delas tem apenas 2 atributos. Vocês acham certo eu criar uma classe para cada coisa ou criar uma classe generica?
Que tipo de classes?
S
Sem_Nome
ViniGodoy:
Sem_Nome:
Que tipo de classes?
Por exemplo, eu tenho uma classe chamada “Cargo”. Eu a uso para preencher listas, ela tem 2 atributos: a Id e a Descrição. Os valores dos vêm do banco de dados. Eu tenho uma outra classe chamada “Tratamento”. Ela também tem 2 atributos chamados Id e Descrição.
Eu utilizo essas 2 classes (e muitas outras bem semelhantes) para gerar os combo box nas minhas paginas .jsp.
Você acha errado eu trabalhar dessa forma?
ViniGodoy
Não. A tendência é que essas classes cresçam, e diferenciem-se.
Mesmo que não cresçam, é bom garantir que um método que deveria receber um Cargo não receba por acidente um Tratamento.
S
Sem_Nome
ViniGodoy:
Não. A tendência é que essas classes cresçam, e diferenciem-se.
Mesmo que não cresçam, é bom garantir que um método que deveria receber um Cargo não receba por acidente um Tratamento.