RESOLVIDO: JAR e localização do Jasper File

4 respostas
J

Salve Pessoal,

Estou com um problema em uma aplicação Swing onde uso o Jasper para a geração dos relatórios PDF. No NetBeans tudo funciona perfeitamente, mas quando gero o Jar e tento executá-lo, a aplicação não encontra o arquivo jasper para a geração do relatório. Alguém já enfrentou este problema? O diretório com os arquivos do jasper está na raiz dos pacotes da aplicação. Alguma sugestão?

Obrigado,

celso

4 Respostas

J

Salve pessoal,

Depois de uma ajuda do pessoal do Portal Java e de consultar http://forum.java.sun.com/thread.jspa?threadID=572955&start=0 e tentando um monte de coisa, pra funcionar ficou assim:

String relatorio = "/br/com/santacasa/relatorios/FichaAtendimento.jasper";
       try {
          log.info("Entrou no try");
          // Janela pata visualização do PDF
          JDialog viewer = new JDialog(new javax.swing.JFrame(),
             "Visualização do Relatório", true);
          viewer.setSize(800,600);
          viewer.setLocationRelativeTo(null);

// AtendimentoPS é o nome da classe
          InputStream isJasper = AtendimentoPS.class.getResourceAsStream(relatorio);
          JasperReport relatoriosJasper = (JasperReport) JRLoader.loadObject( isJasper );

JasperPrint jasperPrint = JasperFillManager.
             fillReport(relatoriosJasper, parameters,  new JREmptyDataSource());
          JasperViewer jrViewer = new JasperViewer(jasperPrint, true);
          viewer.getContentPane().add(jrViewer.getContentPane());
          viewer.setVisible(true);
       } catch (JRException jre) {
          log.error(jre.getMessage());
       } catch (Exception ex) {
          log.error(ex.getMessage());
       }

Abraços,

celso

ricardo13

ola cara,

eu tb passei pelo msm problema…os frames que chamavam os relatórios em um pacote e os próprios relatórios em outro.

eu fiz a msm coisa q vc.

eu naum sei c vc curti, mas tem um botão bean do jasperReport p/ o netbeans que vc coloca no Frame como c fosse um JButton e vc configura tudo na suas propriedades. Ex: configurações de banco de dados, qual .jasper esse botão irá chamar, o nome da variavel de parametro.

eu uso ele, até pelo fato de no inicio sacrificar p/ aprender a API do Jasper Report.

Espero ter ajudado em alguma coisa.

Ricardo

J

Olá Ricardo,

Obrigado. Por favor, como eu faço pra obter e instalar o botão?

celso

ricardo13

olá Celso,

ele é um módulo do NetBeans, então vamus fazer o procedimento passo - a passo:

1- Vá no site do NetBeans (www.netbeans.org) e na aba plugins digite na busca o nome “JasperReportViewer”…ele está entre os tops do plugins caso não queira procura-lo

2- baixe esse módulo.

3- Depois de baixado abra seu netbeans e na barra de titulos tem “TOOLS” ou “FERRAMENTAS”…clique nessa opção…embaixo tem “UPDATE CENTER”…clique nessa opção.

4- Existe 2 combobox…um p/ baixar de algum servidor ou a opção de instalar manualmente…selecione manualmente.

5- na próxima janela você localliza o módulo que você baixou…ele tem a extennsão “.nbm”

6- Restarte seu Netbeans e aparecerá no Pallete Swing a opção JasperReportViewer

Espero ter ajudado. Qualquer Dúvida é só postar

Ricardo

Criado 19 de novembro de 2007
Ultima resposta 21 de nov. de 2007
Respostas 4
Participantes 2