Estou com um problema em uma aplicação Swing onde uso o Jasper para a geração dos relatórios PDF. No NetBeans tudo funciona perfeitamente, mas quando gero o Jar e tento executá-lo, a aplicação não encontra o arquivo jasper para a geração do relatório. Alguém já enfrentou este problema? O diretório com os arquivos do jasper está na raiz dos pacotes da aplicação. Alguma sugestão?
Stringrelatorio="/br/com/santacasa/relatorios/FichaAtendimento.jasper";try{log.info("Entrou no try");// Janela pata visualização do PDFJDialogviewer=newJDialog(newjavax.swing.JFrame(),"Visualização do Relatório",true);viewer.setSize(800,600);viewer.setLocationRelativeTo(null);// AtendimentoPS é o nome da classeInputStreamisJasper=AtendimentoPS.class.getResourceAsStream(relatorio);JasperReportrelatoriosJasper=(JasperReport)JRLoader.loadObject(isJasper);JasperPrintjasperPrint=JasperFillManager.fillReport(relatoriosJasper,parameters,newJREmptyDataSource());JasperViewerjrViewer=newJasperViewer(jasperPrint,true);viewer.getContentPane().add(jrViewer.getContentPane());viewer.setVisible(true);}catch(JRExceptionjre){log.error(jre.getMessage());}catch(Exceptionex){log.error(ex.getMessage());}
Abraços,
celso
ricardo13
ola cara,
eu tb passei pelo msm problema…os frames que chamavam os relatórios em um pacote e os próprios relatórios em outro.
eu fiz a msm coisa q vc.
eu naum sei c vc curti, mas tem um botão bean do jasperReport p/ o netbeans que vc coloca no Frame como c fosse um JButton e vc configura tudo na suas propriedades. Ex: configurações de banco de dados, qual .jasper esse botão irá chamar, o nome da variavel de parametro.
eu uso ele, até pelo fato de no inicio sacrificar p/ aprender a API do Jasper Report.
Espero ter ajudado em alguma coisa.
Ricardo
J
jcfreire
Olá Ricardo,
Obrigado. Por favor, como eu faço pra obter e instalar o botão?
celso
ricardo13
olá Celso,
ele é um módulo do NetBeans, então vamus fazer o procedimento passo - a passo:
1- Vá no site do NetBeans (www.netbeans.org) e na aba plugins digite na busca o nome “JasperReportViewer”…ele está entre os tops do plugins caso não queira procura-lo
2- baixe esse módulo.
3- Depois de baixado abra seu netbeans e na barra de titulos tem “TOOLS” ou “FERRAMENTAS”…clique nessa opção…embaixo tem “UPDATE CENTER”…clique nessa opção.
4- Existe 2 combobox…um p/ baixar de algum servidor ou a opção de instalar manualmente…selecione manualmente.
5- na próxima janela você localliza o módulo que você baixou…ele tem a extennsão “.nbm”
6- Restarte seu Netbeans e aparecerá no Pallete Swing a opção JasperReportViewer