[RESOLVIDO]JasperPrint retorna erro NullPointException ao tentar gerar relatório

Olá, estou desenvolvendo uma classe sem Java para visualizar um relatório desenvolvido no iReport. Até duas semanas atras a classe gerava o relatório perfeitamente, mas sem mais nem menos apresenta o erro java.lang.NullPointerException.

A seguir está o código fonte.

[code]InputStream relatorio = getClass().getResourceAsStream("/relatorios/jasper/JKListaCadastros.jasper");

Conexao conexao = new Conexao();
Connection con = conexao.getConexao( KawSession.getUsuario().trim(),KawSession.getSenha(),“bd”);

Map parametros = new HashMap();
parametros.put(“CLIENTE”, cliente.getText());

// acusa erro nessa linha
JasperPrint impressao = JasperFillManager.fillReport(relatorio,parametros,con);[/code]

Aparentemente, pelos testes que fiz nenhum dos parametros do JasperPrint está null.
Não entendo porque parou de funcionar, sendo que nada foi alterado, simplismente ele não gera mais.

Obrigada.

Por favor poste os códigos com a tag CODE.

Assim.

InputStream relatorio = getClass().getResourceAsStream("/relatorios/jasper/JKListaCadastros.jasper"); 

Editei o post acima.

Um dos elementos deve estar null,

NullPointer só tem um significado ;D

Ai que está o problema. Com testes nada está null, mas na execução apresenta algo null.
O mais estranho é que sem nenhuma alteração ele parou de funcionar. Os .jasper estão na pasta certa. Tudo está como antes.
Mas definitivamente ele não quer funcionar.
E todos os tópicos que eu pesquisei com maneiras alternativas resultaram no mesmo erro null.

debuga as informações. ALGO esta NULL

Vou tentar, mas o problema provavelmente não está nessa classe, pois tenho mais de 20 relatórios diferentes em classes distintas e todos pararam de funcionar ao mesmo tempo.
Mas obrigada mesmo assim.

como, em teoria, nada foi alterado… a propabilidade do relatorio estar fazendo alguma “operação” com um dado que está null eh grande, verifique se o realtori faz algum calculo ou qualquer outra rotina que manipule o registro impresso.

Realmente, algum atributo pode estar NULL

Fiz um Debug e NADA está null.
O erro está vindo do além.
Vou ver o que posso fazer aqui. Mas obrigada mesmo assim.

não foi mechido nada nos relatorios? alterado versao do iReport? re-compilado em outra versão

Pior que não. Simplismente as pessoas que utilizam o sistema relataram reclamações de que os relatórios não estavam funcionando.
Foi simplismente do além. Estou intrigada com isso.
Há alguma chance do InputStream ou o JasperPrint estar com algum bug, ou algo do tipo?
É a unica coisa que consigo pensar no momento.

Olha sinceramente nao tem como as coisas parar de funcionar do NADA, algo ta acontecendo…

Vou continuar tentando, alguma hora terei que encontrar um caminho alternativo para resolver esse problema.
Obrigada pela ajuda.

Ja pegou a base de dados do cliente, e rodou a sintaxe SQL que esta sendo enviada para o relatorio, com a base de dados do cliente? pra ver se alguma das informações nao esta null?

Então, rodei o relatório pelo iReport mesmo, utilizando o mesmo banco de dados que utilizo conectado a classe Java.
E dentro do iReport ele gera o relatório sem nenhum problema.

Tenta fazer oque eu comentei…

Pega o SQL e roda no seu gerenciador de banco de dados e posta os resultados aqui pra eu analisar

O SQL retornou os dados corretos.

Seguinte,

O erro que está sendo apresentado para você é mais ou menos esse?

java.lang.NullPointerException at net.sf.jasperreports.engine.JRPropertiesMap.readObject(JRPropertiesMap.java:185)

Se for, o seu erro é de conflito de versões de ireport/jasper.
Verifique se você não tem nenhuma versão antiga(lib) do JasperReport no seu classpath.
Já tive um problema desse tipo e o meu problema foi resolvido tirando as versões antigas do servidor.

Sim, era esse erro mesmo, deveria ter postado o erro inteiro para você poder ver.
Realmente o problema era conflito, pois utilizamos Nf-e aqui, e por algum motivo o jasper estava com uma versão incompativel.
Muito obrigada pela ajuda.