Havia criado um tópico há algum tempo sobre a idade para aprender a programar e as dicas foram muito motivadoras, agradeço a todos… Mas recentemente me deparei com um curso gratuito de Java da Univerdidade XTi que dizem ser o melhor curso de Java já visto, não perdi tempo e baixei todas as 116 vídeo aulas.
Minha dúvida é a seguinte: no curso o instrutor Ricardo Lopes diz que não é necessário nenhum conhecimento prévio em programação nem mesmo lógica, tudo é ensinado nesse curso desde a lógica até a orientação a objetos, daí pergunto é mesmo possível aprender Java como primeira linguagem de programação?
Segue o link do curso gratuito, dá até para fazer um cadastro gratuito no site da universidade e fazer as provas de cada assunto abordado:
Bom dia, sobre este assunto… pelo menos no meu caso eu aprendi trabalhando, com ajuda das apostilas Deitel e da Caelum…
no caso da Deitel eu fiz ate capítulo 6 ou 7, e da Caelum Fiz toda a FJ 28, e até o capítulo 10 da FJ 11.
Aprendi Java primeiro, e depois na faculdade fiz cadeiras de C, C++ E Lógica sem nenhuma dificuldade pela experiência que já tinha.
E até achei a melhor linguagem para começar, principalmente por causa da IDE do Eclipse, que facilita muito a sintaxe para quem está começando, e é muito fácil de entender os erros!
Tive muita ajuda também do rapaz para quem eu trabalhava, que aliás é usuário aqui do fórum a muito tempo. Fica ai um abraço pro Rafael Viana.
Isso depende mais do instrutor/professor do que do aluno.
Acredito ser perfeitamente possível qualquer pessoa que nunca estudou lógica de programação na vida aprender a programar com Java se o instrutor/professor for bom.
Mas, estudando lógica de programação antes, o aluno diminuirá consideravelmente os “porquês?”
[quote=tondatto]Isso depende mais do instrutor/professor do que do aluno.
Acredito ser perfeitamente possível qualquer pessoa que nunca estudou lógica de programação na vida aprender a programar com Java se o instrutor/professor for bom.
Mas, estudando lógica de programação antes, o aluno diminuirá consideravelmente os “porquês?”[/quote]
Obrigado aos comentários serve de incentivo, eu estou estudando lógica de programação pois tenho o curso de Algoritmo e Lógica de Programação do Profº Neri onde ele implementa cada exemplo de algoritmo na linguagem Java, vou ver as mais de 900 vídeo aulas do curso e também me inscrevi no Curso de Lógica da Softblue: [color=blue]www.softblue.com.br[/color] que por sinal é gratuito, depois disso vou partir para estudar a linguagem Java.
Mas o curso que me referi da Universidade XTI o professor é bem didático, acho que contribui mesmo.
[quote=lele_vader]Lógica independe de linguagem.
Se você conseguir entender bem os conceitos de OO e lógica, então poderá programar em qualquer linguagem.
Boa sorte.
[/quote]
Obrigado,
Para mim a parte de Lógica não é tão difícil assim, o pior mesmo é parte de O.O aí o bicho pega.
Claro que é tem imbecil que fala que primeiro voce deve aprender C/C++ depois java , isso nao passa de blablabla .
Até porque se voce aprende java automaticamente ja esta aprendendo C++ pois o java nao passa de uma copia do C++ , tirando a parte mais complexa que é ponteiro e sobrecarga de operador o resto é tudo a mesma coisa
[quote=andre30geek][quote=tondatto]Isso depende mais do instrutor/professor do que do aluno.
Mas, estudando lógica de programação antes, o aluno diminuirá consideravelmente os “porquês?”[/quote]
Obrigado aos comentários serve de incentivo, eu estou estudando lógica de programação pois tenho o curso de Algoritmo e Lógica de Programação do Profº Neri onde ele implementa cada exemplo de algoritmo na linguagem Java, vou ver as mais de 900 vídeo aulas do curso e também me inscrevi no Curso de Lógica da Softblue: [color=blue]www.softblue.com.br[/color] que por sinal é gratuito, depois disso vou partir para estudar a linguagem Java.
Mas o curso que me referi da Universidade XTI o professor é bem didático, acho que contribui mesmo.[/quote]
Eu fiz o logica pela softblue e estudo java por lá…
O instrutor Carlos Tosin, faz um ótimo trabalho o nível didático da softblue é muito bom mesmo.
Estou concluindo o fundamentos de Java e já estou bem ansioso para fazer o avançado…
[quote=Ziru]Eu fiz o logica pela softblue e estudo java por lá…
O instrutor Carlos Tosin, faz um ótimo trabalho o nível didático da softblue é muito bom mesmo.
Estou concluindo o fundamentos de Java e já estou bem ansioso para fazer o avançado…[/quote]