[RESOLVIDO] Java como primeira linguagem - é possível?

Bom dia pessoal.

Havia criado um tópico há algum tempo sobre a idade para aprender a programar e as dicas foram muito motivadoras, agradeço a todos… Mas recentemente me deparei com um curso gratuito de Java da Univerdidade XTi que dizem ser o melhor curso de Java já visto, não perdi tempo e baixei todas as 116 vídeo aulas.

Minha dúvida é a seguinte: no curso o instrutor Ricardo Lopes diz que não é necessário nenhum conhecimento prévio em programação nem mesmo lógica, tudo é ensinado nesse curso desde a lógica até a orientação a objetos, daí pergunto é mesmo possível aprender Java como primeira linguagem de programação?

Segue o link do curso gratuito, dá até para fazer um cadastro gratuito no site da universidade e fazer as provas de cada assunto abordado:

http://www.youtube.com/playlist?list...5&feature=plcp

Bom dia, sobre este assunto… pelo menos no meu caso eu aprendi trabalhando, com ajuda das apostilas Deitel e da Caelum…
no caso da Deitel eu fiz ate capítulo 6 ou 7, e da Caelum Fiz toda a FJ 28, e até o capítulo 10 da FJ 11.

Aprendi Java primeiro, e depois na faculdade fiz cadeiras de C, C++ E Lógica sem nenhuma dificuldade pela experiência que já tinha.
E até achei a melhor linguagem para começar, principalmente por causa da IDE do Eclipse, que facilita muito a sintaxe para quem está começando, e é muito fácil de entender os erros!

Tive muita ajuda também do rapaz para quem eu trabalhava, que aliás é usuário aqui do fórum a muito tempo. Fica ai um abraço pro Rafael Viana.

Isso depende mais do instrutor/professor do que do aluno.

Acredito ser perfeitamente possível qualquer pessoa que nunca estudou lógica de programação na vida aprender a programar com Java se o instrutor/professor for bom.

Mas, estudando lógica de programação antes, o aluno diminuirá consideravelmente os “porquês?”

claro que sim.
java ou qualquer outra linguagem que voce goste.

uma dica: use o bluej (sem netbeans) para simular orientação ao objetos quando chegar nesse tópico, vai te abrir a cabeça mais rápido.

[quote=tondatto]Isso depende mais do instrutor/professor do que do aluno.

Acredito ser perfeitamente possível qualquer pessoa que nunca estudou lógica de programação na vida aprender a programar com Java se o instrutor/professor for bom.

Mas, estudando lógica de programação antes, o aluno diminuirá consideravelmente os “porquês?”[/quote]

Obrigado aos comentários serve de incentivo, eu estou estudando lógica de programação pois tenho o curso de Algoritmo e Lógica de Programação do Profº Neri onde ele implementa cada exemplo de algoritmo na linguagem Java, vou ver as mais de 900 vídeo aulas do curso e também me inscrevi no Curso de Lógica da Softblue: [color=blue]www.softblue.com.br[/color] que por sinal é gratuito, depois disso vou partir para estudar a linguagem Java.

Mas o curso que me referi da Universidade XTI o professor é bem didático, acho que contribui mesmo.

Lógica independe de linguagem.
Se você conseguir entender bem os conceitos de OO e lógica, então poderá programar em qualquer linguagem.
Boa sorte.

[quote=lele_vader]Lógica independe de linguagem.
Se você conseguir entender bem os conceitos de OO e lógica, então poderá programar em qualquer linguagem.
Boa sorte.
[/quote]

Obrigado,

Para mim a parte de Lógica não é tão difícil assim, o pior mesmo é parte de O.O aí o bicho pega.

OO quando entender será a parte mais divertida ( pelo menos no meu caso, até agora) e que vai lhe poupar muitas linhas de códigos “duplicados”

Achei que você já tinha se convencido: http://www.hardware.com.br/comunidade/java-linguagem/1255368/ :smiley:

Abraço.

recomendo você a aprender todos os algoritmos populares primeiro…

esqueça interface, esqueça web, esqueça BD, esqueça Arquivos ou outras funções, Foque em Algoritmos!

Arrays, Matrizes,Lista,Pilha,Lista Encadeada, Lista Duplamente Encadeada, Recursao, Estrutura Arvores, BubbleSort, SelectionSort,(algum outro Sort), Grafos, Dijkstra.

pule direto para Lista Encadeada…e siga em frente, quando rolar alguma dúvida sobre Arrays ou Matrizes você pesquisa sobre elas.

tudo isso que falei é ensinado em Faculdade, e é o minimo pra conseguir juntar uma boa lógica de programação para começar bem no OO.

[quote=TerraSkilll]Achei que você já tinha se convencido: http://www.hardware.com.br/comunidade/java-linguagem/1255368/ :smiley:

Abraço.[/quote]

Com certeza!

Como esse é o maior fórum brasileiro de Java criei o mesmo tópico aqui também.

Sim é possivel :slight_smile: aprendi logica de programação e OO treinando em Java e desde então usei essa linguagem. Depois fui aprender outras linguagens

eu tbem aprendi OO em Java…
Mas ja sabia programar … (em C a mto mto mto tempo atras)…

mas nao tive dificuldades…
bom… cai de cabeça q tudo da certo

Claro que é tem imbecil que fala que primeiro voce deve aprender C/C++ depois java , isso nao passa de blablabla .

Até porque se voce aprende java automaticamente ja esta aprendendo C++ pois o java nao passa de uma copia do C++ , tirando a parte mais complexa que é ponteiro e sobrecarga de operador o resto é tudo a mesma coisa

[quote=andre30geek][quote=tondatto]Isso depende mais do instrutor/professor do que do aluno.

Mas, estudando lógica de programação antes, o aluno diminuirá consideravelmente os “porquês?”[/quote]

Obrigado aos comentários serve de incentivo, eu estou estudando lógica de programação pois tenho o curso de Algoritmo e Lógica de Programação do Profº Neri onde ele implementa cada exemplo de algoritmo na linguagem Java, vou ver as mais de 900 vídeo aulas do curso e também me inscrevi no Curso de Lógica da Softblue: [color=blue]www.softblue.com.br[/color] que por sinal é gratuito, depois disso vou partir para estudar a linguagem Java.

Mas o curso que me referi da Universidade XTI o professor é bem didático, acho que contribui mesmo.[/quote]
Eu fiz o logica pela softblue e estudo java por lá…
O instrutor Carlos Tosin, faz um ótimo trabalho o nível didático da softblue é muito bom mesmo.
Estou concluindo o fundamentos de Java e já estou bem ansioso para fazer o avançado…

[quote=Ziru]Eu fiz o logica pela softblue e estudo java por lá…
O instrutor Carlos Tosin, faz um ótimo trabalho o nível didático da softblue é muito bom mesmo.
Estou concluindo o fundamentos de Java e já estou bem ansioso para fazer o avançado…[/quote]

Esse instrutor foi meu aluno. :smiley:

Então estou no caminho certo.