[Resolvido] JAVAC não é reconhecido como comando interno ou externo; java 1.4.2_19 32 bits com windows 7 64 bits

Prezados,

Eu estou lidando com um sistema legado cujas tecnologias são: java 1.4.2_19 e jboss 3.2.3.

O meu windows 7 é de 64 bits, mas quando fui instalar o java 4 64 bits, obtive como resposta que o mesmo era incompativel com meu processador, então eu instalei o java 4 de 32 bits com sucesso.

Atualmente, as variaveis de ambiente estão devidamente configuradas mas o comando javac retorna a seguinte mensagem: ‘javac’ não é reconhecido como um comando interno ou externo. Observação: o java -version funciona, embora o javac não funcione.

Alguem poderia me ajudar com isso?

Você instalou o JRE o javac faz parte do JDK.

É porque você não atribuiu o path na variáveis de ambiente:
C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_152\bin

Olá, você realizou a instalação do JDK? Se sim, verifique se setou corretamente as variáveis de ambiente:

JAVA_HOME

C:\Arquivos de programas\Java\jdk[versãodoseujdk]\bin

Em váriaveis do sistema:

CLASSPATH

;%JAVA_HOME%\lib;%JAVA_HOME%\lib\tools.jar;%JAVA_HOME%\lib\dt.jar;%JAVA_HOME%\lib\htmlconverter.jar;%JAVA_HOME%\jre\lib;%JAVA_HOME%\jre\lib\rt.jar;

Edite a variável do sistema PATH e adicione:

;%JAVA_HOME%\bin

Agora você pode executar o compilador Java sem problemas :slight_smile:

JAVA_HOME deve apontar pra raíz do JDK e não pra pasta bin.

Não é legal setar uma variável de ambiente CLASSPATH, cada aplicação deveria ter seu próprio classpath informado em tempo de execução.

Prezados, quando eu executei no windows 32 bits, funcionou perfeitamente.

Vídeo com a solução para o problema

2 curtidas

Funcionou para mim

variáveis de sistema
JAVA_HOME
C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_28

CLASSPATH
%JAVA_HOME%\lib;%JAVA_HOME%\lib\tools.jar;%JAVA_HOME%\lib\dt.jar;

editei a variável de usuário porque já tinha!
Path
;%JAVA_HOME%\bin

A variável de ambiente CLASSPATH é desnecessária desde o Java 1.2.
O classpath é pra ser setado por aplicação.
:wink:

1 curtida