[RESOLVIDO] JavaScript - Organização do código

Boa tarde pessoal,

Sou iniciante em desenvolvimento web. Li em vários lugares que o código JavaScript e o CSS devem ficar cada um em um arquivo só (tipo um arquivo para css e outro para js) para ficar mais rápido o carregamento. Só que se for deixar o código todo em um único arquivo fica complicado de lidar com o código, pois fica gigante, além de ter arquivos separados para utilizar o JQuery e seus plugins. Então gostaria de pedir uma dica de vocês que já estão acostumados a trabalhar com web como que eu poderia organizar o código, se tem alguma maneira de por exemplo na hora de juntar os arquivos na hora compilar, qualquer dica.

Inté…

Se tratando de boa prática realmente é melhor vc colocar o css dentro do arquivo.css e o javascript dentro do arquivo.js. Depois é só importá-los para o jsp necessário.

Boa noite lincolnti,

Primeiro obrigado pela resposta, então já tá confirmado que um arquivo é melhor. Mas e você quando tá desenvolvendo, você cria tudo em um único arquivo ou faz em vários e depois junta tudo, como que faz, só para eu ter alguma idéia.

Inté…

Eu crio arquivos separados, sempre. Quando vou criar o layout eu importo tudo para o jsp. Exemplo:

Importando arquivo javascript:

Importando arquivo CSS:

Geralmente é bom manter o cabeçaalho da página e o rodapé separados em outro jsp. Assim facilita a manutenção, pois imagina vc tendo um cabeçalho e rodapé em 150 telas. Quando precisar alterar um background que seja, basta alterar apenas um arquivo e a alteração passa a valer para as 150 telas que faz include da mesma.

Importando jsp para jsp:

<%@include file="../../include/cabecalho.jsp"%> <%@include file="../../include/rodape.jsp"%>

Valeu amigo,

Era bem isso que eu queria saber. Principalmente a dica de separar o cabeçalho e o rodapé da página. Essa dica vale ouro!!!

Inté…