[quote=tucano]o jquery (entre outros) tem uma série ferramentas prontas sim e muito úteis por sinal…
o bom dele é a ampla compatibilidade entre os navegadores, é uma mão na roda!
diferente dos comandos adicionais próprios dos navegadores, estes deixam sistemas duros e com uma certa chance de dar dor de cabeça com a atualização de algum navegador… (não digo que vai dar, mas é mais propício)
[/quote]
Mas o que o jquery faz é justamente encapsular as diferenças entre browsers para você… Ele cria uma interface comum que pode utilizar extensões de navegadores para alcançar aquele resultado.
Aliás, mesmo sem usar jquery, é a mesma filosofia que utilizaria em seu javascript: encapsular as extensões em funções únicas.
Ao mudar alguma coisa em browser você alteraria em apenas um lugar.
[quote=tucano]
AbelBueno, fiquei curioso agora cara…
… qual evento você usa pra fazer o submit com o enter?[/quote]
Num formulário que tenha um input submit, se der Enter em qualquer input text, ele efetua submit. Puro html mesmo.
É por isso que eu não utilizo o onchange…
[quote=tucano]
não digo que não funcione aqueles comandos, mas são mais propicios de darem dor de cabeça, devido eles serem específicos dos navegadores…
… é falha do analista endurecer um sistema web a uso restrito de navegadores, havendo uma vasta possibilidades de uso…[/quote]
A falha não estar em usar…mas sim em COMO usar…
Ao utilizar jquery por exemplo, você está apenas deixando este problema para outra pessoa se preocupar.
Se for utilizar javascript puro, você pode simplesmente encapsular o que muda em funções específicas…
Se surgir problemas com novos navegadores, terá uma manuntenção mínima
Uma outra questão importante ,na minha opinião, é que javascript não faz realmente validação de dados, é só conforto para o usuário.
Se colocar validações no onblur, o usuário só saberá que tem algo errado quando mudar de campo.
Ou seja, ele sempre precisará voltar para um campo que já tinha terminado de preencher para se corrigir.
Do ponto de vista usabilidade, acho muito mais válido o feedback ser instantâneo.